morar nos estados unidospessoalviagens

Dez Coisas Que Amo nos Estados Unidos

20 mar, 2015 / por / 29 comentários

Se você me segue no Youtube (AQUI) e no instagram (AQUI!) sabe que recentemente concluí meu sonho de conhecer os 50 estados americanos . Já falei sobre 10 sonhos que realizei nos EUA neste post AQUI também. Mas viajar pelos quatro cantos do país me inspirou a compartilhar com vocês algumas das coisas que mais gostei de ver e viver desde que me mudei pra cá há 10 anos atrás! Antes de mais nada, a intenção deste post não é criticar ou comparar com o Brasil, isso não quer dizer de maneira nenhuma que eu não ame meu país ou ache que aqui seja o melhor país do mundo, beeem longe disso! Tem coisas boas e ruins em ambos e atualmente moro em Nova York e compartilho com vocês minha experiência, mas quem sabe onde estarei em alguns anos?! Não se preocupem, serei justa e  em breve sai o post de “10 coisas que não gosto nos Estados Unidos”, combinado!? Se puderem, me escrevam no final quais são as coisas que vocês mais amam, vou adorar saber o que pensam! E não deixe de me seguir nas redes sociais, meu instagram é @marthasachser  e @the50statesgirl, meu canal no Youtube é este AQUI e também estou sempre compartilhando minhas dicas de viagem por lá! MUUUUITO obrigada <3 Um beijo e até a próxima!

 

1- A diversidade de cenários

Eu sei que todo país tem lá suas diversidades geográficas, mas acho incrível as diferenças que vejo aqui, de praia, deserto, montanha, cidade… é lindo! E a facilidade para ver todos de perto é uma coisa que me fez amar isso tudo ainda mais! As passagens não são um absurdo, tem hospedagem pra todos os bolsos e aluguel de carro é muito simples! Um dos meus estados favoritos em que conseguimos ver muita variedade de cenários é a California, com praias lindas, cidade, montanhas, vales, neve. Sem dúvida meu estado favorito e só não moro lá ainda porque Nova York não me deixa! Amo! Para conferir algumas das minhas viagens pra Califórnia basta clicar AQUI!  Nessa foto, South Dakota, Colorado, California e California!

IMG_2384

 

2-A educação e simpatia das pessoas

Outro ponto que sei que não posso generalizar, mas como a lista é baseada no que EU amo e minha experiência aqui, não poderia deixar de dizer que  a educação e simpatia das pessoas foram coisas que me impressionaram desde o começo. Sendo elas sinceras ou não, nada melhor do que se sentir bem vindo em uma loja, restaurante e principalmente, órgão público. É como se eles vivessem sempre de bem com a vida! É  hello, welcome, excuse me, I’m sorry, thank you, take care, you’re very welcome pra tuuudo. Confesso que foi quase um choque cultural quando cheguei, inúmeras vezes entrei em lojas no Brasil “meio mal vestida” e o vendedor me olhava da cabeça aos pés, não me dava atenção ou chegava a ser até mal educado. E não foram uma ou duas vezes não, foram muuuuitas! As pessoas aqui não te julgam pelo o que você veste, rola uma igualdade mais real, sabe? Você entra nas lojas ou  restaurantes e já te recebem com um welcome (bem vindo!), seguido de um sorriso  perguntando como você está! Sim! Que eles estejam pensando na gorjeta generosa que podem ganhar ou não, fato é que nada melhor do que ser recebido com sorriso e educação onde quer que a gente vá, independente do que se está vestindo, né? E isso eu vejo muito por aqui, esteja você calçando um chinelo ou um sapato da Chanel, sendo você um milionário ou um gari.

 

3- As estradas e a segurança!

Sim, não poderia ficar de fora da lista! Eu, péssima de voltante como era no Brasil, não conseguiria fazer as viagens longas que faço por aqui se as estradas fossem ruins. Já viajei de norte a sul, de leste a oeste e posso afirmar que ainda estou pra ver estradas ruins neste país. Muito amor ao ver nossas taxas sendo empregadas em todas as áreas de uso público com qualidade. Tudo limpo, organizado, sinalizado, com pontos de descanso…. Muito amor! Sempre que viajo de carro tiro fotos da estrada, você pode conferir um pouco mais de todos os destino clicando AQUI !  E a segurança é não apenas relacionada a qualidade de se dirigir em estradas boas mas também em relação a segurança pública, que é algo que me deixa tranquila, saber que podemos ir e vir, independente da hora que for, seja de carro ou a pé!

gfggfd

 

4-A variedade de raças e culturas

Pra quem não sabe, os Estados Unidos é um país construído basicamente por imigrantes. Se você como eu imaginava que aqui todo mundo era loirinho dos olhos azuis, vai ter um choque quando pisar em uma cidade grande americana. Principalmente se ela for Nova York! É uma mistura de raças e culturas que eu nunca vi em nenhum outro país! É muito comum em uma simples ida ao supermercado você ouvir qualquer outra língua menos inglês! As vezes até esqueço que estou nos Estados Unidos! Quer mais exemplos?! A moça da lavanderia aqui perto de casa é Chinesa. O senhor da venda da esquina é Indiano. A atendente do supermercado é do Oriente Médio. E o atendente da loja de bagel que eu amo é um Mexicano muito simpático!  E pro cérebro entender tantos sotaques?! Algumas cidades são mais “Americanas” do que Nova York, especialmente em regiões menos turísticas do país, mas eu acho essa mistura  o máximo! Aqui comemoramos o St. Patrick’s Day, os dias das independências de vários países, tem Chinatowns nas principais cidades, além de festivais dedicados a muitos países, todo mundo junto e misturado! E isso faz a mente da gente abrir tanto que vocês nem imaginam! Amo!

 

5- A facilidade para comprar o que se precisa (e não precisa!)

Sempre me dizem que as coisas nos Estados Unidos são muito baratas. O que eu sinto é que tudo aqui tem um preço justo e que quase todos tem o poder para comprar tudo o que precisam sem parcelar no cartão em 200 mil vezes com juros absurdos.  Eu acho que no Brasil é que as coisas são muito caras haha! Pagamos tantas taxas e os preços são tão sem exorbitantes que quando vemos os daqui, piramos e nos jogamos nas compras! Mas de um modo geral é verdade sim que tudo aqui tem um preço bacana e fica ainda melhor com as famosas promoções absurdamente lindas, de 50%, 75% OFF!

IMG_2422

Quer ver mais? Assista ao tour pelo supermercado americano clicando AQUI, assista ao tour por lojas baratas AQUI e tour por várias outras lojas que já gravei lá no canal na playlist “Vida nos EUA” clicando AQUI! 

 

6-As tradições

Eu sinto que o ano aqui passa muuuito rápido e outro dia eu me dei conta do motivo disso! Nos primeiros dias de Janeiro você chega em qualquer farmácia Americana e vai se deparar com corações, chocolates, bichinhos de pelúcia e cartões melosos… Tudo isso para anunciar que o Valentine’s Day está “logo ali”, chegando um mês depois, no dia 14 de Fevereiro. Passando a data, tudo cai de preço e é hora trocar a decoração e abrir espaço para produtos de Páscoa! E não é como no Brasil, que vende-se chocolates, ovos e acabou. Aqui tem toooda uma celebração, ainda mais se for família com crianças pequenas, essas principalmente, decoram a casa pra cada época! Você vai ver isso também na troca das estações. Primavera, verão, outono e inverno… todas ganham produtos customizados para enfeitar os lares americanos! Outra tradição que eu adoro é comemorar o Thanksgiving, o dia de ação de graças! E não poderia deixar de mencionar como aqui eles contratam fotógrafos para fazer cartões de Natal e de outras épocas do ano personalizados e mandam para os amigos e familiares! Os fotógrafos e os correios agradecem! Outro hábito bacana deles é ter uma bandeira Americana do lado de fora da casa, é algo bem comum de se ver, são um povo muito patriota, em qualquer época do ano. E não poderia deixar de falar do costume de enviar um thank you card, um cartão agradecendo aos que vieram no seu aniversário, alguma celebração especial, deram algum presente ou algo do tipo. Bem educado e fofo, né?

IMG_2429

E o que dizer do Halloween? Acho o máximo as crianças irem pedir doces nas casas, com suas fantasias  e ir a festas e desfiles super legais que rolam nesta época! Veja um pouco mais do nosso halloween em Nova York abaixo! E se gostar, não deixe de se inscrever no meu canal no Youtube clicando AQUI! 

 

7-As 4 estações

Aqui as 4 estações são lindas e bem certinhas. Salvo alguns anos em que resolve nevar na primavera ou outono. Mas é basicamente neve, vento e frio no inverno. Flores e clima gostoso na primavera. Calor insuportável no verão e folhas marrons, laranjas e vermelhas com clima de friozinho no outono. Não é regra geral pro país todo, na Flórida por exemplo, que é conhecida como the Sunshine State, o estado do brilho do sol, não neva e no inverno faz um frio beeeem mais fraco do que o de Nova York por exemplo. Minha estação favorita da vida é o outono e clicando neste link AQUI ou no  meu site de fotografia AQUI você encontra algumas das minhas fotos favoritas que tirei em Nova York nesta época! Quer ver um pouco do inverno em Nova York? Confira os vídeos e vlogs no canal mostrando um pouco das nevascas e inverno em Nova York AQUI! 

 

8- Refil de graça e porções generosas

Aqui não tem muito o que  pensar, ao entrar em um desses restaurantes populares e alguns fast foods  umas das únicas certezas que tenho é de que as porções da comida são grandes, os refrigerantes tem refil e a água é de graça. No começo estranhei e até achei um absurdo! Imagina, refrigerante liberado adoidado!? Mas a verdade é que não é algo descontrolado com pessoas tentando tirar vantagem disso como imaginei que seria  (tipo um refri pra dez, já que é refil gratuito, né!?) mas me acostumei com mais essa facilidade. É muito incrível! Você está comendo lá feliz da vida, sua bebida mal chega ao final quando vem o garçom com outra geladinha pra você! Hoje quando vou em algum lugar fora daqui que não segue essa regra, já fico resmungando por dentro haha Refil é vida! Por um mundo com  porções generosas de caesar salad e água de graça em todos os lugares do mundo por favor!

IMG_2392

 

9-A facilidade para trocar uma mercadoria e o respeito ao consumidor

Usou e não gostou do que comprou? Veio com defeito? Comprou e se arrependeu? Pois aqui tem jeito pra tudo, o consumidor vem sempre primeiro. Cada loja tem sua política de trocas e retornos mas na maioria delas você tem  direito de devolver o produto, trocar por algo, receber seu dinheiro ou pegar crédito na loja sem muita burocracia. Uma vez uma amiga trocou um vestido que tinha comprado há mais de um ano atrás, já sem nota fiscal e apenas com a etiqueta. Pois eles devolveram o dinheiro e não perguntaram nada. Como não amar? Eles acreditam em você até que se prove o contrário e eu acho isso muito bacana. E isso não quebra o mercado, pelo contrário, cria consumidores mais fiéis que sentem que podem comprar com segurança.

 

10-Farmácia é sinônimo de  conveniência

As farmácias aqui são tipo bombril, mil e uma utilidades. Não estou exagerando, não! Nelas você encontra maquiagem, roupas, produtos de beleza, lembrancinhas, comidas e congelados, artigos de foto, livros, revistas, eletrônicos, decoração típica de cada estação, brinquedos e ah! Remédios! Como assim?! Já é de praxe meninas virem para os Estados Unidos pela primeira vez sonhando com as tais compras nas farmácias Americanas! E é bem assim mesmo! Uma vez entrei em uma fora daqui que só vendia remédios e me senti a frustrada haha Mais uma coisa que estranhei no começo e hoje amo!

IMG_2403

Como não amar essa facilidade? Assista ao vlog com dicas de produtos para comprar na farmácias e veja mais sobre farmácias americanas AQUI!  

É difícil escolher somente 10 coisas, poderia também falar sobre a pontualidade dos americanos, algo que eu levei pra vida! Perde sim um pouco da nossa informalidade, mas viver “dentro das normas da boa convivência”é ao mesmo tempo uma libertação enorme! Mas me contem, quais são as coisas que vocês mais gostaram de saber ou que mais amam aqui!? Vamos falar mais sobre! E não deixe de me seguir nas redes sociais, meu instagram é @marthasachser  e @the50statesgirl, meu canal no Youtube é este AQUI e também estou sempre compartilhando minhas dicas de viagem por lá! MUUUUITO obrigada <3 Um beijo e até a próxima!

 

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

29 Comentários

  • Tais
    24 jan 2016

    Oi Martha , morei em Chicago com meus pais em 88 e ficamos 4anos .
    Foi o melhor tempo da minha vida! Tinha 10 anos! Hoje estou casada com um filho de 5anos e sou louca pra voltar! Estou planejando isso a longo prazo! Mas o que mais me deixa feliz nos EU é ver a rapidez da justiça americana! À punição merecida realmente aplicada. Isso funciona bem aí!

  • Camila
    24 nov 2015

    Ao contrário de todo mundo aqui, eu não me adaptei a morar fora dos Brasil, nos EUA. Morei por 4 anos lá e foi muito sofrido. Sou muito apegada a minha família brasileira e ao Brasil de forma geral, mesmo com os problemas que tem, alias, também vi defeitos nos EUA que me despontaram bastante, embora nada justifique o que ocorre aqui. Enfim, quando retornei ao Brasil, senti como se eu tivesse a alma de volta ao meu corpo, como se eu fosse aquela Camila que eu sempre tinha sido antes de viver nos EUA….eu voltei a ser….feliz!

  • Sergio Junger
    02 abr 2015

    Olá Martha,
    Excelente texto. Sinto que vivo faltando algumas coisas.
    Lento textos como o seu e outros comentarios, estou mais convicto que o país que devo vivier é os EUA.
    O que você escreve no texto tem tudo haver com o que sempre pensei.
    Por duas vezes tentei e não conseguir ir para os EUA, boas coisas surgiram aqui no Brasil para mim e desistir. Mas agora não, estou me preparando para ir e não voltar mais.

    • Martha Sachser
      03 abr 2015

      Que legal Sergio! Boa sorte pra voce nesta nova vida aqui! Este pais eh sim maravilhoso 🙂

      • Flavia Martins
        15 jul 2015

        Oi, Martha. Além de tudo que você escreceu, concordo e que a lista de dez itens é muito pequena para tanta coisa maravilhosa que existe neste país… mas eu acho que a mais bela de todas é você ser respeitado independente da sua conta bancária ou da sua aparência. A lei e rígida com qualquer cidadão que não a respeita. Aqui você pode vestir oque quiser e nem por isso você vai ser tratado de forma diferente… canso de ver pessoas milhonarias, com sua Ferrari usando regata e chinelos frequentando os mesmos lugares que pessoas comuns… Adoro ver filhos de gente rica, trabalhando part time em lojas ou em McDonald’s…. Aquí os valores são outros… sem falar de ir à Disney, naquele mundo de sonhos, onde tudo é perfeito, até as pessoas que lá trabalham, estam sempre felizes em te ajudar, além da oportunidade de pessoas idosas, cadeirantes, gordinhos, negros, brancos, estrangeiros de qualquer lugar do mundo, serem tratados igualmente. Eu simplesmente poderia continuar e continuar… Eu me sinto felizarda e abençoada em viver aqui. Amo esse país, que agora agora, também é meu. O Brasil é somente o lugar em que nasci

        • Martha Sachser
          16 jul 2015

          Concordo plenamente com o que vc disse Flavia! Ate gravei isso num video, porque eh muito verdade! Ser respeitado independente do que voce tme no bolso ou do que veste faz toda a diferenca! Amo!

  • Caroline Hernandes
    25 mar 2015

    O que dizer desse país que eu conheço a tão pouco tempo e já considero pakas? ahaha

    Cara, eu não retiro nenhum dos itens da sua lista!! Sou fascinada por cada um deles. Fico impressionada com a cultura do respeito e educação, a qual quase todos prezam. Me sinto mais segura e menos enganada, principalmente pelos sistemas corruptos que encontramos MUITO no Brasil. Além disso, as compras e o respeito ao consumidor são indiscutivelmente muito bons!!! Preços justos, promoções verdadeiras e a real concessão dos direitos que todo cliente possui. De fato, é um país que valoriza nossa dignidade.

    Beijos!!

    Carol. (www.carolinehernandes.com)

    • Martha Sachser
      25 mar 2015

      Que bacana Carol! Adoro quando leio comentarios assim, que batem com o que eu penso tambem! Fico muito feliz!

  • Antoniio
    24 mar 2015

    Bacana, muito obrigado pelas informacoes

  • Elizete
    24 mar 2015

    Martha,vc Tem toda razao,somos abencoados por “”Deus “”por estar aqui nesta terra,mesmo com todas as dificuldades e muito Bom viver nos EUA

  • Leila Gois
    23 mar 2015

    Fazem 28 anos que moro nos Estados Unidos. Morei 9 anos em Connecticut e agora moro na Florida. Amo meu Brasil, mas realmente não consigo me imaginar morando lá novamente. Cheguei a pensar em morar pelo menos um ano no Brasil para meus filhos aprenderem melhor o portugues, mas desisti. Brasil, só pra passiar! Já me adaptei tanto com a vida aqui, que nem sei te dizer o que gosto mais… Mas resalto o respeito que a gente ainda recebe aqui como cidadão, como pessoa, como consumidor… Qdo vejo reportagem de como as pessoas vivem no Brasil, que nem mesmo um atendimento médico é guarantido, me arrepio. Gostei do seu jeito de escrever! Bjos.

  • Alessandra M. Silva
    22 mar 2015

    Como eu sonho de morar nesse país! Sonho de adolescente sabe…mas a vida me encaminhou p outros caminhos. No momento minha familia se resume em Eu, minha filha d 15 e meu filho d 9 e quando vejo alguem falar assim dos Estados Unidos mais meu sonho aumenta. A minha insegurança era chegar ae sem dominar a lingua levando os meus filhos p encarar a vida sozinha…mas vendo post comi esse só me sinto encorajada a não perder mais tempo. Bgda amuga suas dicas são valiosas.

    • Martha Sachser
      22 mar 2015

      Que bom 🙂 fico feliz! A vida as vzes nos leva para caminhos diferentes mas que no final chegam a um destino melhor do que imaginavamos. Toda sorte do mundo pra vc:)

  • Elisabeth
    22 mar 2015

    moro aqui em Minneapolis há 18 anos e amo morar fora do Brasil .
    Qdo visito o Brasil não acredito que vivi lá e convivia com td aquelas falta de respeito ao ser humano.
    Acho difícil voltar a viver fora de usa , um lugar fantástico .
    Amo morar aqui e me adaptei rápido a td de bom que tenho aqui.
    Amei sua colocação sobre as Dez coisas que eu amo nos EUA !!!
    Sim , tem as que detesto mas são poucas coisas kkk
    Abraços
    Beth Obern

    • Martha Sachser
      22 mar 2015

      hahahah concordo Beth! Sao poucas que detesto, estou aqui escrevendo a lista e ate doi o coracao escrever “detesto” porque ne, sao super toleraveis 🙂

  • Isa
    22 mar 2015

    Ainda não conheço os Estados Unidos, mas se eu chegasse a conhecer tenho certeza que concordaria com tudo que tu incluiu nesse post! Tenho muita vontade de conhecer, tudo me parece perfeito ♥
    http://www.blogisaedani.com

    • Martha Sachser
      22 mar 2015

      Oi Isa!! Que legal! Perfeito com certeza nao eh, quemd era, mas eh sim bem melhor nesses e outros fatores! com certeza vc vai amar!!

  • Italino Sitta
    21 mar 2015

    Tudo que você descreveu assino embaixo, tendo como experiência pouco tempo que passei em Las Vegas e SanDiego. Amo meu Brasil, mas tudo aqui é muito complicado, principalmente na fase atual. Meus casal de filhos que já viveram mais tempo em Nova York, SanDiego, Mariland, New Orleans, Miami, tem a mesmíssima convicção. Parabéns pela iniciativa.

    • Martha Sachser
      21 mar 2015

      Que legal Italino que tantas pessoas pensam assim, ne? Fico feliz que tenham tido uma experiencia legal 🙂
      Obrigada por comentar!

  • Cynthia
    21 mar 2015

    Amei seu post. Faz 8 meses que estou vivendo em Maryland e claro já estive em NY, e ñ tem como ñ gostar daqui. Das belezas, educação das pessoas, segurança e no meu caso ainda entra a escola/ônibus para meu filho. Tudo funciona muito bem. Simplesmente encantada com esse país. Amo suas dicas. Bjo

    • Martha Sachser
      21 mar 2015

      Muito obrigada Cynthia por compartilhar isso!! Eu morei em MD tambem!! Gente, que saudades de la!! Tudo tao limpo, organizado!! Felicidades pra vcs!!!

  • fabi
    21 mar 2015

    EU moro aqui a 17 anos e AMO! Uma coisa que sempre me emociona, eh a solidariedade dos americanos! EU sei que tem muitas criticas, que eles são egoistas e superficiais (ehhh generalização!) mas as experiencias que tive morando no subúrbio mostram pessoas engajadas em ajudar o proximo, quando em dificuldade. Sao muito solidários!!! E isso começa cedo! Ja vi crianças pequenas fazendo lemonade stands pra juntar dinheiro para um abrigo de animais, famílias que se organizam e levam jantar, todas as noites, para a casa de uma pessoa que esta doente ou hospitalizada, jovens que se empenham em coletar casacos, luvas e tocas para os que não podem compra-los no inverno, vizinhos limpando a neve na frente da casa da senhorinha idosa, sem ela nem ter pedido, enfim, acho isso muito bonito. Ao invés daquela frase que sempre falamos: precisando, eh so chamar! Eles arregacam a manga e poe a mao na massa!

    • Martha Sachser
      21 mar 2015

      ADOREI Fabi!!! Me esqueci disso! Comtoda certea foi algo que me surpreendeu! Eu so escutava que americanos eram frios e quando cheguei aqui, vi que de frios nao tem nada. Podem nao ter o calor humano do Braisl mas sempre estao ajudando uns aos outros! Bem lembrado!

  • patricia
    20 mar 2015

    Muito bom… queria tanto, tanto consegui morar aí. E o pior é q parece que falta só um pouco pra consrguir e não sabemos o caminho.
    Mas adorei e concordo com tudo !!! Felicidades.

    • Martha Sachser
      20 mar 2015

      Boa sorte pra voce Patricia! Espero que de tudo certo e possa realizar seus sonhos <3

  • Silvania Lima
    20 mar 2015

    Nunca tinha tido vontade de conhecer os USA.Já vivi na Europa e viajei para lá diversas vezes.Mas,de uns anos para cá,essa vontade apareceu e disse para mim mesma” quero começar por NY”. AMEI!!!Tb conheci Boston e Washington.Meu Deus,como é difícil morar no Brasil depois de ter contato com tudo isso que foi dito por vc.Se pudesse,moraria FELIZ nesse país que aprendi a amar e admirar.NYC is awesome!!!!

    • Martha Sachser
      20 mar 2015

      Disse tudo Silvania! Eu amo muuuuuito o Brasil, muito mesmo e se um dia tiver que voltar, voltarei com orgulho. Mas eh mesmo muuuuuuito dificil ir pra la visitar depois de morar fora, ne? Que bom que escolheu NY pra comecar, aqui eh uma cidade incrivel!! Boa sorte pra vc :))