Como usar o metrô, ônibus e táxi em Nova York?

9 em cada 10 turistas que chegam a NY pela primeira vez e se deparam com o mapa de metrô… Olham, examinam…e tem um pequeno ataque de pânico. Como entender??  Eu sei, PARECE complicado, mas eu juro, não é!

O que pode parecer um pouco mais complicado é somente a vantagem de o metrô de NY ter VÁÁÁRIAS estações em tudo que é canto, o que faz você olhar pro mapa e ficar imaginando quando você vai um dia entender isso- , mas é bem simples sim, o primeiro passo é ter um mapa em mãos ou baixar o app gratuito no celular (Procure por “NYC subway map” ou MyMTA) ou ainda outros apps como Google Maps e Citymapper que te mostram onde ir, como chegar, que horas o trem chega, etc… tem vários outros aplicativos de viagem disponíveis para quem tem smart phone, mas eu uso apenas o Google Maps app e o Citymapper e me viro super bem.

Claro, você pode ignorar esse post e só usar os aplicativos? Pode. Mas uma das graças de Nova York é usar o metrô e saber usá-lo faz diferença e torna sua experiência mais completa.

Antes que eu me esqueça,  você pode acompanhar mais daqui de Nova York pelo meu instagram que é @marthasachser e meu Youtubeque é este aquiE se você tem viagem marcada para Nova York, não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUI! E se desejar, temos o grupo de dicas de Nova York no Telegram e WhatsApp!E para comprar meu guia de Nova York com roteiro pronto e economizar ainda mais tempo e dinheiro, clique AQUI! 

Como pagar pelo metrô em Nova York

Para utilizar e pagar pelo passe de metrô você tem duas opções. As máquinas aceitam cartões de crédito ou dinheiro em espécie. Porém notas menores são recomendadas, porque o troco máximo da máquina  é de U$9. Se a estação possuir uma cabine de atendimento, você pode comprar seu ticket por lá caso não tenha o dinheiro certo. Se desejar pagar com cartão de crédito internacional (que não seja  linkado a um endereço dos EUA), você vai precisar inserir esses números “99999” na hora da compra, quando a máquina pedir o seu zipcode (CEP). Esses números indicam que o seu cartão não é daqui e você conseguirá comprar normalmente.

O valor por viagem é de U$2.75 (valor de Maio de 2021) e além de pagar por viagem ou comprar um cartão e colocar o valor referente ao número de viagens que deseja fazer, você pode comprar a opção de cartão ilimitado. Existe a opção de 7 (U$33) ou 30 dias (U$127 – valores de Maio/2021). Se você for usar bastante o metrô, é uma ótima dica para evitar perder tempo nas máquinas toda vez que desejar recarregar e fazer uma viagem. Esses cartões ilimitados não incluem o PATH para Nova Jersey, o AirTrain do metrô para o aeroporto, ou os Express buses. 

Se você tiver um smart phone com carteira digital ou um cartão crédito sem contato, é só encostar o cartão ou telefone nos displays OMNY (One Metro New York) que ficam nas catracas e pagar por viagem sem precisar comprar um metro card. Esse sistema não está disponível em todas as estações mas já tenho visto na grande maioria das mais populares e prazo pars estar em todas é até 2023 e englobar também outro tipo de bilhete além do único. Esse sistema já existe nos ônibus também, o que é ótimo para quem não carrega dinheiro. 

Lembrando que crianças medindo até cerca de 110cm não pagam se acompanhadas de um adulto.

Cores, números e letras! Qual trem? É tudo igual?

As linhas no mapa são separadas por cores, números e letras, mas muita gente confunde achando que se pegar o trem da mesma cor do outro, vai chegar no mesmo lugar! Não é bem verdade,  na linha verde por exemplo, correm 3 trens: o 6, 5 e  4. Porém eles não param todos na mesma estacão. O 6 por exemplo, é um trem local ( tem a bolinha preta no mapa), ou seja, faz várias paradas a mais. O 4 e o 5 são expressos (tem a bolinha branca), param em menos estações mas todos os 3 em destinos finais diferentes. Em algum ponto, essas 3 linhas se dividem para atender outras áreas do bairro para qual vão (no caso, os trens 4 e 5 vão do Bronx ao Brooklyn e passam por Manhattan parando praticamente nas mesmas estações, porém em uma altura do Bronx e do Brooklyn eles se separam para atender outras áreas dos bairros. Não se preocupe, tem placas e sinais em todas as estações e plataformas indicando se o trem é local ou express por exemplo e quais os horários que eles mudam a rota (geralmente alguma linhas mudam de expresso pra local de madrugada  por exemplo.).

Qual metrô pegar?

O mais importante antes de pegar um metrô é se localizar e saber para onde está indo. Pegue um mapa gratuito na estação que tenha uma cabine com um agente oficial do metrô ou baixe o aplicativo do metrô de NYC. Feito isso, agora é hora de se localizar no mapa. São 5 grandes bairros digamos assim que formam a cidade de Nova York: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. Você não precisa decorar tudo isso, mas ter uma noção de onde fica cada um é essencial para saber que está pegando o metrô certo.  

Por exemplo: Se você está na região de Midtown (“meio da cidade”) em Manhattan  (como a região da Times Square, que fica na altura da rua 42) e quer ir para o memorial do One World Trade Center, que fica lá no sul da ilha, você precisa pegar um trem que provavelmente diga Downtown (down -“pra baixo”- sentido descendo). Porém, tirando o trem 6, J, Z e o trem 1, os demais que passam pela região do sul, seguem depois para o Brooklyn, então possivelmente o sentido que você precisa pegar pra descer da rua 42 pro World Trade Center, será um que diga Downtown ou Brooklyn, ou ambos, porque Brooklyn e é o destino final dele.

Resumindo!! Encontre um mapa, se localize, veja onde quer ir e qual o sentido pra chegar lá: Uptown (pra cima de onde você está)? Downtown (pra baixo de onde você está)? East (pro lado leste de onde você está)? West (lado oeste)? Queens? Bronx? Brooklyn? Para facilitar, fica aqui um mapa para você ir se familiarizando com o sistema! Para acessar sempre essa informação, baixe meu Guia de Nova York AQUI com roteiro pronto separadinho por região e com um sessão toda dedicada ao metrô. 

E se eu me perder?

Faz parte! Mas não há motivo para pânico! Em Manhattan, como é tudo bem perto as vezes dá para ir andando para a maioria dos lugares e se você errou uma saída, chances são de que você pode ir andando para o seu destino caso não queira pegar outro trem.  Se desejar pegar outro trem por ter saído na estação errada ou pegou o trem no sentido errado, basta sair do trem e pegar o outro voltando, em alguns casos que você vai ter que pagar por outro ticket caso queira fazer isso, porque algumas estações tem entrada para um sentido só e para pegar o outro você tem que sair da estação, atravessar a rua para  entrar na estação que vai para o sentido oposto. Se você tiver o passe ilimitado, não é necessário pagar, mas é preciso esperar o tempo entre um uso e outro, geralmente se tempo de intervalo era de 15-18 minutos. Na dúvida, explique para um agente do metrô a situação e ele te provavelmente deixará passar sem pagar.

Mudança na rota:

Aos finais de semana o metrô vive em obras, ou seja, é possível que você entre no trem achando que vai fazer um trajeto e ele não pare onde você precisa ir ou então nem esteja funcionando no dia! No site e app oficial do MTA (My MTA) você encontra as mudanças que estarão ocorrendo no final de semana (eles fazem um mapa certinho de como estarão todas as linhas, assim você se programa com antecedência!) Link para o site da MTA AQUI! Você pode também usar aplicativos como mencionados acima que calculam a rota ou mostram as mudanças nas linhas. Mas se você se esqueceu de conferir as mudanças, fique de olho nos avisos que eles disponibilizam  na própria estação.

Wi-Fi

Praticamente a maioria das estações subterrâneas de Nova York possui internet

Táxis

Relativamente baratos e espalhados por toda parte, os famosos táxis amarelos são a marca registrada da cidade. Porém, algumas regrinhas se aplicam para fazer o transporte o mais agradável possível! 

-A dica é sempre dar o sinal pra ele parar e entrar rápido,  antes que ele pergunte aonde você quer ir. Por quê?  Se você está indo pra um lugar que eles não acham que compense pra eles, eles aceleram e vão embora, o que é ilegal. E você fica a ver navios! A regra então é fazer cara de desentendido e entrar assim que ele parar. Não parar para um passageiro é ILEGAL, mas eles fazem o tempo todo.  -Se conseguiu pegar seu táxi feliz e contente, não se esqueça da gorjeta! Na televisãozinha que tem na sua frente você pode ver o total da sua corrida e tem a opção  de 15%, 20% ou 25% de gorjeta já calculado pra facilitar pra você na matemática. Você pode pagar a corrida com dinheiro ou cartão de crédito ( a máquina fica na sua frente também). Se pagar em dinheiro, o motorista vai lhe cobrar o valor sem a gorjeta e vai lhe dar o troco, daí você calcula quanto foi a gorjeta e retorna pra ele o valor separado.  -Os táxis são campeões em encontrar celulares e outros items no final do dia. Dê sempre uma olhadinha antes de sair, para assegurar que não está deixando nada pra trás. O achados e perdidos de NYC pode ser acessado através do site oficial da cidade aqui .  

Entenda as luzinhas no topo dos táxis:

  -Quando todas estiverem apagadas significa que ele está ocupado. -Se só a luz do meio estiver acesa, ele está livre, pode dar sinal e torcer para ele não ter frescura de escolher pra onde você vai. Outra coisa que eu ficava louca é que não entendia porque alguns táxis vazios não paravam quando eu dava sinal. A razão é:Todas as luzes acesas significa ‘off duty’ ou fora de serviço. Geralmente por volta de 4-5pm você verá mais táxis com este sinal no topo, que é quando eles estão indo trocar o carro com outro motorista.

Ônibus!

Ônibus, quando não tem trânsito ou em um dia chuvoso,  são super eficientes e úteis, especialmente para atravessar a cidade de leste pra oeste, de norte a sul… E o valor é o mesmo preço do ticket de metrô ($2.75). Os famosos “crosstown” são os que atravessam a cidade de ponta a ponta, se você está no meio da rua 23 e precisa ir para o extremo leste ou oeste,  pegue um e curta a experiência!

O trânsito em NY pode ser bem movimentado (mas nada que se compare a São Paulo ou Rio de Janeiro na minha opinião), então eles criaram  uma faixa preferencial na rua para agilizar o processo de embarque nos ônibus. Se tiver uma maquininha de tickets perto do ponto do ônibus, é provável que a linha tenha um Select Bus Service correndo nela. Estes ônibus foram criados para agilizar o processo de embarque e desembarque de passageiros e por isso você precisa ter seu ticket especial em mãos para embarcar! Não adianta contar moedinhas, se for Select Bus,  você tem que comprar seu ticket na máquina antes e embarcar por qualquer porta. Mesmo quem já tem cartão de metrô do tipo ilimitado tem que passar na maquininha antes pra validar o ticket! Eles não irão sempre conferir seu ticket mas existem fiscais do ônibus e se você for pego sem o ticket validado, ganha multa. Outra dica importante por aqui é que os ônibus comuns  não dão troco, não tem ‘trocador’ aqui. Ou você tem o dinheiro certo ou você fica sem seu troco! Nos Select Bus Services porém, você não tem nem a opção de pagar com dinheiro no ônibus, tem que ser na máquina mesmo na rua! Fique atento para não perder o ônibus ou levar uma multa por não ter seu bilhete!   Mas se você tiver um smart phone com carteira digital ou um cartão crédito sem contato, é só encostar o cartão ou telefone nos displays OMNY (One Metro New York) que ficam nas catracas e pagar por viagem sem precisar comprar um metro card. Esse sistema não está disponível em todas as estações mas já tenho visto na grande maioria das mais populares e prazo pars estar em todas é até 2023 e englobar também outro tipo de bilhete além do único. Esse sistema já existe nos ônibus também, o que é ótimo para quem não carrega dinheiro.     O site oficial do MTA para transporte de metrô (Subway) e ônibus é: http://www.mta.info/

Está vindo para Nova York?? Tenha um roteiro organizado por região

Nova York é um investimento e se organizar e ter um roteiro é uma ótima maneira de economizar dinheiro e não levar gato por lebre! E se você ainda não tem, recomendo MUITO baixar o guia com roteiro pronto para Nova York do blog, assim você não apenas conhece a cidade de verdade como também economiza muito tempo e dinheiro, duas coisas valiosas quando se trata de viagem, né? E vale cada centavo. O guia é todo organizado por região com o passo-a-passo de onde ir, comer, lojas, atrações, cenários de filmes e seriados e MUITO mais, tudo organizadinho pra você conhecer cada cantinho de NY e voltar pra casa se sentindo um Nova-Iorquino de verdade! São 16 roteiros que você pode seguir a risca ou unir regiões ou usar como base para o seu roteiro! Você pode baixar o guia oficial AQUI em eBook ou adquirir pelo Amazon com entrega no Brasil em preto e branco AQUI ou colorido AQUI!