diario de viagemdicas de viagemhavaíhavaiviagens

Roteiro pronto para Honolulu (Havaí) – Dicas do que fazer no Havaí e Oahu

26 set, 2019 / por / 0 comentários

Acho que nem preciso explicar todo o meu amor pelo Havaí, né? Tive o prazer de ir pela primeira vez em 2014 e desde então já foram 5 visitas ao estado americano mais diferente (são 8 ilhas principais que formam o estado como um todo: Oahu, Maui, Big Island, Kauai, Lanai, Molokai, sendo  as duas últimas Niihau e Kahoolawe, ilhas onde não é permitido acesso) e que parece um país a parte! Já fiz todo tipo de viagem e passeios e sei que muita gente tem curiosidade sobre como funciona, quanto tempo ficar, quanto custa, etc, etc… Então no post de hoje eu venho compartilhar algumas dicas mas não se esqueça que lá no canal eu vloguei todas as minhas viagens. Para acompanhar, basta clicar AQUI!

Para mais dicas do Havaí e da minha vida aqui em Nova York, meu instagram é @marthasachser, nosso grupo no Facebook é este AQUI! E não deixe de se inscrever no meu canal no YouTube  AQUI!  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SEU GUIA COMPLETO COM ROTEIRO PARA OAHU/HONOLULU!

Sim, depois de um longo período desenvolvendo, finalmente está pronto meu guia de viagem para Oahu, cheio de Aloha pra vocês! Neste guia de viagem dedicado a Oahu compartilho tudo para tornar sua viagem mais especial e completa além de roteiro pronto para Oahu (Honolulu) e muitas fotos para ilustrar os lugares que irão ver por lá! Para comprar o guia impresso pelo Amazon em formato colorido clique AQUI! E para preto e branco, clique AQUI!

 

 

 

Visto

O Havaí é um estado americano, portanto é o mesmo visto para os Estados Unidos e é considerado obviamente vôo doméstico, você não passa pela imigração internacional!

 

Idioma

O Havaí tem duas línguas oficiais, o inglês e o havaiano. Então por onde você for todo mundo estará se comunicando em inglês mas é comum você ser recebido em lojas e restaurantes com Aloha (hello!) e Mahalo (obrigado!). Espanhol não foi algo que ouvi com frequência por lá mas algumas pessoas falam e as que trabalham com turismo sempre são muito solícitas e acredito que farão o possível para ajudar caso você não fale inglês. O Havaí recebe também muitos turistas japoneses então é bem comum encontrar menus de restaurantes neste idioma e pessoas que falam japonês.

 

Ensaio fotográfico no Havaí

Se estiver indo para Oahu, a melhor maneira (e a mais barata) para reservar seu ensaio é direto pelo site do Fotos na Mala (www.fotosnamala.com). Por lá você encontra fotógrafos brasileiros em mais de 100 destinos pelo mundo e o site oferece os melhores preços, mais barato do que fechando diretamente com os fotógrafos, por isso o ensaio precisa ser reservado direto pelo site. Além disso, várias outras vantagens como descontos com outros profissionais e serviços de turismo por brasileiros pelo mundo. E você ainda recebe U$5 de desconto no seu ensaio com meu código NYANDABOUT5 no ensaio fotográfico em Honolulu ou 5 na moeda local de outras cidades!

 

Hospedagem – Onde me hospedei e regiões que indico

O barato do Havaí é que todo tipo de hospedagem é muito popular e válido na hora de explorar as ilhas que são cheias de personalidades. Lá no canal tem uma playlist do Havaí (clique AQUI para ver) compartilhei todos os lugares onde me hospedei e todas as dicas das minhas viagens pra lá! Pra quem quer uma vibe mais local, AirBnB funciona bem nas ilhas e você encontra também uma infinidade de albergues (hostels) com preços interessantes e quartos privativos. Clique AQUI para se castrar gratuitamente no Airbnb e receber até R$150 em crédito para sua primeira hospedagem em qualquer lugar do mundo! Vou compartilhar os hotéis e albergues onde me hospedei nas últimas vezes que fui:

 

Em Oahu:

Eu amo a mistura de cidade e natureza então sempre fico na região de Waikiki. Já fiquei no HI Hostelling em quarto privativo e SUPER recomendo, fica muito bem centralizado. Outra opção bacana é o VIVE hotel fica pertinho da praia e tem café da manhã incluído. Além dos hotéis tradicionais, você vai mais cedo ou mais tarde esbarrar em um dos muitos resorts incríveis presentes nas principais ilhas e caso não se hospede em algum, vale conferir os restaurantes e mesmo as praias onde estão, já que não são particulares e costumam ser muito lindas! Os preços de hotéis comuns não costumam ser muito absurdos na minha opinião, em Oahu, a ilha que mais recebe turistas, uma média de hotéis de uma a três estrelas em Waikiki (região mais badalada da ilha) é de U$150-250 por noite. Você pode conferir alguns hotéis super bacanas neste link  AQUI ou AQUI!

 

Em Maui:

Fiquei no The North Shore Hostel em quarto privado (banheiro compartilhado mas super tranquilo!) e ficarei em AirBnB. Clique AQUI para saber mais sobre o hostel! MAS, se eu pudesse indicar uma região, seria Lahaina e Wailea, onde estão as praias mais lindas! Tem vários hotéis legais por lá, veja alguns nessa região AQUI!

 

Em Big Island:

Fiquei nos dois lados da ilha, em Hilo neste hostel/albergue com quarto privado AQUI e em Kona, ficamos na região de Kona Village neste hotel (com piscina!!)  AQUI! Ambos bem localizados, cheio de restaurantes e lojas por perto. Como os dois lados da ilha (Hilo e Kona) tem propostas diferentes, recomendo dividir a viagem com metade dos dias pra cada, lembrando que o parque do vulcão merece um tempo maior e eu faria o passeio no trajeto de Kona para Hilo. Em Big Island existem também resorts com praias lindas mas acabamos ficando em hotéis mais simples mas confortáveis e bem localizados como esses acima.

 

Em Kauai:

Como queríamos economizar e estávamos em um grupo de 4, alugamos um apartamento bom e confortável e o preço estava muito bom. Veja mais AQUI! Ficava pertinho da praia, em Lihue, uma área mais tranquila da ilha. Mas você consegue ver mais hotéis bacanas (eu quero ficar na região de Koloa e  Poipu na próxima vez, cheia de lojas e restaurantes além de praias lindas!)

 

Como se locomover?

Carro. No Havaí você precisa de carro pra aproveitar de verdade. Você pode alugar no aeroporto quando chegar ou reservar com antecedência clique AQUI  ou AQUI para garantir os melhores preços e modelos. Apenas Oahu tem um sistema de transporte público de ônibus excelente e você consegue fazer algumas coisas a pé. Mas sem dúvida de carro é muito melhor, mesmo com ônibus disponível. Nas outras ilhas com certeza você vai precisar de carro. Assista aos vlogs das minhas viagens pro Havaí AQUI para ter uma noção de como fazemos de carro por lá!

Entre uma ilha e outra você pode voar, são cerca de 30 minutos de vôo entre uma e outra e a Hawaiian Airlines é a companhia aérea oficial. Você pode pesquisar preços e comprar sua passagem por este site AQUI! Os trechos ficam entre U$60-80 comprando com antecedência. Recomendo ir “brincando” com as combinações pra ver qual fica mais barata no final considerando seu aeroporto de chegada e saída. Para Lanai e Molokai você pode ir de  balsa direto de Maui ou voar também. Saiba mais AQUI e AQUI!

 

 

Em que região se hospedar em Oahu, Kauai, Maui e Big Island?

Isso vai depender do tipo de viagem que você quer fazer e o estilo de pessoa que é. Eu amo natureza mas sempre gosto de ficar no centro de tudo, para poder andar a noite pela rua, ver gente passeando, poder escolher vários restaurantes. Mas tem quem curta a paz e o sossego… Se estiver de viagem para Oahu (Honolulu) um exemplo de região central é Waikiki e se quiser algo beeeeem tranquilo, recomendo o North Shore. Se quiser ficar com toda a infra-estrutura de um hotel 5 estrelas mas não no meio de todo o buzz da cidade, recomendo também em Oahu a região de Ko Olina onde vários resorts se encontram, inclusive o da Aulani, hotel da Disney. Você vai gastar em média 20 minutos de carro de lá até chegar na região de Waikiki por exemplo. Para saber aonde se hospedar nas outras ilhas não deixe de assistir aos vídeos das minhas viagens pra lá no meu canal no Youtube AQUI! Em Maui, Big Island e Kauai, veja a lista dos hotéis acima onde eu falo mais das regiões!

 

Como planejar seu roteiro para o Havaí?

Havaí é um destino que merece ser explorado com calma e por ser longe e a passagem automaticamente “mais cara”, vale a pena dedicar um tempo bacana a ele! São quatro ilhas principais: Oahu, Maui, Kauai e Big Island (ou Havaí). E as quatro tem atmosferas completamente diferentes. Tanto que eu tento mas não consigo escolher apenas uma como favorita, todas tem algo que completam a outra. Se eu tivesse que escolher apenas uma para conhecer ou viver “pra sempre” acho que Oahu é a minha preferida, porque é bem cidade grande mas cheia de natureza por todas as partes. Neste link AQUI você vê meu roteiro pronto para até 8 dias na ilha! Minha dica é separar cerca de pelo menos 4-5 dias para cada ilha e daí ir montando o que quer fazer, ver pelo que cada ilha é mais famosa… Por exemplo o North Shore e Pearl Harbor em Oahu; a Road to Hana e o  nascer do sol do vulcão Haleakala em Maui; o parque dos vulcões em Big Island; o Grand Canyon e a Napali Coast em Kauai…. Veja também  em qual delas tem a experiência mais incrível. Por exemplo, você quer fazer snorkeling quando for para o Havaí. Você pode fazer isso em todas as ilhas gratuitamente, mas em Maui por exemplo, o passeio de barco pela ilha Molokini  (falei mais dele AQUI) é uma das experiências mais famosas, então se for investir em algo mais “completo”, vale a pena deixar para fazer por lá e não fazer este tipo de passeio pago em todas as ilhas ou em ilhas que não sejam tão incríveis. Passeio de barco por exemplo também pode ser feito em todas as ilhas, mas em Kauai o passeio pela Napali Coast é algo imperdível no pôr-do-sol, então caso desejar investir, eu planejaria para fazer em Kauai. E por aí vai… Se precisar de ajuda para montar seu roteiro para o Havaí, você pode contratar nossos serviços pelo e-mail assessoria.nyandabout@gmail.com

 

 

Comida e gastos com alimentação: é caro comer no Havaí?

O Havaí tem fama de ser um lugar caro para se viver mas sinceramente? Nunca achei nada absurdo. O preço dos restaurantes é o mesmo ou menor do que estou acostumada aqui em Nova York. Compras de mercado as vezes saem mais caro principalmente no caso de alguns itens, como carnes e leite, mas achei bem okay quando fui. Mas em todas as ilhas principais você encontra um Walmart, que tem preços bem bacanas, além de Safeway e outros supermercados locais. Em todas as ilhas você encontra também as famosas ABC Stores que estão por TODAS as partes. São lojas de conveniência que vendem de tudo um pouco: souvenirs, lanches, remédios, itens de higiene, roupas, acessórios para nadar e fazer mergulho, comidas prontas… Então dá pra comprar sempre algo rápido e os preços são okay, nada absurdo na minha opinião.

 

Experiências

OK, aqui é que a coisa pode ficar cara se você não pesquisar antes! Por isso quero reforçar que você não precisa fazer atividades pagas para se divertir ao máximo no Havaí, a maioria das maravilhas das ilhas são gratuitas ou bem acessíveis, mas vou dar exemplos de experiências pagas que sim, vão aumentar o seu orçamento mas que são únicas para se fazer por lá. A maioria delas custa entre U$80-300.

Luau (você encontra de preços variados, falei de um que amei e recomendo AQUI!); vôo de helicóptero em Kauai e Big Island; passeio de barco em Kauai pela Napali Coast (compartilhei o que fiz e recomendo AQUI!); passeio guiado no parque nacional dos vulcões em Big Island; snorkeling na Molokini Island em Maui (saiba mais AQUI!); mergulhos profundos com guias e aula de mergulho; passeio em alto mar de barco para observar baleias e golfinhos; Polynesian cultural center (Oahu), falei mais dele AQUI!. Você precisa fazer? Não! Mas se eu tivesse que recomendar alguma experiência, essas provavelmente entrariam na lista se estivessem no meu orçamento.

 

Quantos dias em cada ilha?

Novamente, isso vai depender do estilo de viagem que você quer fazer. Se seu intuito é desacelerar e fazer tudo com muuuiita calma, recomendo aumentar mais dois dias do que foi sugerido abaixo pelo menos para cada uma das ilhas. Mas se seu objetivo é ver tudo que puder em pouco tempo e ainda curtir, é preciso planejar para poder dividir a viagem da seguinte formam lembrando que eu só conheço 4 ilhas, para as outras eu recomendo 2 dias, pois são menores:

Oahu: 6-8 dias (veja meu roteiro pronto para Honolulu AQUI! E veja os vídeos das minhas viagens AQUI!)

Kauai: 4 dias

Big Island: 4 dias

Maui: 4 dias

Eu já fui pra Oahu 4 vezes e sempre descubro algo novo.  Já fiquei 10 dias, 5 dias e 8 dias e pelos meus cálculos, eu recomendo acredito que 8 dias por lá seja o ideal para curtir melhor a ilha.

 

Quando ir para o Havaí?

Em geral o clima é bom o ano todo. Entre Julho e Setembro, auge do verão, costuma ser obviamente mais quente, mas ainda bem agradável. No inverno é ainda sim bem gostoso e faz calor, mas é comum bater um vento fresco no final do dia (fresco, não necessariamente frio) e você pode precisar de uma jaqueta jeans por exemplo. Sempre vou no inverno entre Dezembro e Fevereiro e é uma delícia, somente em algumas atividades que envolvem altitude alta, como ver o sol nascer por cima das nuvens em Maui, recomendo casaco mais pesado, porque pode fazer mais frio.  Mas de um modo geral é sempre gostoso e com um vento agradável, no inverno algumas praias mais afastadas não são muito seguras pra nadar devido a forte correnteza e ondas grandes. Minha dica é conferir a previsão do tempo na semana anterior antes de fazer as malas.  Em termos de economia, a melhor época pra viajar pra lá é fora de épocas escolares americanas, entre Setembro e Novembro e de Abril até Junho, que tem um clima mais gostoso e os hotéis e passagens aéreas são mais em conta. Vale lembrar que Kauai é o lugar que mais chove, mais molhado dos EUA, então é comum algumas áreas da ilhas estarem mais nubladas e garoando com frequência. Atrapalhando inclusive a visibilidade de quem quer visitar o famoso Waimea Canyon, o Grand Canyon do Havaí, mas ainda sim valeu a pena o passeio.

 

Quanto custa a passagem?

Depende de onde você vai voar, mas de Nova York pra lá é sempre entre U$650-850 na maior parte do ano podendo chegar a U$1200 no final do ano.

 

Internet e sinal de celular

Você encontra wi-fi em vários estabelecimentos e em pouquíssimas regiões das ilhas eu não tive sinal de celular. Se já quiser chegar conectado, você pode comprar seu chip para usar nos EUA e em mais de 140 países com desconto de 10% por este link AQUI! O link já é com desconto mas o valor final aparece com a diferença no final na hora de efetuar o pagamento. Se precisar digitar, o código de desconto é nyandabout.

Como aproveitar melhor a viagem?

  • Pra quem não quer depender de Wi-fi, recomendo comprar um chip de celular e já chegar com ele instalado, assim você não perde tempo indo em loja e já chega conectado para se locomover e chegar ao seu hotel sem precisar depender de Wi-fi. Você pode comprar seu chip de celular antes de viajar e com 10% de desconto AQUI. Para comprar em lojas físicas em NY, leia este post AQUI!
  • Outra dica valiosa é nunca viajar para os EUA sem seguro de viagem. Além de todos os perrengues possíveis que a gente não quer nem pensar que podem acontecer (como bagagem extraviada, vôo cancelado, etc…) vale lembrar que o sistema de  saúde aqui não é público como no Brasil e os hospitais são bem caros, uma simples visita pode custar mais de U$1.000! Então sempre viajo com seguro de viagem e recomendo para ficar mais tranquila. Pra quem quer pesquisar e comprar seguro de viagem com 5% de desconto, eu indico utilizar o meu código NYANDABOUT5 pelo Seguros Promo, porque pelo site você pode comparar vários seguros de uma vez, o que é muito mais simples.

 

Seguro de viagem

O Havaí  é sem dúvida um destino que eu recomendo você adquirir seguro de viagem. Além de todos os perrengues possíveis que a gente não quer nem pensar que podem acontecer (como bagagem extraviada, vôo cancelado, etc…) vale lembrar que o sistema de  saúde aqui não é público como no Brasil e os hospitais são bem caros, uma simples visita pode custar mais de U$1.000! Então sempre viajo com seguro de viagem e recomendo para ficar mais tranquila. Pra quem quer pesquisar e comprar seguro de viagem com 5% de desconto, eu indico utilizar o meu código NYANDABOUT5 pelo Seguros Promo, porque pelo site você pode comparar vários seguros de uma vez, o que é muito mais simples.

 

Quer mais dicas?

Tem vários posts aqui no blog sobre o Havaí, clique AQUI para conferir e clique AQUI para ver todos os vídeos do canal sobre o Havaí,

Para mais dicas do Havaí e da minha vida aqui em Nova York, meu instagram é @marthasachser, nosso grupo de NY no Facebook é este AQUI! E não deixe de se inscrever no meu canal no YouTube  AQUI!  

 

Mais atividades legais para fazer em Oahu!

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário