HAVAÍ: O que você precisa saber para montar sua viagem! – Dicas do Havaí

Pisei pela primeira vez no Havaí em 2014 e foi amor a primeira vista, literalmente – já garanta o assento da janela do avião! De lá pra cá já foram quase 10 visitas ao estado americano mais diferente (são 8 ilhas principais que formam o estado como um todo: Oahu, Maui, Big Island, Kauai, Lanai, Molokai, sendo  as duas últimas Niihau e Kahoolawe, ilhas onde não é permitido acesso) e que parece um país a parte! Já fiz todo tipo de viagem e passeios e sei que muita gente tem curiosidade sobre como funciona, quanto tempo ficar, quanto custa, etc, etc… Então no post de hoje eu venho compartilhar algumas dicas para tornar sua viagem mais fácil!

Para mais dúvidas e dicas do Havaí e da minha vida aqui em Nova York, meu instagram dedicado ao Havaí é o @brasileiranohavai e o meu pessoal onde compartilhado dicas de NY é o @marthasachser!

Como organizar uma viagem para Honolulu?

Essa é uma das dúvidas que mais recebi ao longo dos anos, já que o Havaí é um investimento relativamente alto pra muita gente e todos querem aproveitar ao máximo e evitar perrengue.

Por isso super recomendo baixar o guia de viagem com roteiro pronto para Oahu (Honolulu), para otimizar o tempo e garantir que vai conhecer o melhor da ilha de forma simples e organizada!

Clique AQUI para baixar em ebook ou AQUI para adquirir a versão impressa pelo Amazon.

 

Visto

O Havaí é um estado americano, portanto é o mesmo visto para os Estados Unidos e é considerado obviamente vôo doméstico, você não passa pela imigração internacional!

Idioma

O Havaí tem duas línguas oficiais, o inglês e o havaiano. Então por onde você for todo mundo estará se comunicando em inglês mas é comum você ser recebido em lojas e restaurantes com Aloha (hello!) e Mahalo (obrigado!). Espanhol não foi algo que ouvi com frequência por lá mas algumas pessoas falam e as que trabalham com turismo sempre são muito solícitas e acredito que farão o possível para ajudar caso você não fale inglês. O Havaí recebe também muitos turistas japoneses então é bem comum encontrar menus de restaurantes neste idioma e pessoas que falam japonês.

 

Ensaio fotográfico no Havaí

Se estiver indo para Oahu, a melhor maneira (e a mais barata) para reservar seu ensaio é direto pelo site do Fotos na Mala (www.fotosnamala.com). Por lá você encontra fotógrafos brasileiros em mais de 100 destinos pelo mundo e o site oferece os melhores preços, mais barato do que fechando diretamente com os fotógrafos, por isso o ensaio precisa ser reservado direto pelo site. Eu já fiz algumas vezes e é muito especial ter esses registros no paraíso feito por fotógrafos brasileiros!

Além disso, reservando seu ensaio pelo Fotos na Mala você garante o melhor preço e meus seguidores ainda tem  mais U$10 de desconto no ensaio com meu código NYANDABOUT no ensaio fotográfico em Honolulu ou 5 na moeda local de outras cidades!

 

Onde se hospedar no Havaí?

O barato do Havaí é que todo tipo de hospedagem é muito popular e válido na hora de explorar as ilhas que são cheias de personalidades. Pra quem quer uma vibe mais local, AirBnB funciona bem nas ilhas e você encontra também uma infinidade de albergues (hostels) com preços interessantes e quartos privativos. Segue algumas dicas de hospedagem no Havaí abaixo:

Na ilha de Oahu (Honolulu):

Eu amo a mistura de cidade e natureza então sempre fico na região de Waikiki, tem várias opções de transporte e dá pra andar pra todo lado. Por lá você encontra inúmeros restaurantes e lojas. Já fiquei em hostels (albergues) em quarto privativo e foi super tranquilo.

Já me hospedei em vários mas meus favoritos foram o Ilima Hotel e o Vive Hotel e ambos foram muito bons, o Ilima foi perfeito para quando viajamos em família, pois tinha opção de quarto com cozinha, piscina, estacionamento e uma vista linda pra cidade.

Os preços de hotéis comuns não costumam ser muito absurdos na minha opinião, em Oahu, a ilha que mais recebe turistas, uma média de hotéis de uma a três estrelas em Waikiki (região mais badalada da ilha) é de U$150-250 por noite. Você pode conferir alguns hotéis super bacanas neste link  AQUI ou AQUI!

Além dos hotéis tradicionais, você vai mais cedo ou mais tarde esbarrar em um dos muitos resorts incríveis presentes nas principais ilhas e caso não se hospede em algum, vale conferir os restaurantes e mesmo as praias onde estão, já que não são particulares e costumam ser muito lindas!

Na ilha Maui:

Fiquei no The North Shore Hostel em quarto privado (banheiro compartilhado mas super tranquilo!) e em AirBnB. Clique AQUI para saber mais sobre o hostel! MAS, se eu pudesse indicar uma região, seria Lahaina e Wailea, onde estão as praias mais lindas! Tem vários hotéis legais por lá, veja alguns nessa região AQUI!

Na ilha Big Island:

Fiquei nos dois lados da ilha, em Hilo neste hostel/albergue com quarto privado AQUI e em Kona, ficamos na região de Kona Village neste hotel (com piscina!!)  AQUI! Ambos bem localizados, cheio de restaurantes e lojas por perto. Como os dois lados da ilha (Hilo e Kona) tem propostas diferentes, recomendo dividir a viagem com metade dos dias pra cada, lembrando que o parque do vulcão merece um tempo maior e eu faria o passeio no trajeto de Kona para Hilo. Em Big Island existem também resorts com praias lindas mas acabamos ficando em hotéis mais simples mas confortáveis e bem localizados como esses acima.

Na ilha Kauai:

Como queríamos economizar e estávamos em um grupo de 4, alugamos um apartamento bom e confortável e o preço estava muito bom. Veja mais AQUI! Ficava pertinho da praia, em Lihue, uma área mais tranquila da ilha. Mas você consegue ver mais hotéis bacanas (eu quero ficar na região de Koloa e  Poipu na próxima vez, cheia de lojas e restaurantes além de praias lindas!)

 

Qual a melhor maneira de se locomover no Havaí?

Carro. Na minha opinião, no Havaí você precisa de carro pra aproveitar de verdade. Você pode alugar no aeroporto quando chegar ou reservar com antecedência clique AQUI  ou AQUI para garantir os melhores preços e modelos.

Apenas Oahu tem um sistema de transporte público de ônibus bem bom e você consegue fazer algumas coisas a pé. Mas sem dúvida de carro é muito melhor, mesmo com ônibus disponível. Nas outras ilhas com certeza você vai precisar de carro.

Em Oahu você também tem a opção de fazer city tours de trolley ou de ônibus e ter uma visão bem geral de partes da ilha, tem passes e rotas diferentes. Se quiser comprar com antecedência com cancelamento gratuito e desconto, clique AQUI e insira o cupom NYABOUT10OFF na hora de pagar.

Entre as ilhas você pode voar, são cerca de 30 minutos de vôo entre uma e outra e a Hawaiian Airlines é a companhia aérea oficial. Você pode pesquisar preços e comprar sua passagem por este site AQUI! Os trechos ficam entre U$60-80 comprando com mais antecedência. Recomendo ir “brincando” com as combinações pra ver qual fica mais barata no final considerando seu aeroporto de chegada e saída. Para Lanai e Molokai você pode ir de  balsa direto de Maui ou voar também. Saiba mais AQUI e AQUI!

Em qual região se hospedar no Havaí?

Em Oahu (Honolulu): Isso vai depender do tipo de viagem que você quer fazer e o estilo de pessoa que é. Eu amo natureza mas sempre gosto de ficar no centro de tudo, para poder andar a noite pela rua, ver gente passeando, poder escolher vários restaurantes. Mas tem quem curta mais a paz e o sossego… Se estiver de viagem para Oahu (Honolulu) um exemplo de região central é Waikiki e se quiser algo bem mais tranquilo, recomendo o North Shore.

Se quiser ficar com toda a infra-estrutura de um hotel 5 estrelas mas não no meio de todo o buzz da cidade, recomendo também em Oahu a região de Ko Olina onde vários resorts se encontram, inclusive o da Aulani, hotel da Disney. Você vai gastar em média 20 minutos de carro de lá até chegar na região de Waikiki por exemplo. Para saber onde se hospedar nas outras ilhas não deixe de assistir aos vídeos das minhas viagens pra lá no meu canal no Youtube AQUI! 

Em Maui, Big Island e Kauai, veja a lista dos hotéis acima onde eu falo mais das regiões!

 

Quantos dias em cada ilha do Havaí?

Havaí é um destino que merece ser explorado com calma e por ser longe e a passagem automaticamente muitas vezes “cara”, vale a pena dedicar um tempo bacana a ele! São quatro ilhas principais: Oahu, Maui, Kauai e Big Island (ou Havaí). E as quatro tem atmosferas completamente diferentes. Tanto que eu tento mas não consigo escolher apenas uma como favorita, todas tem algo que completam a outra. Mas, se eu tivesse que escolher apenas uma para conhecer ou viver “pra sempre” acho que Oahu é a minha preferida, porque é bem cidade grande mas cheia de natureza por todas as partes. Neste link AQUI você vê meu roteiro pronto para até 8 dias na ilha!

Minha dica é separar cerca de pelo menos 4-5 dias ( se seu objetivo é fazer tudo sem pressa, recomendo ficar mais, claro) para Maui, Big Island e Kauai e pelo menos 6 para Oahu. E daí ir montando o que quer fazer, ver pelo que cada ilha é mais famosa…

Por exemplo: o North Shore, Diamond Head e Pearl Harbor em Oahu são “atrações” bem únicas da ilha; já em Maui temos a Road to Hana e o  nascer do sol do vulcão Haleakala; em Big Island o parque dos vulcões e as praias de areia verde e preta são bem únicos da ilha; e em Kauai temos o Grand Canyon e a Napali Coast além de muito verde por todos os lados….

Veja também  em qual delas tem a experiência mais incrível. Por exemplo, você quer fazer snorkeling quando for para o Havaí. Você pode fazer isso em todas as ilhas gratuitamente, mas em Maui por exemplo, o passeio de barco pela ilha Molokini  (falei mais dele AQUI) é uma das experiências mais famosas, então se for investir em algo mais “completo”, vale a pena deixar para fazer por lá e não fazer este tipo de passeio pago em todas as ilhas ou em ilhas que não sejam tão incríveis. Passeio de barco por exemplo também pode ser feito em todas as ilhas, mas em Kauai o passeio pela Napali Coast é algo imperdível no pôr-do-sol, então caso desejar investir, eu planejaria para fazer em Kauai.

Eu já fui pra Oahu quase 10 vezes e sempre descubro algo novo.  Já fiquei 10 dias, 5 dias e 8 dias e pelos meus cálculos, eu acredito que 7-8 dias por lá seja o ideal para curtir melhor a ilha em uma primeira visita.

Comida e gastos com alimentação

O Havaí tem fama de ser um lugar super caro para se viver mas sinceramente? Nunca achei nada muuuito absurdo. O preço dos restaurantes é o mesmo ou menor do que estou acostumada aqui em Nova York. Geralmente gastava em média de U$15-25 para um almoço simples ou lanche, mas varia bastante de lugar pra lugar (falo e várias opções com valores diferentes no meu guia do Havaí AQUI), parte da experiência do Havaí é comer coisas típicas, poke bowls…coisas que não custam muito caro também.

Compras de mercado as vezes saem mais caro principalmente no caso de alguns itens, como carnes e leite, mas achei bem okay quando fui. Mas em todas as ilhas principais você encontra um Walmart, que tem preços bem bacanas, além de Safeway e outros supermercados locais. Em todas as ilhas você encontra também as famosas ABC Stores que estão por TODAS as partes. São lojas de conveniência que vendem de tudo um pouco: souvenirs, lanches, remédios, itens de higiene, roupas, acessórios para nadar e fazer mergulho, comidas prontas… Então dá pra comprar sempre algo rápido e os preços são okay, nada absurdo na minha opinião.

Qual a melhor época para viajar para o Havaí?

Em geral o clima é bom o ano todo. Entre Julho e Setembro, auge do verão, costuma ser obviamente mais quente, mas ainda agradável. No inverno é ainda sim bem gostoso e faz calor, mas é comum bater um vento fresco no final do dia (fresco, não necessariamente frio) e você pode precisar de uma jaqueta jeans por exemplo. Geralmente vou mais no inverno entre Dezembro e Fevereiro e é uma delícia, somente em algumas atividades que envolvem altitude alta, como ver o sol nascer por cima das nuvens em Maui, recomendo casaco mais pesado, porque pode fazer mais frio.  Mas de um modo geral é sempre gostoso e com um vento agradável, mas no inverno algumas praias não são muito seguras pra nadar devido a forte correnteza e ondas grandes.

Minha dica é conferir a previsão do tempo na semana anterior antes de fazer as malas.  Em termos de economia, a melhor época pra viajar pra lá é fora de épocas escolares americanas, entre Setembro e Novembro e de Abril até Junho, mas é possível achar promoções o ano todo de passagem. Vale lembrar que Kauai é o lugar que mais chove, é o mais molhado dos EUA, então é comum algumas áreas da ilhas estarem mais nubladas e garoando com frequência. Atrapalhando inclusive a visibilidade de quem quer visitar o famoso Waimea Canyon, o Grand Canyon do Havaí, mas ainda sim valeu a pena o passeio.

 

Quanto custa a passagem?

Depende de onde você vai voar, mas de Nova York pra lá é sempre entre U$650-850 na maior parte do ano podendo chegar a U$1200 no final do ano. Eu já comprei por cerca de U$500 também, fique de olho no site da Hawaiian Airlines que sempre rolam umas promoções.

 

Internet e sinal de celular

Você encontra wi-fi em vários estabelecimentos e em pouquíssimas regiões das ilhas eu não tive sinal de celular algum.

 

Como aproveitar melhor a viagem?

O Havaí  é sem dúvida um destino que eu recomendo você adquirir seguro de viagem. Além de todos os perrengues possíveis que a gente não quer nem pensar que podem acontecer (como bagagem extraviada, vôo cancelado, etc…) vale lembrar que o sistema de  saúde aqui não é público como no Brasil e os hospitais são bem caros, uma simples visita pode custar mais de U$1.000! Então sempre viajo com seguro de viagem e recomendo para ficar mais tranquila. Pra quem quer pesquisar e comprar seguro de viagem com 5% de desconto, eu indico utilizar o meu código NYANDABOUT5 pelo Seguros Promo, porque pelo site você pode comparar vários seguros de uma vez, o que é muito mais simples.

Quais as melhores experiências no Havaí?

OK, aqui é que a coisa pode ficar cara se você não pesquisar antes! Por isso quero reforçar que você não precisa fazer atividades pagas para se divertir ao máximo no Havaí, a maioria das maravilhas das ilhas são gratuitas ou bem acessíveis, mas vou dar exemplos de experiências pagas que sim, vão aumentar o seu orçamento mas que são únicas para se fazer por lá. A maioria delas custa entre U$80-300.

Luau (você encontra de preços variados, falei de um que amei e recomendo em Maui AQUI!); vôo de helicóptero em Kauai e Big Island; passeio de barco em Kauai pela Napali Coast (compartilhei o que fiz e recomendo AQUI!); passeio guiado no parque nacional dos vulcões em Big Island; snorkeling na Molokini Island em Maui (saiba mais AQUI!); mergulhos profundos com guias e aula de mergulho; passeio em alto mar de barco para observar baleias e golfinhos; Polynesian cultural center (Oahu), falei mais dele AQUI!. Você precisa fazer? Não! Mas se eu tivesse que recomendar alguma experiência, essas provavelmente entrariam na lista se estivessem no meu orçamento.

Mais atividades legais para fazer em Oahu e outras ilhas!

Existem inúmeras experiências para todos os bolsos e gostos. Recomendo pesquisar antes porque ao chegar lá pode ser mais difícil escolher algo com tanta informação disponível. Algumas atrações podem ser muito concorridas também, então vale reservar antes. Recomendo comprar pela Tiqets pelo link do blog para garantir desconto de 10% e cancelamento gratuito. Clique AQUI para ver as opções no Havaí.

Vai pra Oahu (Honolulu)?

Recomendo muito baixar o guia de viagem com roteiro pronto para Oahu (Honolulu), para otimizar o tempo e garantir que vai conhecer o melhor da ilha de forma simples e organizada!

Clique AQUI para baixar em ebook ou AQUI para adquirir a versão impressa pelo Amazon.

Quer mais dicas do Havaí?

Para mais dúvidas e dicas do Havaí e da minha vida aqui em Nova York, meu instagram dedicado ao Havaí é o @brasileiranohavai e o meu pessoal onde compartilhado dicas de NY é o @marthasachser!