“A sua viagem é o nosso trabalho!” – conheça a mineira que revolucionou o mercado da fotografia turística Brasileira no mundo
Por Natalia Weber
O ano era 2017. Depois de quase uma década dedicada a trabalhar com criação de conteúdo de viagens e fotografar brasileiros vivendo o sonho de visitar Nova York, Martha Sachser respirou fundo, comprou o domínio, apertou PUBLICAR em um site de templates semi prontos e assim nasceu o Fotos na Mala, do sofá da sua sala em Nova York.
“Eu vinha sonhando com ele há um bom tempo, sentindo as dores e as delícias de trabalhar com a fotografia turística, escutando outros profissionais da área e pra mim fazia muito sentido criar o Fotos na Mala, para solucionar vários problemas em um só lugar e também criar um negócio que fosse além de mim e da minha imagem”.
Conheça mais da história da mineira de Belo Horizonte que se mudou para os EUA e fez acontecer!

Como tudo começou nos EUA:
Martha Sachser se mudou sozinha para os EUA aos 20 anos, para viver o famoso sonho americano. Nos primeiros anos ela morou nos estados de Maryland e Virgínia, trabalhou como Au Pair (um intercâmbio de trabalho de babá) e continuou anos depois morando na casa das famílias, trabalhando de dia cuidando das crianças e fazendo faculdade à noite e aos finais de semana. Para se manter e pagar a faculdade, além do trabalho de babá fez extras de faxina, ajudante do lar e acompanhante de idosos. “Eu sempre soube que um dia iria “chegar lá”, me via morando em Nova York e trabalhando com cinema, produção de TV ou algo na área.”

Em 2010 ela decidiu correr atrás do sonho, alugou um carro, colocou tudo dentro e partiu para New Jersey, mais precisamente para a cidade de Newark. “Newark me acolheu, é uma cidade com uma comunidade Brasileira enorme, me sentia em casa e fiz vários amigos. Transferi minha faculdade pra região, consegui emprego de garçonete em um restaurante Brasileiro e trabalhei como babá nas horas vagas. Investi em workshop de produção de vídeo na New York Film Academy, achando que Hollywood era o caminho, até que um flyer de um curso profissional de fotografia despretensiosamente veio parar nas minhas mãos. Vi aquilo como um sinal, juntei todas as minhas economias que restaram e investi. Sempre amei fotografar, mas não imaginava trabalhar com isso aqui em NY. Comprei minha primeira câmera aqui nos EUA, um tempo depois me mudei de Newark para o Queens em Nova York e corri atrás de fazer acontecer, foi uma jornada tripla bem insana por muitos anos, mas deu certo e hoje vivo do meu sonho!”

Criando oportunidades em sua vida profissional:
Além da fotografia, a mineira foi visionária e em 2012 criou um blog sobre Nova York, para dividir suas dicas e vida na cidade, o famoso NY & About. Pouco tempo depois veio o Youtube e o Instagram. “Eu acabei tendo uma visibilidade bacana devido ao meu trabalho de criação de conteúdo, o que me ajudou a divulgar meu trabalho de fotografia e me trouxe mais credibilidade.”
Aos poucos ela se viu fotografando celebridades, personalidades brasileiras e influenciadoras, que trouxeram ainda mais visibilidade para a mineira. “Tive uma intuição a mais, peguei aquele boom dos blogs, começo do instagram e posts de looks do dia, lembra? – todo mundo queria fazer fotos bacanas então entrei em contato com várias pessoas e quando vieram pra Nova York, me chamaram para fotografar. Foi uma época muito especial porque tive a chance de conhecer pessoas que eu admirava pela TV e pela internet e me tornar amiga de várias delas, além da exposição do meu trabalho para um público enorme, minha agenda ficou extremamente concorrida com o passar do tempo.”

Como chegou ao nome Fotos na Mala:
Com o aumento da popularidade do serviço e uma agenda lotada, Martha viu que precisava expandir para melhor atender a demanda e criar algo que fosse além dela. Foi assim que aos poucos que amadureceu a idéia de fundar o Fotos na Mala em 2017. O nome veio fácil, já que Martha é fotógrafa, apaixonada por viajar (já foram cerca de 30 países e todos os 50 estados dos EUA visitados) e pra ela não tem melhor souvenir do que fotografias profissionais da viagem pra levar “na mala” de volta pra casa.
Como tinha conhecimento, amizades e boas conexões com outros fotógrafos pelo mundo, os primeiros e-mails convidando para o Fotos na Mala foram enviados e para sua surpresa, a resposta e o interesse foram grandes.
“Comecei com Nova York, Orlando, Paris e Londres. E quando vi, já tínhamos quase 100 destinos cadastrados com fotógrafos Brasileiros no Brasil e nos quatro cantos do mundo! É muito incrível olhar pra trás e ver todo o processo que passei, ver essa comunidade que acreditou em mim e nesse projeto crescendo dia após dia. Eu sou muito grata pela coragem que tive de acreditar que daria certo.”

Mas afinal, o que é o Fotos na Mala?
O Fotos na Mala é um site onde você consegue com poucos cliques encontrar e solicitar seu ensaio com fotógrafos Brasileiros em mais de 100 destinos pelo Brasil e pelo mundo (sonha fazer um ensaio na sua próxima viagem? Conheça todos os destinos disponíveis no Fotos na Mala AQUI!), tudo com segurança e transparência e atendimento personalizado.
Por lá você encontra sem dificuldade todos os portfólios, pacotes, valores e informações e é o mesmo sistema para todo o mundo, perfeito para quem quer facilidade na hora de reservar seu ensaio.
Outro diferencial do Fotos na Mala é o preço – que é sempre inferior ao que seria “por fora” do site.

“O Fotos na Mala trabalha para o fotógrafo e para o cliente, fazendo com que os valores sejam sempre menores reservando direto pelo nosso site e devido ao fluxo, conseguimos oferecer promoções especiais durante o ano, tornando o nosso trabalho ainda mais vantajoso para o cliente e trazendo assim mais oportunidades para fotógrafos Brasileiros viverem da sua arte cada vez mais, sem se preocuparem com vários aspectos administrativos e de marketing que vem com o business de fotografia. Fazemos muito dessa parte, tanto no atendimento por email, WhatsApp, em nosso site e nas redes sociais, para facilitar ao máximo para o fotógrafo, deixando-o com mais tempo livre para focar no que realmente mais ama. Pra nós a sua viagem é muito mais do que o nosso trabalho, fazemos o possível para que seja uma experiência ainda melhor e especial!”

Transformando dificuldades em oportunidades:
Ao longo dos anos Martha viu fotógrafos Brasileiros no exterior com experiência e portfólios incríveis mas tendo que abrir mão da profissão porque não tinham o tempo, o dinheiro para investir, a visibilidade ou talvez o conhecimento para continuarem na área, já que a vida no exterior tem muitos desafios.
“Eu queria ajudar de alguma forma, eu sei o quão incrível é poder viver da sua arte longe de casa, eu batalhei muito pra conseguir isso e queria que o Fotos na Mala fosse um ponto de apoio para mais profissionais. Sem dúvida a minha maior alegria foi ver o crescimento de vários deles, que antes tinham pouquíssimos ou nenhum cliente, às vezes pela falta de tempo mesmo e passaram a ter uma agenda cheia, não tem maior alegria e realização do que essa pra mim como empresa.”
Abaixo: Instagram do Fotos na Mala (hoje com mais de 38 mil seguidores) e amostras de ensaios de clientes do site realizados pelo mundo. E ao lado, o site do Fotos na Mala em 2025.

Os maiores desafios e o poder de delegar funções:
No começo Martha fazia tudo sozinha, e-mails, atendimento ao cliente, atendimento ao fotógrafo, entrega de galerias, redes sociais, procura de novos profissionais, entre inúmeras outras demandas.
“Foram meses muito desafiadores, mas eu ainda não podia contratar alguém e tinha ainda aquela idéia de que “só eu sabia fazer, só eu preciso fazer”. Claro que isso gerou uma estafa enorme, porque a minha vida profissional além do Fotos na Mala não diminuiu o ritmo, era uma loucura, eu quase não dormia, todo meu tempo era na frente do computador.”

Martha diz que finalmente descobriu o poder de delegar e assim empregou a primeira pessoa do seu time: sua mãe.
“Eu queria ter certeza de que o Fotos na Mala estaria em boas mãos, minha mãe é a pessoa mais organizada que eu conheço e sabia que poderia confiar de olhos fechados – e deu certo!
Delegar é muito importante, me permitiu focar em outras partes da empresa que eu era mais experiente e que nos trariam mais oportunidades. Foram anos de parceria com ela e com o sucesso do Fotos na Mala, fui convidando mais pessoas para nosso time, tanto para o atendimento, quanto para as redes sociais.”

Martha lembra de um dos maiores desafios da sua carreira: a pandemia. “Da noite pro dia nos vimos de mãos atadas, sem trabalho, com fronteiras fechadas. A fotografia turística era umas das últimas prioridades naquele momento triste que o mundo estava vivendo.
Mas as contas não paravam de chegar, não tínhamos mais certeza se iríamos sobreviver no business. Foi a primeira vez que tive que pisar no freio de verdade e como empresária, doeu demais ter que dar até logo para o time todo, sem saber o que nos aguardava no dia seguinte. Quando eu olho pra trás, sinto que foi uma nuvem, sabe? Eu não tenho memórias claras daquela época, não sei como sobrevivemos como empresa.”

A alegria de poder contratar as pessoas novamente e a esperança voltaram aos poucos e hoje o Fotos na Mala segue mais forte do que nunca. “Demos passos para trás, tivemos prejuízos enormes na época, mas estamos aqui, quase 10 anos depois de ter publicado o site lá do sofá do meu apartamento.”
Por Natália Weber
- Para reservar seu ensaio com fotógrafos Brasileiros em mais de 100 destinos pelo Brasil e pelo mundo, basta acessar o site do Fotos na Mala (AQUI), por lá você encontra todos os valores, pacotes e informações. Pelo site já é sempre mais barato mas use o cupom NYANDABOUT para garantir mais um desconto especial!
- Ou chame através do Instagram ou WhatsApp do Fotos na Mala.
- É fotógrafo e quer entrar para o time do Fotos na Mala? Clique AQUI para saber mais!
