interviewinterviewslivrosSem categoria

Conheça o livro “Fazendo Acontecer” de Francine Estevão

11 dez, 2015 / por / 0 comentários

Mais uma dica literária aqui no blog. Se você ainda não leu meu primeiro post falando sobre livros que se passam em Nova York (clica aqui) e confere. Francine Estevão, é uma Jornalista brasileira e leitora do blog e há algum tempo acompanho o trabalho dela como escritora por causa do primeiro post que fiz aqui no blog sobre livros que se passam em Nova York. Engraçado como é a vida, não é mesmo?

Fazendo-Acontecer-Francine-Estevão

Sem delongas, convidei a Francine para falar um pouco sobre o livro e como ela desenvolveu a ideia para a narrativa. Francine está em Nova York no momento- mágico não é?- em um intercâmbio de estudos. Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa história e claro sobre a autora ( Francine) confere nossa entrevista!

Francine montagem

Quando você começou escrever Fazendo Acontecer e por quê? 

Acho que foi por volta de 2010 quando comecei a escrever a história. Estava com uma breve ideia na cabeça querendo sair e fui colocar no papel a princípio como um conto, mas a história foi crescendo e virou um livro.

Você é formada em jornalismo certo? Onde nasceu? 

Sou de Ribeirão Preto e me formei em jornalismo.

Por que escrever um romance e ainda por cima em Nova York?

 Nunca pensei “vou escrever um romance”, então não sei dizer bem por que do gênero em si. Eu tinha em vista o que queria contar a princípio e depois os elementos que foram sendo compostos fizeram do livro um romance. Mas ter Nova York como plano de fundo foi de propósito, porque eu sempre sonhei em vir para cá um dia. Enquanto eu não “podia”, resolvi criar uma personagem que pudesse rsrs.

Conhece outras cidades americanas?

Washington-DC e Filadélfia.

Como conheceu o NY and About?

Conheci o NY and About fazendo algumas pesquisas pra minha viagem. Adoro as dicas que a Martha  dá sobre coisas para o cotidiano. Um passeio, uma comida…é sempre onde vou quando estou sem ideias do que fazer por aqui. rs

Está escrevendo algum outro livro?

Tenho outra história que comecei há algum tempo, mas parei antes da metade. Gostaria de ver ela finalizada um dia, mas neste exato momento da minha vida não vejo muito sentido em escrevê-la, então acabo não conseguindo produzir muito em cima dela. Se um dia ela voltar a fazer sentido para mim, com certeza quero retomá-la.

 Soube que o seu livro fala muito sobre música. É verdade? Se sim, por quê?

 Antes de mais nada porque sou movida à música rs. Não consigo ficar nenhum dia sem ouvir, parece que falta algo. E também porque o título do livro faz referência ao nome de uma música da minha banda favorita, Bon Jovi (We got it going on). Então procurei alguma forma de incluí-los na história já que eles são uma grande inspiração.

Você parece com sua personagem?

Pergunta difícil rsrsrs. Quem me conhece diz que sim em alguns aspectos. Mas não criei ela pensando em me colocar na história, embora eu acredite que isso geralmente acontece de uma forma inconsciente, porque colocamos na nossa escrita aquilo que conhecemos, aquilo em que acreditamos, etc. (Mas eu definitivamente NÃO sou capaz de cantar como a Kate kkkkkkk)

Agora você está estudando nos EUA, correndo atrás de seus sonhos assim como sua personagem. Quando pensou em fazer intercâmbio e por quê? 

Sempre quis passar algum tempo morando em NY porque sempre achei a cidade absolutamente incrível. Aquele clichê de que aqui todos os sonhos se realizam. Encontrei no intercâmbio a melhor oportunidade, pois além de viver o dia a dia de NY, eu ainda poderia aperfeiçoar meu inglês, o que acredito que pode me ajudar profissionalmente quando eu voltar para o Brasil.

Porque escolheu Nova York?Até agora o que mais gostou  e o que mais “odiou”? 

Sempre achei a cidade linda. Além das mil e uma opções de coisas para fazer, essa ideia de ter sempre algo acontecendo em algum lugar, a vida cultural daqui, tudo isso sempre me fascinou e me fascina a cada dia. Difícil dizer algo que eu menos gostei, mas sou bem enjoada pra comer, então costumo dizer que essa foi a única “área” na qual tive mais problema de adaptação por aqui (comida salgada foi um problema, porque os doces daqui, Jesus!, um mais divino que o outro rsrs). O resto é tudo lindo!

Pensa em escrever outros livros? Nos conte sobre. 

Tenho vontade de escrever outros livros sim, mas nada que já tenha em mente no momento. Por enquanto estou focando mais em trabalhar com outros autores fazendo tradução e revisão, em vez dos meus próprios livros. Mas com certeza, futuramente, escreverei outros livros.

Como os leitores podem entrar em contato com você?

Através do meu blog http://sobre0nada.wordpress.com/ (que não está muuuuito atualizado, mas leio todas as mensagens e respondo rs), ou pelo Instagram e Twitter, que são os que mais uso ( @frandoracenzi ).

Por enquanto “Fazendo Acontecer” está disponível em formato digital.Para comprar (clique aqui). Além disso é um ótimo presente de natal para um amiga, colega, mãe e conhecidos, não é mesmo?

Sugestões para posts enviem um e-mail para contato@karlaoliveira.com.br

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário