Final de ano em Nova York: confira 15 dicas para você aproveitar ao máximo!

Passas as festas de final de ano aqui em Nova York é um sonho de muita gente mas o que muitos não imaginam é o quanto a cidade fica cheia e o quanto hospedagem e outras coisas requerem um planejamento maior. Por isso fiz esse post para ajudar com algumas dúvidas básicas para tornar a sua viagem mais fácil. Espero que seja útil!

Está vindo para Nova York?  Você pode acompanhar mais daqui de Nova York pelo meu Instagram, que é @marthasachser e meu Youtube. E se você tem viagem marcada para Nova York, não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUITelegram ou WhatsApp (temos vários grupos, esse é o quinto)! E para comprar meu guia de Nova York com roteiro pronto e economizar ainda mais tempo e dinheiro, clique AQUI! 

Quão cheia fica a cidade?

Cheia, algumas regiões obviamente mais do que outras. A região da árvore do Rockefeller Center é sem dúvida a mais icônica em termos de multidão (foto abaixo). Além disso, naquela região da Quinta Avenida as calçadas ficam bem cheias a noite – alguns dias teremos ruas fechadas para carros.

A Times Square também obviamente fica bem cheia em alguns horários.

Para quem quer evitar a multidão, quanto mais cedo ou mais tarde, mais fácil. Nessa época é muito comum encontrar filas pra quase tudo também, lojas, atrações, restaurantes… por isso é importante planejar bem.

Outra coisa é conferir quais atrações fecham no dia 25 e no dia 31 de Dezembro, para programar o roteiro da melhor forma, você consegue descobrir isso entrando no próprio site das atrações.

1) Reservar acomodação com antecedência – sugestões mais acessíveis:

Acomodação em Nova York no final do ano é muito cara e concorrida. Por isso não deixe jamais para a última hora, reserve pelo menos algum com cancelamento gratuito para garantir, porque com tantas limitações pelo AirBnB, os hotéis com bom custo-benefício voltaram a ficar mais disputados. Aqui no blog tem vários posts com sugestões de hospedagem mais em conta em Nova York. Clique abaixo para acessar algumas:

No grupo do blog no WhatsApp, vários leitores compartilham suas experiências com hotéis. Se quiser entrar no grupo (é gratuito), basta me enviar uma mensagem no instagram AQUI!

DICA: Para quem quer economizar, uma outra opção é se hospedar em New Jersey, estado vizinho de NY, várias cidades próximas tem transporte público frequente e acessível. As cidades com acesso ao Path Train ou ônibus e trens da NJ transit são ótimas opções. Minha região favorita é a de Jersey City/Hoboken mas tem várias outras com acesso aos ônibus que te levam para Port Authority (estação de ônibus de NY próxima do coração da Times Square) em menos de 20 minutos. No post de Airbnb, eu listo alguns localizados em New Jersey. Clique AQUI para ver!

2) Programar o roteiro para os dias de mais frio

Se você não está acostumado com frio de temperaturas negativas, o inverno de Nova York pode ser cruel, o vento costuma ser bem frio as vezes em algumas regiões clássicas como Ponte do Brooklyn, Hudson Yards e honestamente, qualquer parte próxima a um dos rios. Então é preciso um planejamento maior e flexibilidade para trocar a ordem do roteiro caso o dia mais frio da sua viagem seja de programação em locais muito abertos. Ao montar o roteiro tenha em mente isso e confira a previsão para alterar. Ou claro, se agasalhe mais e intercale com opções mais fechadas. Em Dezembro nem sempre costuma ser tããão frio quanto Janeiro e Fevereiro, mas podemos sim ter temperaturas negativas e até nevar, mas não costuma ser tão comum como nos outros meses de inverno, por isso SEMPRe cheque a previsão e a sensação térmica na semana da sua viagem!

3) Compre atrações com cancelamento gratuito

Pelo tempo no final do ano ser um pouco imprevisível como mencionei acima, recomendo fortemente comprar atrações, shows e passeios pela Tiqets, eles oferecem cancelamento gratuito em várias coisas, informação em português e ainda tem desconto de 10% para leitores do blog. Assim, se o clima estiver muuuuito frio no dia que você tinha programado um passeio muito aberto (como a Estátua da Liberdade, passeios de barco ou algum dos observatórios por exemplo, você pode tentar cancelar e trocar sua data.).

Para garantir o desconto de 10% em tudo use o cupom NYABOUT10OFF pelo link do blog AQUI!

4) Pesquisar em quais lojas irá comprar roupa de frio em Nova York

O frio do Brasil é diferente daqui de Nova York e roupas muito resistentes podem as vezes custar mais comprando no Brasil. Nem sempre é o caso, por isso recomendo pesquisar um pouco antes para se preparar melhor e economizar. Vários leitores compram roupas térmicas no Brasil mesmo em lojas como Decatlon por exemplo, ou em promoção ou porque a diferença de preço não é tão grande e acabam não “perdendo tempo” na viagem comprando roupa (não sei vocês mas eu detesto fila em lojas haha) e já chegam bem aquecidos. Então pesquise antes pra ver o que vale mais a pena e não deixe de ler o post de onde comprar roupas de frio em Nova York clicando AQUI, assim você pode ir pesquisando online os valores antes de vir.

5) Comprar ou levar na mala tênis/sapatos super confortáveis e com solados grossos

Diferente do que muita gente pensa, não é preciso comprar bota de neve para Nova York porque 1) não costuma nevar muito; 2) botas ocupam muito espaço; 3) um tênis bem fechado e com solado grosso costumam ser suficientes. Claro, dependendo do dia você precise talvez de uma meia bem mais grossa ou alterar o roteiro para não ficar muito tempo do lado de fora, mas geralmente só um sapato bom é suficiente. Se quiser comprar botas de inverno e acessórios, não deixe de conferir esse post AQUI!

6) Comprar os passes de atração para economizar nas atrações

Se você tem planos de visitar museus, observatórios, pegar ônibus para o outlet Woodbury, passear de barco, entre outras atividades, ter um passe de atração pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

São vários passes para escolher mas dois dos meus favoritos são:

  • O Sightseeing Pass (mude o idioma para português no topo da página) ou compre AQUI com 10% de desconto com o cupom NYABOUT10OFF.

Para saber mais sobre passes de atração clique AQUI!

Lembrando que o observatório Summit ainda não está em nenhum dos grandes passes, mas você pode comprar com desconto pelos mesmos links e cupom acima.

7) Reserve restaurantes para as datas festivas com antecedência

No Natal a sensação que eu tenho é que o mundo inteiro está em Nova York. A cidade fica muito cheia e em contrapartida, muitos restaurantes não funcionam nas datas festivas, como no Thanksgiving (Dia de Ação de Graças – saiba tudo sobre a data AQUI) e na Véspera e dia de Natal. Por isso é importante reservar com antecedência para não ficar no dia da viagem procurando mesa disponível.

Se não reservar antes, além de tentar procurar no dia, dá pra curtir a feirinha de inverno do Bryant Park, com várias opções de lanches rápidos e aquela atmosfera festiva ou se aventurar por Chinatown e Little Italy, onde vários restaurantes comuns funcionam normalmente e não precisa de reserva – em Little Italy talvez você ache mais restaurantes decorados do que em Chinatown.

Neste post AQUI eu recomendo alguns restaurantes clássicos para os dias de Natal e Thanksgiving. Recomendo também utilizar os sites Open Table e Resy para pesquisar e fazer reservas.

8) Pesquisar as atividades clássicas da época com antecedência para ver se precisa reservar

  • Patinação no gelo é uma das mais tradicionais e você pode conferir todos os rinks de patinação (em 2023) clicando AQUI! Evite finais de semana se puder, porque fica muito mais cheio. Outras atividades clássicas para se fazer na época de final de ano em Nova York:
  • Assistir ao espetáculo Christmas Spectacular – esse é um clássico do Natal que agrada a família toda, é bem lindo! Existem várias maneiras de comprar ingresso inclusive com desconto, expliquei mais AQUI!
  • Tirar fotos com o Papai Noel (confira os principais pontos nesse post AQUI!)
  • Visitar as feirinhas de Natal a do Bryant Park e Union Square são minhas favoritas!
  • Ver a decoração de Natal – veja os principais pontos AQUI!
  • Visitar restaurantes temáticos de Natal (listei meus favoritos AQUI!)
  • Para ver tudo que vai rolar no Natal esse ano clique AQUI!

9) Reservar ensaio fotográfico com antecedência

Se estiver vindo pra Nova York nessa época, que tal reservar uma ou duas horas para registrar a viagem de maneira especial? Você pode reservar seu ensaio comigo (sim, eu sou fotógrafa aqui em Nova York!) ou com outros fotógrafos do meu time do Fotos na Mala aqui em Nova York! Basta acessar o site do Fotos na Mala, clicar em Nova York (AQUI), escolher seu fotógrafo favorito e solicitar a data desejada. E se quiser mais desconto, basta inserir no formulário de contato o cupom NYANDABOUT para conseguir desconto extra de U$10 para leitores do blog. Por lá já é mais barato e você ainda tem um desconto a mais por ser leitor aqui do blog! Quanto antes você reservar, mais chances de conseguir a data desejada, já que nessa época a agenda dos fotógrafos fica bem cheia. Acesse: www.fotosnamala.com para reservar!

10) Reservar o observatório Summit com antecedência, cancelamento gratuito e com desconto

O Summit merece uma categoria sozinho porque é sem dúvida o observatório mais disputado de Nova York do momento e é o que costuma esgotar mais facilmente, principalmente em épocas de férias escolares e final de ano. Por isso recomendo reservar com antecedência e para os primeiros dias da viagem e com cancelamento gratuito. Digo isso porque no inverno temos muitos dias nublados, as vezes com chuva muita neblina e pode acontecer de não ter visibilidade, comprando seu ingresso com cancelamento gratuito você pode cancelar ou alterar sua data sem perder dinheiro.

Também recomendo reservar para o começo da viagem pois assim você consegue remarcar para outro dia se precisar.

Não se esqueça que comprando pela Tiqets pelo link do blog clicando AQUI você consegue comprar com cancelamento gratuito e assim pode remarcar caso a previsão do tempo para o dia da sua reserva não seja um dia tão bonito. Use o cupom NYABOUT10OFF para comprar com 10% de desconto AQUI! Nesse link tem todas as informações em português e muitas tem opções de cancelamento.

Se não comprar por lá, o próprio Summit costuma oferecer a opção de remarcar APENAS se a visibilidade for extremamente baixa (como quando as nuvens cobrem o topo do prédio e realmente não se consegue ver nada), mas você precisa estar no horário do seu ingresso original esperando na fila para ter essa opção. Nesse caso eles passam na fila mostrando a visibilidade em um tablet e perguntam se alguém quer remarcar. Recomendo remarcar porque quando dizem que a visibilidade é zero, é zero MESMO, é como se fosse uma cortina branca na sua frente. Então recomendo comprar seu ingresso para o começo da viagem para ter mais opções de data aconteça. Para evitar uma viagem perdida, recomendo comprar com a opção mencionada acima com desconto e ao acompanhar a previsão da viagem, já tente remarcar para o dia mais ensolarado que houver.

11) Reservar seguro de viagem

Aquela coisa que você compra mas torce para não usar, né? Viajar para o exterior sem seguro de viagem é extremamente arriscado e pode gerar muita dor de cabeça. Recomendo sempre comprar, ainda mais no inverno quando temos mais chances de precisar, tanto para consultas por viroses, gripe como acidentes mesmo – já que muita gente tem planos de patinar, esquiar e mesmo andar pela rua em dias de frio intenso seguidos de neve ou chuva, quando é mais comum ter gelo no chão. Eu nunca usei uma empresa do Brasil aqui já que moro em Nova York, mas você consegue pesquisar vários planos de uma vez através do Seguros Promo (AQUI!)

12) Comprar chip de celular

Outra coisa que não pode faltar pra você economizar tempo e não passar perrengue na sua viagem. Várias empresas de telefonia no Brasil já oferecem planos internacionais mas se a sua não oferece, confira algumas empresas que oferecem chip físico ou digital (e tem cupom de desconto em algumas também):

13) Reservar o tour pelas casas decoradas no Brooklyn ou planejar o dia menos frio para ir sem tour

Esse é sem dúvida um dos clássicos do Natal em Nova York e apesar de ser possível chegar de transporte público, pra quem quer mais conforto, recomendo fazer um tour com motorista brasileiro que te pegue e te deixe na sua acomodação ou em algum ponto de Manhattan. Eu sempre indico o Alex (@motoristanyc) que é motorista brasileiro e oferece desconto para leitores do blog.

Mas como eu disse, você pode fazer por conta também, só recomento optar pelo dia menos frio, já que você vai andar um bocado a pé ou pode ter que esperar por carros por aplicativo ou ônibus no frio. Mostrei mais do passeio e como chegar de metrô e ônibus, uber e motorista AQUI!

14) Thanksgiving em Nova York

Essa data é muito especial e popular em Nova York e também requer um planejamento maior, por isso tem um post só dedicado a ela aqui no blog. Clique AQUI para ler!

15) Ano Novo em Nova York

O Ano Novo aqui é bem cheio e bem frio e não é nem de longe tão animado como no Brasil, ao menos que você vá a uma festa fechada. Como são muitas dicas para essa data específica, vou sugerir que confira esse post AQUI onde eu falo mais sobre a data.

Vem pra Nova York? Tenha um roteiro organizado por região! Baixe o guia oficial do blog!

Uma das partes mais trabalhosas de viajar é ter que decidir quando, onde e como visitar as principais atrações e pontos turísticos do lugar de destino. Por isso, para facilitar a sua viagem, recomendo muito o guia do blog com roteiros prontos separados por região para você otimizar tempo e conhecer NY ao máximo.

Com ele, você não precisa perder tempo na frente do computador pesquisando lugares e organizando horários, endereços e regiões… Tudo o que você precisa está lá, de forma bem prática e detalhada!

O guia é todo organizado por região com o passo-a-passo de onde ir, comer, lojas, atrações, cenários de filmes e seriados e MUITO mais, tudo organizadinho pra você conhecer cada cantinho de NY e voltar pra casa se sentindo um Nova-Iorquino de verdade! São 16 roteiros que você pode seguir a risca ou unir regiões ou usar como base para o seu roteiro!

Você pode baixar o guia oficial AQUI em eBook e receber 10% de desconto com o código GUIANOVO10 ou adquirir pelo Amazon com entrega no Brasil AQUI!

Você não apenas conhece a cidade de verdade como também economiza muito tempo e dinheiro, duas coisas valiosas quando se trata de viagem, né? E vale cada centavo.

Como economizar em Nova York?

Separei alguns posts com várias dicas de como economizar:

Hospedagem – Clique AQUI para conferir o post com os melhores hotéis custo-benefício no Queens.

Atrações – Aproveite os códigos de desconto do blog! Você pode comprar na Tiqets usando o código NYABOUT10OFF AQUI e ganhar 10% de desconto. Ou comprar diretamente no site oficial dos passes usando o link do blog.
Clique aqui para saber mais e comprar seus passes de desconto:

CityPass: AQUI!

Sightseeing PASS: AQUI!
The Sightseeing Pass Flex: AQUI!
New York Pass: AQUI!
Explorer Pass: AQUI!

Transfer:
Motorista Brasileiro – desconto especial para leitores: o Alex é o motorista oficial do grupo e oferece desconto nos serviços pra vocês! Entre em contato com ele pelo Whatsapp: (917)6567299 ou pelo instagram AQUI!

Chip de celular:
America Chip: Use o código: america10 para 10% de desconto! Clique AQUI

Meu Chip: Use o código: MARTHASACHSER para ganhar 15% de desconto. Clique AQUI

Airalo (chip digital): Use o código: NYANDABOUT10 para 10%de desconto! Clique AQUI