diario de viagemdicas de viagem

ATENAS: 8 lugares e atrações imperdíveis na cidade!

18 mar, 2018 / por / 0 comentários

Olá viajantes!

Atenas foi uma das cidades que mais gostei de conhecer na vida. Arrisco-me a dizer que de nada valem a beleza das ilhas sem entender primeiro a importância histórica da capital da Grécia. Lá a gente entende por que ela foi tão importante na antiguidade e se enxerga nos vários costumes que herdamos do povo grego. Antes de pegar seu barco para as ilhas, fica uns 2 ou 3 dias em Atenas que você não vai se arrepender – e se apaixonar! Para ir direto ao ponto, aqui estão as 8 melhores experiências para fazer na cidade:

 

1- Conhecer a Acrópole (e o seu maravilhoso museu)

A Acrópole não é só a principal atração de Atenas, mas uma das principais da Grécia e do mundo. Acrópole significa cidade alta, por isso pode ser vista de quase toda a cidade. Trata-se do sítio arqueológico mais importante do mundo grego e lugar de culto a deusa Atena, protetora da cidade. A construção mais famosa dele é o Templo de Parthenon (aquele que sempre vem a nossa cabeça quando pensamos em Grécia), mas tem muito mais para se ver lá: O teatro Herodes Atticus, o teatro de Dionísio, o templo de Athena Nike e o templo Erechtheion, além da linda vista da cidade que se tem lá de cima! Para chegar lá é só descer na estação de metrô Akropolis da linda 2 e seguir as placas saindo da estação. Os preços e horários de visitação estão no site  http://odysseus.culture.gr/h/3/eh355.jsp?obj_id=2384 .

Vista para o templo Erechtheion

 

Partenon

 

Teatro Herodes Atticus

 

Templo de Atena Nice

 

Assim que você sair da acrópole (o passeio completo merece durar metade de um dia) visite o Museu da Acrópole (que fica quase em frente), onde estão preservados vários objetos arqueológicos da Acrópole, sendo o terceiro andar inteiro dedicado ao Parthenon. Lá andamos por cima das ruinas num piso de vidro, assistirmos a um pequeno e muito interessante filme sobre a história do Parthenon e temos de quebra uma vista linda para a Acrópole.  O ingresso custa 5€ e mais informações incluindo o horário de funcionamento estão no site http://www.theacropolismuseum.gr/en/content/hours-and-ticketing

Museu da Acrópole

 

2- Experimentar o suco de romã

A romã é uma fruta que vemos representada em diversas obras da Grécia Antiga no Museu da Acrópole e até hoje é um alimento muito comum por lá. Algo que vale a pena se experimentar é o suco de Romã (lá chamado de Pomegranede) um sabor único e delicioso, e algo muito comum na cultura grega. Encontramos esse num juice bar chamado HYMOPEEO (Pandrosou 64, Monastiraki), mas cê encontra em vários lugares por lá!

3- Passear a noite em Plaka e Monastiraki

Esses são os dois bairros mais famosos e movimentados de Atenas. Ambos têm diversas lojinhas, restaurantes, artesanato, antiguidades e estão localizados “aos pés” da Acrópole, tendo então um plano de fundo super privilegiado! Depois de um dia pelas ruinas atenienses terminar o dia com uma andada por esses lugares tão animados vai te surpreender!

 

4- Comer a culinária local (principalmente o Gyros!)  

Uma coisa que sinto falta todos os dias da Grécia: a comida! Mediterrânea em sua essência e sempre refrescante, ela vai te conquistar. O que mais gostei foi o Gyros, uma espécie de sanduiche enrolado no pão pita tendo como recheio base carne (frango ou porco em tiras), tomate, pepino, cebola e iogurte. Simplesmente genial de bom e super barato, cerca de 2€ e você ainda encontra em praticamente toda esquina! O que mais gostei foi a do restaurante Quick Pitta (Mitropoleos 78, Athina 105 63, Grécia). Vale experimentar também a salada grega, que é super refrescante e leve e a Moussaka, o prato grego mais “pesado” que lembra a nossa lasanha, mas no lugar da massa tem berinjelas, carne moída e muito sabor! Uma coisa curiosa de Atenas é que restaurantes mais internacionais não são muito comuns (só vi 1 McDonald´s em toda zona turística central de Atenas, por exemplo), o que temos em peso na rua é só a culinária grega mesmo (assim não tem desculpa para não experimentar né?).

Salada grega e gyros no prato em Delfos

 

 

 

5- Assistir a troca de guardas da Sindagma

Parece item que fala de Londres né? Pois a Grécia também tem uma famosa (e um tanto excêntrica) troca de guardar na praça do parlamento grego. As trocas acontecem a cada hora e aos domingos as 10hs acontece a troca do soldado, a principal. Vale seguir para rua em frente ao parlamento, a Ermou e conhecer a rua de compras de Atenas que no final te leva a Monastiraki.

Praça Sindagma no momento da troca de guardas

6- Subir no Monte Licabeto

Ver a cidade do alto deve estar no roteiro de qualquer cidade do planeta, então Atenas não seria diferente. Apesar de da Acrópole já termos uma vista linda, de lá não dá para ver a própria acrópole (aquela mesma história de que da Torre Eiffel é o único lugar de Paris que não dá para ver a Torre Eiffel sabe?). Então para ver a Acrópole de longe e toda cidade de Atenas você deve subir no Licabeto. Para subir você deve pegar o funicular na rua Ploutarhou, que fica um pouco escondida, então o ideal é você ter um mapa em mãos (ou baixado do google maps haha). Recomendo ir na hora do pôr-do-sol, a hora que a luz na cidade fica mais bonita. Na volta, para pegar o metro (Estação ΣΤ.ΕΥΑΓΓΕΛΙΣΜΟΥ), aproveite a vizinhança, que não é turística e tem alguns restaurantes e padarias bem interessantes!

 

7 – Pegar a estrada e conhecer o centro do mundo grego (Delfos)!

Templo de Apolo

Não tem como ir a Grécia e não conhecer o ligar mais importante do mundo grego, o Oráculo de Delfos. Aquele mesmo, que Sócrates descobriu que era o homem mais sábio de Atenas – justamente por reconhecer que não sabia de nada – e fez previsões para tantos outros que o procuraram. Além de Delfos ser uma cidade super pequena que dá para ser conhecida perfeitamente em um bate-volta (a viagem para lá dura em média 3hs) ela é bem bonita e de uma importância história imensa. Não deixe de ir no Templo de Apolo (conjunto de ruinas) e no Oráculo (claro!). Lá tem uma vista linda para o mar também, que dá até um gostinho das ilhas só de olhar!

 

8- Reparar os vários gatos das ruas da cidade

Tem gatinhos para todo lado em Atenas! Nunca vi tantos gatos na vida, e o mais legal é que super bem cuidados! Ainda não sei o motivo para ter tantos assim, mas que eles dão um show à parte dão! Geralmente eles não têm medo das pessoas e quase posam para as fotos! Só podia ser na Grécia mesmo <3

E essas são as experiências inusitadas e outras bem clichês para você fazer em Atenas. Deu para perceber o quanto essa cidade é linda e merece ser incluída no seu roteiro pela Grécia? Espero que vocês tenham se apaixonado um pouquinho por esse país fascinante que é a Grécia, que deveria estar no roteiro de vida de todo mundo <3

Obrigada por lerem até aqui e … Boa Viagem!

Por Mariana Oliveira

 

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário