diario de viagemdicas de viagemviagens

O QUE FAZER EM DOHA NO QATAR – guia de viagem

11 jul, 2019 / por / 0 comentários

Eu esto escrevendo este post direto do avião voltando de Doha e a caminho de Nova York. Eu não conseguia esperar chegar em casa pra compartilhar mais sobre essa experiência incrível que foi conhecer mais do Qatar a convite da Qatar Airways, uma da melhores companhias  aéreas do mercado. Eles queriam me apresentar Doha e também que eu pudesse testar e compartilhar minha experiência na QSuite, a business class incrível deles. Você pode saber mais sobre ela e minha experiência AQUI.

QSuite da Qatar Airways

Em Doha nos hospedamos no Mondrian, um dos hotéis mais novos e modernos da cidade. Veja mais AQUI. Eu tinha algumas expectativas sobre o Qatar mas posso dizer que todas foram superadas com essa visita. Eu AMEI esses apenas dois dias que passei lá, meu cérebro  foi inundado com informação, história e tradições que eu não queria que escapasse nada pra passar pra vocês! Agora sem mais delongas, um pouquinho mais sobre o Qatar!

 

Localização

O Qatar é um país bem pequeno no Oriente Médio e Doha, a capital, fica localizada na costa do golfo Persa. O país faz fronteira com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes! O Qatar é muito amigável e um dos  destinos mais seguros do mundo para turistas. Pra quem não sabe, além de ser o país com a rena per capita mais alta, o Qatar apesar de sua localização é muito internacional. O país assinou sua independência do Reino Unido em 1971,  é culturalmente muito tradicional mas ao mesmo tempo muito aberto ao mundo, com a maioria da população do país sendo feita de estrangeiros. Em todos os meus dias lá eu só conheci uma pessoa nascida no Qatar mas ainda sim o país consegue manter sua cultura muito viva.

 

Moeda

A moeda oficial é o Qatari Rial e em 2019 quando fomos, U$1 era o equivalente a 3.64 Qatari. Cartão de crédito também é aceito em quase todos os lugares e em alguns estabelecimentos me disseram que também aceitam dólar americano, mas recomendo trocar no aeroporto se estiver em conexão ou em algum hotel ou banco.

 

Idioma

O idioma oficial do país é o árabe mas outras dezenas são muito faladas e praticamente todo mundo que trabalha no setor de turismo fala inglês, dos locais aos expatriados, que formam a maior parte da população do país que tem apenas 2,745,193 habitantes, destes, apenas cerca de 350.000 são nativos (Qatari) e o restante estrangeiros.

 

Visto

Brasileiros não precisam de visto de estiverem visitando o país por até 30 dias e a entrada no país foi super tranquila, mas claro, tenha todas as suas informações em mãos certinhas.

 

Costumes e leis

Sim, existem algumas regrinhas culturais (como não beber na rua ou usar biquíni nas praias públicas) e religiosas que funcionam por lá por isso sugiro ler mais sobre o assunto. Por ser um país muito aberto ao estrangeiro e com uma renda per capita altíssima, milhares de pessoas se mudam pra lá em busca de uma vida melhor e precisam se adaptar aos costumes do país. E todas as pessoas que conheci amam morar lá e não trocam por outro lugar!

 

Clima

Quente ou muito quente! Sim, durante o verão (principalmente entre Junho e Setembro) o calor é intenso e as temperaturas podem chegar aos 50 graus. Quando eu estava  lá, peguei cerca de 42 graus. E engana-se quem pensa que o clima é sempre seco. No verão é muito comum ter dias com muita umidade, então é inviável ficar do lado de fora. Mas não se preocupe, tem ar condicionado em todos os lugares e as pessoas não andam muito a pé, você vai utilizar carro pra tudo quando estiver por lá nessa época principalmente.

Photo: Visit Qatar

 

Coisas para fazer no Qatar

 

Visite o Pearl Qatar

Uma das áreas favoritas dos locais, o Pear Qatar é uma ilha artificial super legal. Nela se concentra uma variedade de restaurantes, lojas sofisticadas – como o show room da Ferrari-, uma marina linda com barcos e prédios luxuosos, alguns dos mais caros da cidade. O local leva esse nome porque na época em que o mercado de pérolas era a principal fonte de renda do Qatar eles costumavam frequentar a região para capturar pérolas.

Visite os shoppings  Villaggio e o Galleries Lafayette

Devido ao calor, os moradores locais passam muito tempo frequentando os muitos shoppings no verão do Qatar. Não apenas para fazer compras ou comer, mas muitos tem atrações pra família toda e eventos durante o ano. O Galleries Lafayette fica no Katara Cultural Village e entrou para esta lista porque tem uma arquitetura linda e ar condicionado tanto do lado de dentro quanto de fora, perfeito para aproveitar os dias mais quentes e dar um break de tanto lugar fechado. Já o Villaggio é um dos favoritos para família pois tem atividades como patinação de gelo, boliche e até uma montanha russa!

 

Visite o Falcon Souq

No Qatar eu não vi pessoas caminhando com cachorros, talvez devido ao calor. Mas se tem um animal de estimação que você deve encontrar mais cedo ou mais tarde com muito mais facilidade  é o falcão. Sim. E essa espécie movimenta um mercado enorme e tem uma importância cultural muito grande para as pessoas no Qatar. Na época em que viviam no deserto eles treinavam falcões para caçar. Hoje existem competições, leilões, hospital, várias lojas de acessórios e hotelzinho para falcões. Uma ave pode custar a partir de 1000 qatari rial sem treino e podem chegar a um milhão com treino e todas as outras qualificações.

Photo: Visit Qatar

 

Visite a Torch Tower

O nome original é Aspire Tower e é um hotel de 300 metros de altura com um restaurante giratório e uma piscina panorâmica. A Torre é o prédio mais alto do Qatar e é o símbolo do Asian Games, competição que o Qatar sediou em 2006. Já estou ansiosa para ver todas as construções que vão surgir para a Copa do Mundo de 2022!

 

Visite o Katara Cultural Village

Este foi um dos meus lugares favoritos em Doha! É como o nome diz um centro cultural, onde você encontra galerias de arte, restaurantes, uma opera house, museu, academia de música, um anfiteatro e a famosa Blue Mesquita. Vários eventos e exposições acontecem lá.

 

Faça atividades radicais: Safari nas dunas de areia

Sim, Doha tem algo pra todo mundo e essa é uma das atividades que são recomendadas mais no inverno de lá, quando as temperaturas não são obviamente tão altas. Os moradores locais adoram e sempre indicam!

Photo: Visit Qatar

 

Visite o Museu de Arte Islâmica

São 4 museus principais na cidade e este é um que precisa entrar na sua lista, nem que seja pela vista linda para o skyline de Doha. No museu você vai encontrar arte islâmica de várias partes do mundo como Irã, Turquia, Egito, Síria… O museu é lindo por dentro e por fora, procure o acesso ao pátio para se refrescar com a brisa da fonte ou admirar a vista para a cidade. O museu custa 50 Qatari por pessoa ou 85 para três dos 4 principais museus da cidade.

 

Passeie pelo Doha Corniche

Eu fui no alto verão então não consegui ficar muito tempo por lá mas imagino o quão gostoso deva ser. A orla de Doha é linda, com coqueiros, restaurantes, prédios com a arquitetura mais inusitada… Lá também acontecem eventos durante o ano e as pessoas vão correr e caminhar. Pela orla você consegue ver também os museus e o skyline da cidade.

Nade nas praias públicas ou particulares

No verão você poderia imaginar que as pessoas estariam na praia, mas não, a água é  praticamente tão quente quanto o lado de fora, então é no inverno ou próximo a ele que as pessoas aproveitam mais. Mas tenha em mente que nas praias públicas você não pode nadar de biquíni ou sungas, as pessoas nadam de roupa. Mas nas praias particulares dos hotéis você pode usar biquini.

Photo: Visit Qatar

 

Visite o Souq Waqif

Se eu tivesse que escolher apenas um lugar para conhecer seria este no final do dia. É meu lugar favorito porque foi onde pude ver pessoas locais vivendo suas vidas, fazendo compras e caminhando porque no verão eles só andam de carro, então só tive interação com pessoas dentro de hotéis, museus ou restaurantes. O Souq Waqif é um grande mercado a céu aberto e fechado onde você encontra restaurantes sofisticados, comida de rua, souvenirs de Doha, especiarias, castanhas, perfumes, roupas tradicionais, utensílios pra casa…a lista não termina! Lá também ficam dois hotéis famosos. Do lado de fora do Souq você pode ver também camelos. E se você tem interesse na tradição dos falcões, é por lá também o Falcon Souq. 

 

Visite o Museum Da História do Qatar

Este foi o museu que eu mais gostei, pude entender melhor a história do país, de suas tradições e das pessoas desde a formação da península até o descobrimento do óleo na região. Recomendo solicitar um guia para acompanhar o passeio, facilitou muito pra entendermos tudo e otimizou nosso tempo. E o grande destaque é para a arquitetura do museu, inspirada em uma rosa do deserto, que aliás está a venda na loja de souvenirs dentro do museu (mais ou menos U$20 cada).

Photo: Visit Qatar

 

 

Jantar e almoçar em um dos renomados restaurantes

No Qatar você tem acesso culinária de todas as partes do mundo, inclusive brasileira. Dentro dos hotéis mais sofisticados você encontrará restaurantes incríveis. No hotel em que nos hospedamos, o Mondrian, jantamos no incrível Morimoto, mas haviam outras opções também também de bar e até baladinha.

Morimoto Doha

Fiquei hospedada no oitavo andar e o quarto além de lindo e todo moderno tinha uma vista bem bacana para a cidade. O hotel oferece u buffet generoso de café da manhã, com opções locais e ocidentais.

 

Visite os estádios e faça um tour pelo Legacy Pavilliion

Este post está sendo escrito em 2019, logo após minha visita ao Qatar. Nessa viagem pudemos passar na frente de 4 estádios e ao todo serão 8. Um deles com a capacidade para 80.000 pessoas. Enquanto a Copa não chega você pode fazer um tour pelo Legacy Pavillion e saber mais sobre a Copa de 2022 que será sediada em Doha.

 

Obrigada Qatar Airways pelo convite! Doha me surpreendeu muito e ficará pra sempre na minha memória, mal posso esperar para voltar!

Você pode acompanhar mais da minha rotina em Nova York pelo meu instagram que é @marthasachser e meu Youtube, que é este aqui! Para comprar meu guia de Nova York, clique AQUI! E se você tem viagem marcada para Nova York não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUI!

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário