dicas de nova yorkdicas de nova yorkDicas de NYlojas em nova yorknatalNatal em Nova Yorknew yorknova yorkRestaurantes

Guia de Natal em Nova York: Dicas, restaurantes, atrações e muito mais!

25 nov, 2019 / por / 0 comentários

Não é novidade pra ninguém que o Natal é uma das minhas épocas favoritas em Nova York! Durante o período a cidade ganha uma magia especial e é claro, várias atrações sazonais bem bacanas. Como as opções são muitas, resolvi listar em apenas um post várias dicas úteis para você aproveitar o Natal por aqui da melhor forma possível… Ficou curioso para conferir? Então continue a leitura, pois está imperdível! Ótimo Natal a todos!

Você pode acompanhar mais da minha rotina em Nova York pelo meu instagram que é @marthasachser e meu Youtube, que é este aqui! Para comprar meu guia de Nova York, clique AQUI! E se você tem viagem marcada para Nova York não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUI!

 

 

 

Árvores de Natal mais famosas em Nova York

Quem disse que Natal em Nova York é só Rockefeller Center e Bryant Park? Durante o período natalino, a cidade fica repleta de decorações, luzes e árvores, cada uma mais linda que a outra! Há várias espalhadas por todos os cantos, mas as principais e mais procuradas são:

– Rockefeller Center Christmas Tree: A árvore do Rockefeller Center é uma das maiores e mais populares árvores de Natal de Nova York. Sua beleza e grandiosidade chamam a atenção de nova-iorquinos e turistas do mundo inteiro!

Endereço: 45 Rockefeller Plaza, New York, NY 10111.

– Wall Street Christmas Tree: A árvore do Financial District também faz muito sucesso entre seus visitantes! Ela ganha um charme a mais a noite, quando os prédios a sua volta ficam iluminados. É um cenário encantador.

Endereço: 11 Wall St, New York, NY 10005.

– South Street Seaport Christmas Tree: A árvore da South Street não é tão alta como algumas da lista, mas ainda sim possui seu encanto. A decoração da árvore é sempre bem caprichada e cheia de luzes. Vale a pena conferir!

Endereço: 89 South St, New York, NY 10038.

– Lotte New York Palace Hotel Christmas Tree: A árvore deste hotel de luxo da Madison Ave é considerada uma das árvores mais bonitas de Nova York… E não é pra pouco! Ela possui uma decoração clássica e um tamanho que chama muito a atenção.

Endereço: 455 Madison Ave, New York, NY 10022.

– Bryant Park Christmas Tree: A árvore do Bryant Park, assim como a do Rockefeller Center, é um dos principais símbolos do Natal de Nova York!
Você pode visitá-la e ainda aproveitar as lojinhas da Winter Village, feira natalina que fica ao seu redor.

Endereço: Bryant Park – 41 W 40th St, New York.

 

ME SIGA NO INSTAGRAM! @MARTHASACHSER

 

– Brookfield Place Christmas Tree: A árvore de Natal do Brookfield Place, shopping center de Nova York, é encantadora!

Endereço: 230 Vesey St, New York, NY 10281.

– Washington Square Park Christmas Tree: A árvore de Natal do Washigton Square Park, localizada ao lado do Washington Square Arch, é uma das árvores mais tradicionais da cidade. Durante a época de fim de ano, a vista para o monumento fica ainda mais linda com a árvore próxima.

Endereço: Washington Square Park, New York, NY 10012.

 

 

Feiras natalinas em Nova York

Se você está planejando viajar durante a época de Natal, saiba que a cidade fica repleta de feirinhas sazonais cheias de opções de comidas gostosas, presentes e uma infinidade de produtos natalinos… Eu sempre aproveito muito essas feiras e indico para todos que estão de malas prontas! As principais são:

– Winter Village – Bryant Park: A Winter Village é uma feira natalina que acontece todo ano no Bryant Park. Durante a época de festas, o gramado verdinho do famoso parque se transforma para dar lugar a um rink de patinação e uma das feiras mais incríveis e completas da cidade. Lá você pode patinar como nos filmes americanos, tomar chocolate quente, apreciar as luzes e fazer aquelas comprinhas básicas de natal para presentear a família inteira.

Endereço: Bryant Park – 41 W 40th St, New York.

 

 Desconto de até R$160 na sua primeira reserva  no Airbnb: Clique AQUI!

 

Winter Village – Bryant Park

– Grand Central Holiday Fair: Localizada no Grand Central Terminal, esta feira anual conta com vários vendedores de presentes, artesanatos, bolsas, brinquedos, enfeites e muito mais. Apesar da grande variedade de produtos natalinos, a feira não trabalha com comidas e bebidas, mas você pode aproveitar o passeio e visitar os restaurantes e lanchonetes da própria Grand Central… Recomendo muito!

Endereço: Vanderbilt Hall, Grand Central.

– Union Square Holiday Market: Amado por nova-iorquinos e turistas, este mercado sazonal reúne mais de 100 barraquinhas que oferecem presentes de natal, artesanato, objetos decorativos, deliciosas comidas típicas (chocolate quente hmmmm…), acessórios de frio e uma infinidade de outros produtos.

Endereço: E 14th St, New York, NY 10011, EUA.

– Columbus Circle Holiday Market: A Columbus Circle Holiday Market é uma feirinha de natal localizada bem ao lado do Central Park, na região de Columbus Circle. A feira em si não é tão grande, mas há uma boa variedade de presentes de natal pra você gastar uns dólares a mais. No geral, você encontra fornecedores de comidas típicas natalinas, roupas, acessórios, lembrancinhas, jóias e outros produtos que representam bem a época.

Endereço: Columbus Cir & 59th Street, New York, NY 10019.

Columbus Circle Holiday Market

Columbus Circle Holiday Market

 

Pistas de patinação em Nova York

Patinar no gelo é uma das atividade mais legais para aproveitar durante o inverno em Nova York! A cidade possui várias opções diferentes, mas as principais são:

– Bank of America Winter Village – Bryant Park: Gosta de patinação no gelo? Então você não pode deixar de dar uma passadinha na Winter Village, uma feira natalina que acontece anualmente no Bryant Park e reúne diversos vendedores de produtos e comidas típicas de Natal. Além das lojas, no espaço da Winter Village há essa pista de patinação que é aberta ao público geralmente a partir do último fim de semana de outubro. Mais informações no site oficial.

 

Adquira aqui: INGRESSO PARA O EMPIRE STATE BUILDING!

 

Bank of America Winter Village – Bryant Park

Bank of America Winter Village – Bryant Park

– The Rink – Rockefeller Center: A pista de patinação no gelo do Rockefeller Center é uma das mais icônicas da cidade! Pode parecer menor que as outras, mas possui aquele charme especial de filme americano. Também é aberta entre o meio/final de outubro. Mais informações no site oficial.

The Rink – Rockefeller Center

The Rink – Rockefeller Center

– Wollman Rink e Lasker Rink – Central Park: Nada mais romântico que patinar em um dos parques mais lindos do mundo! Por sorte, o Central Park abriga duas pistas de patinação, a Wollman Rink e a Lasker Rink. A primeira é a mais conhecida e a mais procurada por moradores e turistas, pois de lá é possível ver os prédios da cidade. Apesar da popularidade da Wollman, a Lasker também é uma opção bem bacana! Ambas abrem em outubro.

Site oficial Wollman Rink. | Site oficial Lasker Rink.

 

ADQUIRA JÁ SEU CITYPASS PARCELADO E EM REAIS!

 

Wollman Rink

Wollman Rink

 

Vitrines de lojas decoradas para o Natal em Nova York

A partir de novembro, as lojas de Nova York se transformam em verdadeiros paraísos de Natal! Muitas delas decoram suas fachadas e seus interiores com luzes, enfeites e outras decorações típicas do período. Recomendo muito a visita, mesmo que você não queira comprar nada. Confira as principais:

– Saks Fifth Avenue: A Saks é na opinião de muitos, a loja de Nova York que mais se destaca do quesito decoração. A partir de novembro, a fachada da loja se transforma em um enorme castelo luminoso, que ainda toca músicas natalinas a cada dez minutos na parte da noite.

Endereço: 611 5th Ave, New York, NY 10022.

 

ADQUIRA SEU GUIA PRONTO PARA ATÉ 16 DIAS EM NY AQUI

– Macy’s: A Macy’s é uma loja que não pode faltar em seu roteiro, especialmente no Natal, quando sua fachada ganha um tema especial para a época… A loja sempre aposta em decorações de personagens famosos e ícones da cultura pop. São decorações sempre bem divertidas.

Endereço: 151 W 34th St, New York, NY 10001.

– Tiffany & Co: A Tiffany & Co, famosa joalheria, também costuma trazer todos os anos sua fachada de Natal.

Endereço: 727 5th Ave, New York, NY 10022.

– Cartier: A Cartier também leva muito a sério as decorações natalinas! A loja sempre aposta em fachadas e vitrines cheias de símbolos bem típicos do natal, como papais noéis, laços, etc.

Endereço: 653 5th Ave, New York, NY 10022.

– Louis Vuitton: A loja da Louis Vuitton da Fifth Avenue, que já é um arraso durante o ano, fica ainda mais linda durante a época de Natal! A loja costuma ganhar muitas luzes coloridas e vitrines temáticas super instagramáveis.

Endereço: 1 E 57th St, New York, NY 10022.

 

Saiba mais: INGRESSO PARA O RADIO CITY CHRISTMAS SPECTACULAR

 

Louis Vuitton

Louis Vuitton. | CRÉDITOS: Flickr

 

Lojas para comprar enfeites de Natal em Nova York

Assim como as feiras natalinas, as lojas de enfeites também fazem muito sucesso nessa época festival! Conheço algumas, mas minhas favoritas são essas duas:

– Christmas in New York: Christmas in New York são lojas super bacanas para comprar enfeites de Natal em Nova York. Nelas você encontra bolas decoradas para árvores, guirlandas e várias coleções inspiradas em temas diferentes, como viagens, profissões, pets, bebês, cidades, esportes, etc. Independente se você busca enfeites tradicionais ou fora do comum, não deixe de dar uma passadinha nessa loja para conferir as opções.

Endereço: 142 Mulberry St New York, NY 10013.

Créditos: Christmas in New York

 

– Christmas Cottage: Assim como a Christmas in New York, a Christmas Cottage oferece uma boa variedade de enfeitas natalinos, incluindo opções tradicionais e outras mais personalizadas. A coleção de enfeites inspirados em Nova York é uma das minhas favoritas! Lá eles vendem vários ornamentos em forma de maçã (Big Apple) que fazem muito sucesso entre os turistas.

Endereço: 871 7th Avenue Between 55th and 56th Street, New York, NY 10019.

– 5th NYC gifts (antiga I Love Souvenirs): Essa é uma loja de souvenir em geral e que oferece desconto para leitores do blog! Os enfeites de Natal são mais simples do que das lojas mencionadas acima e são mais baratos também. Ao mencionar que é meu leitor você ganha 10% de desconto! Fica no endereço 377 5th Avenue, na 5a Avenida entre as ruas 35 e 36.

 

Shows de Natal em Nova York

A época de Natal em Nova York não é só marcada por luzes e árvores… A temporada também é perfeita para quem gosta de musicais e espetáculos sazonais! Os meus favoritos são:

– Radio City Christmas Spectacular: O Radio City Christmas Spectacular é um musical de Natal realizado anualmente no Radio City Music Hall, famosa casa de espetáculos de Nova York. O show possui 90 minutos duração (sem intervalos) e conta com cerca de 140 dançarinos. As apresentações, recheadas de danças e músicas inesquecíveis, são dinâmicas e te prendem do começo ao fim!

A principal atração do show é a apresentação de dança das Rockettes, um grupo que faz parte do espetáculo desde a primeira edição. A precisão e a sincronia dos passos dessas dançarinas lembram muito as danças tradicionais dos anos 50.

Clique aqui para adquirir seu ingresso parcelado e em reais.

 

Leia também: Alguns descontos para tornar sua viagem mais econômica!

 

Radio City Christmas Spectacular

Radio City Christmas Spectacular. | CRÉDITOS: WePlann

– The Nutcracker: The Nutcracker (O Quebra-Nozes) é outro espetáculo natalino que faz muito sucesso em Nova York! As apresentações contam com cerca de 140 bailarinos, jovens e adultos, que dão um verdadeiro show no palco do Lincoln Center.  Pra quem não sabe, The Nutcracker conta a famosa história da menina Clara e de seu quebra-nozes, que ganha vida a noite, junto com outros presentes da árvore de Natal.

 

Leia também: Tickets para a Broadway: onde comprar e tipos de descontos!

 

– Frozen: Frozen não é bem um espetáculo natalino, mas possui um magia única que combina muito com essa época de festas em Nova York. Se você planeja viajar com crianças, o musical é uma excelente opção! A história de Anna e Elsa contada pela Broadway com certeza te encantará!

Clique aqui para adquirir seu ingresso parcelado e em reais.

– Broklyn Tabernacle: O coral gospel mais famoso da atualidade não pára de surpreender e emocionar! Em Dezembro aos Domingos eles apresentam um show especial de Natal! Alguns dias com duas apresentações, outros com apenas uma. Para não perder nada, a igreja tem uma página no Facebook que posta todas as novidades em tempo real e o site oficial é este AQUI! E para chegar lá, o endereço é 17 Smith St, Brooklyn, NY 11201. Dá para ir de metrô tranqüilamente, várias linhas passam por lá!

 

Lugares para ver as luzes e as decorações de Natal em Nova York

Confira alguns dos meus lugares favoritos para ver as luzes de Natal em Nova York:

– Dyker Heights: Dyker Heights já virou um clássico do Natal de Nova York! A tradição que se iniciou com duas casas nos anos 80 ganhou ainda mais popularidade com as redes sociais e hoje são várias empresas oferecendo tours para ver de perto os quarteirões mais natalinos de Nova York! Mesmo o frio de Dezembro não desanima as milhares de pessoas que andam e descem as ruas do bairro com câmeras e celulares a posto para capturar toda a magia e luz desta época.

Local: Não é o bairro todo que fica super decorado e iluminado, a maioria das casas fica entre a 11a Avenida a 13a Avenida e entre as ruas 83 e 86.

Como chegar até Dyker Heights: pode ser bem “fora de mão” não apenas por ser meio longe mas também devido ao frio e a caminhada até o local. Por conta disso várias empresas oferecem tours guiados para a região. Se optar por fazer tour com brasileiros, você pode entrar em contato com o motorista brasileiro @guiabrasileiroemnovayork pelo instagram ou pelo WhatsApp: +(718)7287330, eles fazem tours guiados para grupo fechado ou compartilhado saindo de Manhattan!

 

Leia também: 5 Filmes que se passam na época de Natal em Nova York!

 

– Saks Fifth Avenue: Como mencionado anteriormente, a Saks Fifth Avenue proporciona aos seus visitantes um verdadeiro show de luzes, que acontece sempre a partir das 5pm. O show é repetido diariamente, a cada dez minutos. Vale muito a pena conferir!

Endereço: 611 5th Ave, New York, NY 10022.

– The Shops at Columbus Circle: Este espaço de 50 lojas e boutiques localizado em Columbus Circle é um lugar bem legal para aproveitar as decorações de Natal na cidade! As lojas costumam entrar no clima dos enfeites, mas a decoração principal do shopping é o o que chama mais a atenção. De Novembro até a primeira quinzena de Dezembro eles oferecem mini apresentações de musicais da Broadway, o Broadway Under the Stars. Saiba mais AQUI!

Endereço: 10 Columbus Cir, New York, NY 10019.

The Shops at Columbus Circle

The Shops at Columbus Circle

– 6th Avenue: As decorações da Sexta Avenida, nas proximidades do Radio City Music Hall, são verdadeiros ícones do Natal nova-iorquino! Todos os anos o local ganha bolas ornamentais enormes, além de luzes e outros enfeites natalinos. A vista em conjunto com o Radio City iluminado é muito bonita!

Créditos: nyclovesnyc

 

NYC Winter Lantern Festival em Staten Island’s Snug Harbor Cultural Center & Botanical Garden: Ingressos custam U$25 por adulto. O evento acaba dia 12 de Janeiro de 2020. Saiba mais AQUI!

LuminoCity em Randall’s Island: De 23 de Novembro até 5 de Janeiro. Custa U$38 por adulto e U$19 por criança! Saiba mais AQUI!

 

Hello Panda Festival: um festival de lanternas no Citi Field, no Queens! O festival é o maior da América do Norte. Ingressos custam U$25 por adulto e U$22 por criança e termina no dia 26 de Janeiro! Saiba mais AQUI!

 

Restaurantes com decorações temáticas de Natal em Nova York

Todo restaurante costuma ter algum tipo de decoração mas estes dois capricham!

– Sierra by Birreria: O Sierra by Birreria, rooftop localizado no Eataly Flatiron, é um dos restaurantes mais bacanas para visitar durante o Natal em Nova York. Todo inverno o local ganha uma decoração temática e um menu especial cheio de pratos e bebidas da temporada. As decorações são sempre muito bonitas!
Apesar do preço dos pratos ser um pouco mais elevado, a experiência costuma valer a pena.

Consulte o site oficial para mais informações.

Endereço: 200 5th Ave, New York, NY 10010.

 SERRA ALPINA by Birreria

SERRA ALPINA by Birreria. | CRÉDITOS: Eataly

SERRA ALPINA by Birreria

SERRA ALPINA by Birreria. | CRÉDITOS: Eataly

 

– Rolf’s: Durante a época natalina, o restaurante alemão Rolf’s recebe milhares de adições de enfeites e luzes natalinas em seu interior… E quando eu digo milhares, pode acreditar! A decoração desse restaurante lembra muito a do Panna II no quesito quantidade hahaha. O lugar é perfeito para tirar fotos bacanas e apreciar bons pratos, apesar de fazer fila na maioria das ocasiões. Se você ficou com vontade de visitar, lembre-se de chegar cedo e não tenha muitas expectativas, o melhor dele é geralmente apenas a decoração mesmo e ele fica lotado a noite.

Consulte o site oficial para mais informações.

Endereço: 281 3rd Ave, New York, NY 10010.

 

Onde ver o Papai Noel em Nova York?

Está viajando com as crianças? Então não deixe de levá-las para tirar uma foto com um Papai Noel nova-iorquino! O guia viajando com crianças para Nova York estará disponível em breve, clique AQUI para se inscrever e receber a newsletter de blog com a notificação para baixar seu guia de viagem com crianças para Nova York! Algumas opções de lugares para ver o Papai Noel:

– Santaland na Macy’s Herald Square: Você pode reservar seu encontro com o Papai Noel da Macy’s através desse site. A Macy’s foi a loja que começou com essa tradição, no ano de 1980.

Endereço: 151 W 34th St, New York, NY 10001.

– Brookfield Place: Você pode reservar seu encontro com o Papai Noel no Brookfield Place através desse site. Os pacotes de fotos começam em US$ 29.

Endereço: 230 Vesey St, New York, NY 10281.

– Santa’s Corner na Winter Village: Na Winter Village do Bryant Park você pode tirar uma foto com o Papai Noel do seu próprio celular ou pedir para os elfos tirarem. As fotos tiradas pelos elfos podem ser baixadas na página da Winter Village no Flickr. Mais informações no site oficial.

Santa's Corner

Santa’s Corner. | CRÉDITOS: bryantpark

 

Lugares para celebrar a véspera e o dia de Natal em Nova York

Como as opções são muitas, selecionei 3 que prometem entrar no clima e tornar a data mais especial, seja pelo ambiente, pela comida ou pela experiência em si.

– Cruzeiro por Manhattan: 24 e 25 de Dezembro.
Dá para customizar seu ticket pagando a mais para acrescentar outras opções como mesa exclusiva, bebida a vontade, pacote de fotos, etc.

Receba 10% de desconto nos cruzeiros com meu código MARTHA10. Saiba mais sobre o passeio AQUI! Ou garanta seu jantar em um cruzeiro pelo Rio Hudson em R$, sem IOF, e em 6x sem juros ou 12x no cartão. Saiba mais AQUI!

 

– Bryant Park Grill

Mais informações AQUI!

 

– Tavern on the Green no Central Park

Mais informações AQUI!

 

Tavern on the green

 

– Brazil Brazil 46

Mais informações AQUI!

– Benjamin Prime

Mais informações AQUI!

– Armani Ristorante

Mais informações AQUI!

– The Smith – Lincoln Square

Mais informações AQUI!

Crédito: ctrnyc

– Fogo de Chao Brazilian Steakhouse

Mais informações AQUI!

– Haven Rooftop

Mais informações AQUI!

Créditos: Haven Rooftop

 

O que fazer no dia de Natal em Nova York?

Como muitas atrações, lojas e restaurantes fecham no dia 25, vale planejar antes o que fazer, mas eu garanto que não irão faltar coisas no roteiro! Algumas das minhas sugestões são: assistir as Rockettes no Radio City Spectacular (consiga seu ticket AQUI ou parcelado AQUI) ou o Quebra-Nozes no Lincoln Center, fazer um cruzeiro com almoço ou jantar de Natal; visitar uma das muitas igrejas e a St. Patricks Cathedral; patinar no gelo; visitar o Papai Noel em um dos pontos que estarão abertos ao público no dia, caminhar pelo Central Park; andar pela região do Rockefeller Center e tirar fotos com os enfeites gigantes de Natal ou, fazer um tour pelas várias árvores da cidade! Veja com mais detalhes AQUI! 

 

 

Reserve uma ou duas horas do seu roteiro para um ensaio fotográfico em Nova York (e com U$25 de desconto!)

Voltar pra casa com qualquer foto da sua viagem dos sonhos já é incrível! Imagine agora voltar com fotos tiradas por um profissional, com qualidade, com a certeza de que não vai cortar o fundo da foto e que você não precisa pedir para 10 pessoas diferentes até conseguir uma foto boa (como aquelas que a gente salva de inspiração no Pinterest para copiar na viagem!?)! Ufa! Só quem viaja sabe o perrengue que é para conseguir uma foto boa quando pedimos para estranhos simpáticos pelo caminho tirarem. Para ensaios em Nova York e outras cidades do mundo, não deixe de conferir o Fotos Na Mala! Ele reúne fotógrafos brasileiros nas cidades mais incríveis e reservando por lá já é sempre mais barato! Leitores do blog ainda tem desconto de U$25 com o código NYANDABOUT25 (verifique antes se o código ainda está válido ao entrar em contato!)

 

 

VEM PARA NOVA YORK E QUER ECONOMIZAR TEMPO E DINHEIRO? BAIXE O GUIA OFICIAL DO BLOG!

Uma das partes mais trabalhosas de viajar é ter que decidir quando, onde e como visitar as principais atrações e pontos turísticos do lugar de destino. Se você já viajou algumas vezes, vai saber que essa tarefa demanda tempo e pode ser beeeeem cansativa. Por isso, para facilitar a sua vida, decidi elaborar um guia completíssimo para até 16 dias em Nova York. Com ele você não precisa perder tempo na frente do computador pesquisando lugares e organizando horários, endereços e regiões… Tudo o que você precisa está lá, de forma bem prática e detalhada.
Além do roteiro todo esquematizado, você também encontra dicas de transporte, descontos especiais, opções de restaurantes maravilhosos, lojas para compras específicas, curiosidades sobre a cidade, temperatura de cada estação, dicas para comprar ingressos da Broadway com desconto, calendário com os principais eventos da cidade e muito mais! Ele é indicado tanto para quem está vindo pela primeira vez e não conhece muitas coisas, quanto para quem já conhece a cidade e quer ter uma experiência fora do clichê.

– Para mais informações e versão impressa clique aqui.

– Para adquirir seu guia em formato e-book, clique aqui.

 

 

 

Passes de desconto em Nova York:

Adquira o CityPASS AQUI! (se não tem muito tempo em Nova York, este é bacana e cobre alguns dos lugares mais clássicos)

Adquira o CityPASS parcelado AQUI!

Adquira o The New York Sightseeing Pass AQUI! (meu favorito, várias atrações bacanas. Falei mais sobre ele e os outros passes AQUI)

Adquira o The New York Sightseeing Pass parcelado AQUI!

Adquira o The New York Sightseeing FLEX Pass parcelado AQUI!

Adquira o The New York Pass AQUI!

 

 

RESERVE HOTÉIS EM NOVA YORK PELOS MELHORES PREÇOS:

Pelo Booking AQUI!

Pelo Hotels.com AQUI!

Receba até R$320 de desconto na sua primeira estadia e experiência pelo AirBnB: AQUI!

 

ADQUIRA O MEU GUIA DE NOVA YORK:

Em E-book pelo Hotmart: AQUI!   

Em E-book pelo Selz: AQUI!

 

Impresso pelo AMAZON (entrega no Brasil):

Livro colorido: AQUI!

Livro em preto e branco: AQUI!

 

ENTRE PARA O GRUPO DE DICAS DE NOVA YORK DO BLOG NO FACEBOOK  AQUI!

 

 

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário