Roteiro de um dia em Washington DC: O que fazer e aonde ir?

Eu morei na região de Washington DC por cerca de 3 anos e quando me perguntam se vale a pena conhecer, eu sempre digo que sim mas o ideal pra mim seria pelo menos dois dias inteiros para não correr tanto, mas se tiver em mente o que quer ver e disposição, esse post é pra você. ! É uma cidade grande, linda, limpa e com uma atmosfera totalmente diferente de Nova York! Preparei um roteiro simples para um dia e deixei no final sugestões do que fazer caso você tenha mais de um dia também, que seria o ideal.

 Está vindo para Nova York?  Você pode acompanhar mais daqui de Nova York pelo meu Instagram, que é @marthasachser e meu Youtube. E se você tem viagem marcada para Nova York, não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUITelegram ou WhatsApp! E para comprar meu guia de Nova York com roteiro pronto e economizar ainda mais tempo e dinheiro, clique AQUI! 

 

Como ir para Washington DC?

Para chegar em Washington DC saindo de Nova York você tem 5 opções:

De tour guiado com empresas: Os tours guiados geralmente saem bem cedinho de Nova York e retornam no final do dia, é bem corrido, mas pra quem quer a facilidade de ter um guia que fale português e quer ver o básico de Washington DC sem se preocupar com a locomoção, pode ser uma opção. Custa cerca de U$180 por pessoa e tem cancelamento gratuito até 24 horas antes. Clique AQUI para reservar.

Existem outras opções de tour pra quem fala inglês, e você pode reservar seu tour com cancelamento gratuito e 10% de desconto com o cupom NYABOUT10OFF AQUI.

Ou você pode fazer um tour guiado em inglês quando chegar em Washington passando pelos pontos principais. Reserve com 10% de desconto e cancelamento gratuito AQUI com o cupom NYABOUT10OFF.

De ônibus: Se não tenho pressa, eu sempre acabo optando pela opção mais barata que é de ônibus, você consegue encontrar passagens de ida a volta por menos ou BEM menos de U$50. O lado ruim? Não são os ônibus mais confortáveis da vida pra quem está acostumado a andar de ônibus leito/semi-leito no Brasil por exemplo e o tempo total de viagem varia entre 4 e  5 horas, dependendo do trânsito. Mas pelo valor, acho um ótimo custo-benefício. Você pode reservar seus ônibus pelo site da Megabus ou Flixbus, mas tem outras empresas também como a Peter Pan, a Grey Hound, etc.

De trem: Pra quem quer poltronas melhores, um pouco mais de conforto e um pouco de menos tempo de viagem, uma outra opção é ir de trem. Você pode pegar o trem Amtrak direto da Pennsylvania Station em Nova York e os ingressos custam cerca de U$85 por trecho (sempre pode mudar).

De carro: Você pode alugar carro em qualquer um dos aeroportos de Nova York ou na cidade, que costuma ser um pouco mais caro. Você pode reservar e comparar preços pelo Booking (AQUI) por exemplo. Vale lembrar que a viagem para Washington é cheia de pedágios, cerca de U$25 pra ir e U$40 pra voltar (pode mudar, verifique o valor do ano da sua viagem). Porém, estacionamento nas ruas de DC nem sempre é muito fácil, então tenha em mente um possível gasto maior com isso.

De avião: Existem três aeroportos na região de DC: Washington Dulles International, BWI (Baltimore/Washington International Thurgood Marshall Airport) e Ronald Reagan National Airport. Sendo este último o mais perto e de mais fácil acesso ao metrô.

 

Onde se hospedar em Washington DC:

Hotéis: Se você tem pouco tempo recomendo ficar na região muito próxima a uma estação de metrô pois dependendo da região, pode ser mais deserto a noite, então quanto mais perto do metrô, melhor. E claro, você pode priorizar ficar perto dos pontos de interesse, como na região da Casa Branca ou mesmo Chinatown e fazer praticamente quase os pontos principais a pé. Clique AQUI para ver alguns hotéis.

Albergues: Existem vários albergues na região de Washington e por experiência nunca fiquei em um mas fiz uma pesquisa e o que tem uma das melhores localizações – perto de pontos turísticos e perto do metrô- é esse AQUI!

Airbnb: Existem inúmeras opções de Airbnb em DC. Além disso eu também já utilizei o Global Luxury e fiquei em um apartamento bem perto do National Mall. Uma outra opção é ficar fora de Washington DC, em Maryland ou na Virgínia, estados ao redor em cidades como Arlington (recomendo perto da estação de Ballston), Clarendon, Crystal City, Alexandria, Bethesda… Basta verificar quão longe o hotel fica da estação de metrô mais próxima.

Como funciona o metrô em Washington DC:

Assim como Nova York, o metrô de DC te leva para quase todos os principais pontos de interesse, mas as vezes tem uma caminhada necessária, mas de um modo geral se você se hospedar na capital próximo a uma estação, você não precisa de carro, dá pra se virar com o metrô, a pé, Uber ou mesmo ônibus. Não é fácil achar vaga nas ruas de Washington as vezes, por isso não recomendo carro.

Vale lembrar que os metrôs não funcionam 24 horas como em Nova York, eles param por volta de meia noite durante a semana e aos Domingos e vai até as 3 da manhã nas Sextas e Sábados. Vale considerar o valor a ser gasto com Uber caso sua acomodação seja um pouco afastado do metrô ou caso você chegue fora do horário de funcionamento dele.

O que fazer em Washington DC:

DICA: Se você chegar a noite e tiver um dia inteiro pela frente para explorar a cidade, decidi incluir de cara um dos meus restaurantes favoritos na região de Gallery Place – Chinatown (que é o burburinho da região perto dos pontos principais da cidade). Então minha dica é o Clyde’s, que serve uma comida bem gostosa em um ambiente meio sofisticado mas bem informal e com um preço bem okay! Veja o menu e jantar AQUI!

 

Manhã: The National Mall

Como chegar de metrô: Descer na estação L’enfant Plaza, Foggy Bottom, Capitol South Station, Archives Navy Memorial (Penn Quarter Station), Federal Triangle. Tudo depende de onde você quer começar o seu passeio, se pelo meio ou por uma das pontas do National Mall.
Recomendo sair bem cedo e tomar um café reforçado porque não existem muitos restaurantes bacanas próximos dos monumentos, você vai encontrar alguns food trucks, refreshment stations e lanchonetes dentro de alguns museus, mas nada muito incrível. Se for no verão leve água e roupas leves, porque faz muito calor. Se for frio, se agasalhe muito bem para explorar essa região pois é bem descampada, ao menos que você fique entrando e saindo dos metrôs, claro.

É hora de começar o dia cedo e explorar a região do The National Mall, que tem cerca de duas milhas de comprimento e onde ficam três dos vários marcos e monumentos importantes do país: Washington Monument (o obelisco no meio), Capitol Building (na ponta) e o Lincoln Memorial (no outro extremo). Além disso outros memoriais como Vietnam Veterans Memorial, National World War II Memorial se encontram lá também. Em volta do The National Mall, museus como Smithsonian Museum of Natural History, Air and Space Museum e o National Museum of American History são um dos clássicos a serem visitados. Além disso  United States Holocaust Memorial Museum e National Gallery of Art se tiver tempo e quiser uma porção extra de cultura e história. Uma das coisas mais bacanas de DC é que a grande maioria dos museus não são pagos.

Tarde:  Chinatown, City Center e Casa Branca

No meio da tarde se tiver tempo recomendo ir até Chinatown para almoçar ou parar em algum restaurante bacana pelo caminho. No City Center você encontra opções para comer e fazer muitas compras. Se você quer algo mais clichê existe um Hard Rock Cafe por lá. Alguns pontos de interesse por lá além do portal da Chinatown são o International Spy Museum, o National Museum of Crime and Punishment  e o National Portrait Gallery. O Verizon Center é uma arena de shows e um espaço de compras, restaurantes e entretenimento muito famosa, então se você for com mais tempo vale conferir quem estará se apresentando ou qual time está jogando por lá. Existe também um Madame Tussauds, famoso museu de cera  lá por perto.

Fim de tarde/noite: Georgetown

Se ainda tiver energia e tempo, recomendo pegar o metrô ou ônibus e fazer uma caminhada até Georgetown (ou ir de Uber ou dirigindo, que é prático, porém nem sempre há vagas na rua com facilidade, mas existem estacionamentos pagos), uma das regiões históricas mais badaladas de DC! Tem muuuitos restaurantes, cafés, canais, baladas, lojas, gente local bacana. Se estiver indo no verão e tiver mais um dia na cidade, recomendo fazer o passeio de barco de tour pelos monumentos que sai de Alexandria e desce no “waterfront” de Georgetown perto do pôr-do-sol! É bem lindo! Alexandria é uma cidade super fofa, vale colocar no roteiro mesmo que não inclua o passeio de barco e o metrô vai lá também.

 

Bônus: Fazer um ensaio fotográfico em Washington DC:

Um ensaio fotográfico otimiza seu tempo no destino passando por alguns dos pontos principais e ainda te dá a oportunidade de conhecer um Brasileiro local que pode compartilhar dicas e contar um pouco de como é viver naquele destino.

E para reservar seu ensaio fotográfico eu recomendo sempre o Fotos Na Mala que é um site que reúne fotógrafos brasileiros em mais de 100 destinos pelo mundo e temos fotógrafos em Washington DC também!! Por lá seu ensaio já vai ser sempre mais barato mas leitores do blog ainda tem mais desconto nos ensaios em todos os destinos com o código NYANDABOUT. Basta acessar o site do Fotos Na Mala, escolher seu fotógrafo favorito em Washington AQUI e inserir o código no formulário de contato! O site do Fotos Na Mala é: www.fotosnamala.com. Seja no Brasil ou no Japão, reservar seu ensaio nunca foi tão fácil!

Como é passar o feriado de 4 de Julho em Washington DC?

Esse é um dos dias mais comemorados nos EUA e DC é obviamente um dos destinos mais procurados. Então transporte e hospedagem fica mais caro e concorrido e o espaço físico no National Mall que é de onde os fogos são assistidos, fica bem cheio.

Como eu morava por lá, eu já fui algumas vezes e é uma experiência bem interessante mas a cidade fica cheia de limitações pela segurança, com ruas fechadas e voltar pra casa de metrô é um pequeno perrengue, mas funciona.

Agora, se você tem mais de um dia em Washington DC, segue alguns lugares que sugiro incluir no roteiro:

  • Old town Alexandria
  • Arlington Cemetery
  • Georgetown University
  • Dupont Circle e Adams Morgan (alguns bares e baladinhas legais para curtir a noite)
  • The U.S. National Archives
  • United States Botanic Garden
  • Newseum
  • Washington National Cathedral
  • Passar por fora do Pentágono
  • National Zoo (eles tem ursos pandas)
  • Leesburg Historic District
  • Great Falls Park

Clique AQUI para ver ligares imperdíveis na região de Washington DC e AQUI para ver mais de Alexandria!

Fotos abaixo: Alexandria, na Virginia