Estátua da Liberdade em Nova York: como visitar, ingressos e mais

Um dos pontos mais visitados de Nova York merece um certo planejamento e alguns pontos importantes a serem levados em consideração. Por isso escrevi este post para deixar a viagem de vocês mais completa e tirar algumas dúvidas comuns. Está vindo para Nova York?  Você pode acompanhar mais daqui de Nova York pelo meu Instagram, que é @marthasachser e meu Youtube. E se você tem viagem marcada para Nova York, não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUITelegram ou WhatsApp (temos vários grupos, esse é o quinto)! E para comprar meu guia de Nova York com roteiro pronto e economizar ainda mais tempo e dinheiro, clique AQUI! 

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um ícone mundial e uma curiosidade interessante sobre ela é que foi um presente da França para os Estados Unidos pensada para comemorar o centenário da independência dos EUA, a perseverança da democracia americana e a libertação dos escravos do país.

Ela foi construída na França, depois desmontada e enviada para cá em caixas através de navios. A inauguração aconteceu no dia 28 de outubro de 1886 em Nova York e desde então se tornou o símbolo da cidade!

Antigamente a estátua servia como farol, durante os anos de 1886 a 1902. Foi considerado pioneiro na utilização elétrica dentre os faróis, que antes usavam somente tochas.

Inicialmente era possível subir até a tocha da estátua, mas isso mudou durante a Primeira Guerra Mundial em um episódio que danificou a tocha e um pedaço do vestido da estátua. Hoje é possível visitar somente o pedestal e a coroa.

E para finalizar, você sabia que o nome oficial da estátua não é estátua da liberdade? O nome oficial é “A Liberdade Iluminando o Mundo”, bonito né?

Onde fica a Estátua da Liberdade em Nova York

A famosa Estátua da Liberdade fica localizada na Liberty Island, uma ilha bem pequena que fica entre Nova York e New Jersey. A visita até essa ilha é feita somente através de barco e por uma única empresa, a Statue Cruises. Lá, além de ver a estátua e tirar fotos você também pode visitar o Museu da Estátua da Liberdade, comprar souvenirs e aproveitar a vista linda de Manhattan!

Como chegar até o embarque para a ilha da Estátua da Liberdade?

As estações de metrô mais próximas para chegar na região da bilheteria e embarque são: metrôs 4 e 5 (parada Bowling Green), 1 (parada South Ferry), R ou W (parada Whitehall Street/South ferry) e depois basta caminhar até o ponto de embarque/bilheteria, passar pela segurança e embarcar (se tiver o bilhete, claro). Você pode colocar no GPS as direções para o Castle Clinton National Monument e encontrará a fila/bilheteria para a Estátua.

Como visitar a ilha da Estátua da Liberdade (Liberty Island)

Para visitar a Estátua da Liberdade você precisa descer em Liberty Island (Ilha da Liberdade), e não é possível fazer isso com qualquer barco, você precisa pegar a balsa oficial autorizada que sai de Nova York e também de New Jersey. Vou explicar abaixo como comprar ingressos com antecedência e no final vou deixar informações muito importantes antes de visitar a Ilha.

Você encontra tickets para a Liberty Island (a ilha da Estátua) a partir de cerca de U$25, depende de onde for comprar. Evite comprar na hora de vendedores nas ruas perto do ponto de embarque, eles não são autorizados e vendem muitas vezes um passeio diferente, compre apenas na bilheteria oficial caso não compre online.

Tipos de ingressos para a Estátua da Liberdade e como comprar

Existem tipos diferentes de ingresso, o que dá acesso a parte externa da Estátua em Liberty Island e aos museus, que é o ingresso mais comum. E há outros ingressos que te dão acesso ao pedestal e a coroa ou que incluem um tour guiado. Ah! Uma coisa importante a se lembrar é que se você selecionar o último horário para embarque, você provavelmente não terá tempo suficiente de visitar as duas ilhas, eu pessoalmente recomendo optar pelo primeiro horário, assim você fica com o dia livre para aproveitar a região do sul de Manhattan com tranquilidade. Vou explicar melhor os tipos:

1. Admissão Geral

O ingresso de admissão geral te dá acesso ao serviço de balsa de ida e volta até a ilha, visita ao Statue of Liberty Museum, audioguia em português e também, na volta, entrada ao Museu da Imigração, na Ellis Island. Caso você não queira fazer esse último passeio pode apenas esperar dentro do barco.

Esse tipo de ingresso NÃO te dá acesso ao pedestal da estátua.

Para comprar esse tipo de ingresso selecione a opção de bilhete de admissão geral.

Pela Tiqets, selecione o bilhete de entrada e compre com desconto usando o código NYABOUT10OFF clicando AQUI! O passeio no pedestal e coroa não estão disponíveis na Tiqets.

Para comprar em REAL e PARCELADO, compre pelo site oficial do blog em parceria com a Just Travel AQUI! O passeio no pedestal e coroa não estão disponíveis nesse site.

Para comprar com informações em inglês no site oficial da Statue Cruises clique AQUI e selecione a opção “General Admission” saindo do Battery Park se estiver em Manhattan.

2. Acesso ao Pedestal da Estátua da Liberdade

Esse tipo de ingresso além de incluir tudo o que a admissão geral tem, também te dá acesso a subir no pedestal da estátua. Esse ingresso só está disponível para compra através do site oficial e não é vendido nas bilheterias. Ao subir você encontra uma vista linda de Manhattan! Mas eu particularmente acho que o ingresso de admissão geral é bom o suficiente para ter uma experiência bem bacana.

Para comprar o ingresso com acesso ao Pedestal da Estátua da Liberdade clique AQUI e selecione a opção “Pedestal Reserve“.

3. Acesso à Coroa da Estátua da Liberdade

Esse ingresso é sempre bem concorrido! Recomendo reservar com mais antecedência, mas vale lembrar que não é um passeio pra todo mundo, o espaço é bem limitado e são muitos degraus (354!). Eu mesma confesso que não tenho vontade de fazer, acho um pouco de perrengue demais pra mim. A vista dentro da coroa é bem limitada, não tem elevador, nem ar condicionado e a escada é em espiral. Esse tipo de ingresso também só é vendido no site oficial da States Cruise e também não é vendido nas bilheterias.

Para comprar o ingresso com acesso à Coroa da Estátua da Liberdade clique AQUI e selecione a opção “Crown Reserve“.

4. Admissão Geral através dos passes de atração

Outra forma de adquirir o ingresso comum para a Estátua da Liberdade é comprando um dos passes de atração de Nova York. Eles oferecem somente o ingresso de admissão geral, que falei anteriormente, mas alguns podem incluir outros passeios de barco que passam perto da Estátua, vale a pena comprar um dos passes caso você queria visitar outras atrações também!

Se você tem interesse em visitar mais de 3 atrações pagas em Nova York (como museus, observatórios, passeios de barco, Estátua, etc), talvez seja muito mais vantajoso adquirir um passe de atrações que te dá acesso a mais de 100 opções de passeios, serviços, atrações e experiências em NY por um preço mais atrativo. Você pode escolher passes por dia ou por atração. Meus favoritos que incluem a Estátua são:

  • Go City Explorer ou NY Pass – compre com 10% de desconto AQUI ou AQUI com o cupom NYABOUT10OFF ou em real parcelado AQUI (basta escolher a cidade e a data desejada)
  • The Sightseeing Day Pass (AQUI) ou Flex Pass (AQUI). Compre com 10% de desconto com o cupom NYABOUT10OFF ou em real parcelado AQUI (basta escolher a cidade e a data desejada).
  • The New York CityPass – compre com 10% de desconto AQUI com o cupom NYABOUT10OFF ou em real parcelado AQUI (basta escolher a cidade e a data desejada). Este é um passe com menos opções de atrações mas ele possui outras versões mais completas. Falei mais delas AQUI.

O que você precisa saber antes de visitar a Estátua da Liberdade:

Apesar de funcionar o ano inteiro,  no inverno e no verão recomendo um planejamento maior, principalmente se deixar para comprar no dia. A dica de ouro sempre é: chegue o mais cedo possível. No inverno porque é frio, então quanto menos tempo você tiver que esperar no frio, melhor. E no verão, bom, é muito mais cheio por ser época de férias nos EUA também, então um passeio que tem tudo pra ser legal pode se tornar um desafio com filas longas e calor intenso, seja pra comprar o ingresso ou para entrar.

  • Recomendo deixar pelo menos 3 horas do seu dia para curtir o passeio (isso levando em consideração que você já tenha comprado o seu ingresso antes e não pegue fila).
  • Independente da época que você for, recomendo comprar algumas atrações muito visadas com antecedência para não perder tempo em fila, as vezes fazemos uma economia de poucos dólares e perdemos tempo precioso da viagem. Ou recomendo comprar os passes de desconto (AQUI) para atrações para que você possa trocar para o ingresso ao chegar nelas e economizar não apenas dinheiro mas tempo também. Já falei de alguns dos mais bacanas neste post AQUI!
  • Segurança: Chegar cedo para evitar fila é essencial porque a Estátua é um dos marcos mais importantes do país e a segurança é forte, o que acaba em podendo resultar na demora para embarcar, já que você vai precisar passar por um sistema de segurança de raio -x.  Então quanto mais cedo chegar no primeiro horário do dia, menos fila e mais livre seu dia fica.
  • Ellis Island tem uma importância muito grande para a história dos EUA, foi a porta de entrada de muitos imigrantes no início do século XX e vale a pena o passeio pra quem curte história.
  • Ah! Uma coisa importante a se lembrar é que se você selecionar o último horário para embarque, você provavelmente não terá tempo suficiente de visitar as duas ilhas e os museus, eu pessoalmente recomendo optar pelo primeiro horário, assim você fica com o dia livre para aproveitar a região do sul de Manhattan com tranquilidade.
  • Lembre-se de comprar o ingresso saindo do seu local desejado, se é de Manhattan ou New Jersey. Você pode ir por uma e voltar por outra se quiser também.
  • É um passeio de barco, então nos meses mais frios é um pouco mais desafiador pelo vento. Por isso se agasalhe bem.

Como ver a Estátua da Liberdade sem ir até a ilha

Cruzeiro com jantar ou brunch pelos rios de Nova York com vista para a Estátua:

Para quem quer uma coisa menos clichê e ter uma experiência ainda mais especial, várias empresas fazem passeio pelos rios de Nova York com jantar, almoço ou brunch e garantem uma vista bacana da estátua. Os preços variam e recomendo pra quem está comemorando uma ocasião especial, porque vale a pena!

O bacana deste passeio é que além de ver a Estátua de perto e a a cidade por um outro ângulo, conta também com música ao vivo, seja de banda ou DJ e caso você esteja comemorando uma ocasião especial eles sempre tem algum agrado e você pode customizar também seus pacotes.

Saiba mais sobre passeios de barco com jantar e vista para a Estátua da Liberdade AQUI! Ou clique abaixo para reservar como preferir:

  • Reserve seu passeio de cruzeiro com jantar com 10% de desconto e cancelamento gratuito AQUI ou AQUI!
  • Reserve seu passeio de cruzeiro com jantar com pagamento parcelado AQUI ou AQUI!
  • Reserve seu passeio de cruzeiro com jantar (sem cancelamento e sem desconto) AQUI!

Staten Island Ferry e NYC Ferry

Para este o custo é zero. Pra quem não tem muita vontade de visitar e descer na ilha, uma opção é pegar a Staten Island Ferry, que conecta Manhattan e Staten Island. O transporte entre as ilhas é gratuito e leva cerca de 25 minutos por trecho. Vale a pena? Depende. Eu adoro mas a balsa não passa muuuuito perto da ilha, então pra quem quer uma selfie bacana bem perto da Estátua ou ver super de perto, talvez não valha muito a pena fazer esse e sim o oficial (pago). Mas o passeio em si é muito legal para ver a Estátua e Manhattan de um outro ângulo, então pra quem tem tempo, fica a dica. A foto abaixo dá a sensação de que a balsa passa bem perto da Estátua, mas não é assim “na realidade”. Quer conhecer Nova York de verdade e economizar tempo e dinheiro? Clique AQUI para baixar o guia de Nova York do blog com roteiros prontos separados por região!

Uma outra opção ainda acessível para ver a Estátua é utilizar a NYC Ferry. Os bilhetes custam apenas U$4 (em 2024) e nas rotas para Staten Island (St. George) e para Rockaway Beach saindo do Brooklyn (rota South Brooklyn), você tem uma visão bacana também, mas claro, útil se você estiver pegando a balsa para alguns dos destinos da NYC Ferry. Saiba mais sobre as rotas AQUI!

Foto: Wikimedia Common

Passeios passando pela estátua:

Existem várias empresas que fazem passeios guiados ou com almoço, jantar ou brunch passando na frente da estátua. Neste link AQUI você encontra alguns. E lembrando que se você tem passes de desconto para atrações, alguns podem incluir passeios que passam próximos. Além disso, você pode ver a Estátua de cima, voando de helicóptero. As duas empresas mais famosas para isso são a Heliflights e a FlyNYON.

Passeio de jacuzzi e jet ski

Duas experiências bem fora do tradicional e que se você tem o dinheiro e tempo para investir, vale super a pena! Os dois passeios são feitos pela empresa Sea The City, eu nunca fiz o de Jet Ski, mas fiz o da jacuzzi e você pode conferir tudo AQUI!

Como economizar em Nova York?

Hospedagem – Clique AQUI para conferir o post com os melhores hotéis custo-benefício no Queens.

Atrações e passeios em NY – Aproveite os códigos de desconto do blog! Você pode comprar na Tiqets usando o código NYABOUT10OFF AQUI e ganhar 10% de desconto.

Transfer e aplicativos de serviços de carro:
Motorista Brasileiro – desconto especial para leitores: o Alex é o motorista oficial do grupo e oferece desconto nos serviços pra vocês! Entre em contato com ele pelo Whatsapp: (917)6567299 ou pelo instagram AQUI!

Lyft: Mesmo sistema do Uber, a maioria dos motoristas estão nos dois aplicativos. O desconto costuma ser de U$10 ou similar na primeira corrida. Use o código MARTHA351616 clicando AQUI!

Revel: Mais uma opção de carro pra quem está viajando em poucas pessoas e pouca mala e quer ser mais eco-friendly. Código de desconto: dy6gq9. Ou clique baixe direto AQUI!

Uber: você pode obter um desconto na primeira corrida sendo um leitor do blog, utilizando o código: marthas188.

Chip de celular:

Airalo (chip digital): Use o código: NYANDABOUT10 para 10%de desconto! Clique AQUI
America Chip: Use o código: america10 para 10% de desconto! Clique AQUI

Meu Chip: Use o código: MARTHASACHSER para ganhar 15% de desconto. Clique AQUI

Para mais dicas de como economizar em Nova York confira o post completo do blog AQUI.

Vem pra Nova York? Tenha um roteiro organizado por região! Baixe o guia oficial do blog!

Uma das partes mais trabalhosas de viajar é ter que decidir quando, onde e como visitar as principais atrações e pontos turísticos do lugar de destino. Por isso, para facilitar a sua viagem, recomendo muito o guia de Nova York do blog com 16 roteiros prontos separados por região.

Com ele, você não precisa perder tempo na frente do computador pesquisando lugares e organizando horários, endereços e regiões… Tudo o que você precisa está lá, de forma bem prática e detalhada!

O guia é todo organizado por região com o passo-a-passo de onde ir, comer, lojas, atrações, cenários de filmes e seriados e MUITO mais, tudo organizadinho pra você conhecer cada cantinho de NY e voltar pra casa se sentindo um Nova-Iorquino de verdade! São 16 roteiros que você pode seguir a risca ou unir regiões ou usar como base para o seu roteiro!

Você pode baixar o guia oficial AQUI em eBook e receber 10% de desconto com o código GUIANOVO10 ou adquirir pelo Amazon com entrega no Brasil AQUI!

Você não apenas conhece a cidade de verdade como também economiza muito tempo e dinheiro, duas coisas valiosas quando se trata de viagem, né? E vale cada centavo.