Como alugar apartamento em Nova York

Eu moro aqui em Nova York há cerca de 10 anos. E de lá pra cá passei por 5 apartamentos nas mais diferentes condições de aluguel, das mais tranquilas até os casos mais desesperadores. E sempre que falo sobre o assunto lá no meu instagram recebo muitas dúvidas de vocês sobre como funciona, como eu aluguei e como você pode alugar apartamento em Nova York também. Bom, e vocês sabem que eu não sou expert nisso, por isso no post de hoje eu trago uma especialista no assunto, a Ebe Becker, que é corretora de imóveis (e Brasileira!) aqui em Nova York e tem muita experiência no ramo. E no final vou falar mais sobre o assunto e valores dos meus apartamentos recentes.

Você pode acompanhar mais da minha rotina em Nova York pelo meu instagram que é @marthasachser e meu Youtube, que é este aqui! Para comprar meu guia de Nova York, clique AQUI! E se você tem viagem marcada para Nova York não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUI!

Como alugar apartamento em Nova York – com Ebe Becker, corretora de imóveis Brasileira aqui em Nova York

Martha Sachser- Qual o primeiro passo para alugar um apto em Ny? 

Ebe Becker: Para se conseguir alugar um apartamento em Nova York o primeiro passo é preparar a documentação onde você pode mostrar que você tem capacidade financeira para pagar por este imóvel. Como declaração de imposto de renda mesmo do Brasil, carta do contador comprovando renda anual, extratos bancários atuais ou qualquer outra forma que mostre poder aquisitivo como escritura de imóveis, contas de investimento, apólice de seguro, etc. Alguns desses documentos talvez  precisarão ser  traduzidos.

Tem diferença de processo de acordo com a região desejada?

Sim, há diferenças, por exemplo em algumas áreas da cidade os donos dos imóveis podem exigir menos ou mais dinheiro disponível em conta bancária do que em outros lugares. E em geral, em muitos lugares mais exigentes, os donos de imóveis vão precisar ver como fonte de renda,  40 vezes o valor mensal do aluguel como receita anual. Por exemplo, se você ganha 40.000 por ano, você conseguiria pagar  U$1.000 de aluguel por mês.  E  se for uma empresa ou fiador que esteja alugando o apartamento para o futuro inquilino, o mesmo pode ter que mostrar 80 vezes o valor mensal do aluguel dependendo da região.

Quais os documentos pessoais necessários para alugar apartamento?  Isso varia de acordo com a situação imigratória do futuro inquilino? 

Documentos pessoais  como passaporte e identidade do seu próprio país. Os donos dos imóveis podem pedir ou perguntar (sobre o status imigratório), porém isso não é obrigatório. Entenda que os donos dos imóveis não são obrigados a seguir quaisquer regras em termos de imigração. Em outras palavras, os donos dos imóveis não são obrigados a prestar conta para o departamento de imigração do governo dos Estados Unidos.

Quais as perguntas que o inquilino precisa fazer na hora de entrar em contato com o corretor caso as informações não estejam no anúncio?
1-Quais são as exigências que o dono daquele imóvel faz em relação a comprovação de renda do inquilino?
2-Qual seguro é exigido pelo dono que o inquilino compre?
3-Se o dono do apartamento estiver pagando pelo serviço do corretor, o famoso “no fee”, no ano seguinte quanto será o aluguel?

Qual a melhor forma de entrar em contato com você?
Pelo telefone +1 (917) 541-5117 ou pelo email ebecker@wernewyork.com

Minha experiência com aluguel  em Nova York

Tenha baixas expectativas e flexibilidade

Não quer dizer que você tem que sair deste processo com um apartamento ruim, muito abaixo do que você esperava ou algo que realmente não curta. Mas é importante entender o quão concorrido é o mercado imobiliário em Nova York e que ter uma lista enorme de coisas que você não abre mão pode ser bem desafiador.  Por isso minha dica é: faça uma lista do apartamento dos sonhos e uma lista do que você REALMENTE não vive sem. Por exemplo: eu SONHO morar em um apartamento novo de dois quartos, perto do metrô em Manhattan, com elevador, muita luz natural, em uma vizinhança tranquila (para poder gravar vídeos com menos barulho possível),  máquina de lavar e secar roupa no apartamento e se possível uma máquina lava-louça também.

Porém TUDO isso, vai me resultar em um apartamento que infelizmente não cabe no meu orçamento. Mas destes itens, o que eu REALMENTE preciso, que vai tornar minha vida muito mais fácil e me possibilitar trabalhar e ganhar dinheiro para que no futuro eu possa viver em um apartamento dos sonhos? No meu caso é morar o mais próximo de Manhattan possível, por conta do meu trabalho, morar em uma vizinhança tranquila e um apartamento não necessariamente novo, mas que seja confortável e sem muitos problemas que me forcem a gastar tubos de dinheiro com reforma ou tragam dor de cabeça. Máquinas de lavar roupa e louça seriam um sonho, porém eu saio para lavar roupa apenas 2 vezes por mês. Já trabalhar, eu trabalho todo dia. E foi assim que acabamos optando por continuar morando em Astoria no Queens, pois é bem próximo a Manhattan, tranquilo, seguro e tem apartamentos no geral mais espaçosos do que Manhattan por um preço inferior. As vezes com sorte até com máquina de lavar roupa no prédio. Mas essa sorte ainda não tive haha. Além disso a burocracia por aqui é BEM menor do que em algumas partes de Manhattan, o que facilita bastante e é bem comum encontrar Brasileiros alugando apartamentos ou dividindo apartamento por aqui também.

Quanto custa o meu aluguel? Quanto precisa pagar no primeiro mês?

Abaixo: foto do nosso antigo apartamento de 1 quarto. Aluguel: U$1600-U$1700

Luz natural: não das melhores, mas tínhamos janelas em todos os cômodos.

Barulho: Tranquilo, só fazia barulho no horário de entrada e saída das crianças de uma escola que tinha na frente do prédio.

Localização: Relativamente perto do metrô – cerca de 10 minutos andando. Porém, em um bairro que a gente gosta muito, com vários restaurantes legais e com um valor que cabia no nosso orçamento.

Para alugar apartamento você irá precisar pagar geralmente pelo menos dois meses de cara: o primeiro mês e o depósito de segurança no mesmo valor do aluguel e que em alguns casos pode ser usado como o último mês do seu contrato ou se você precisar sair antes ou tiver problemas financeiros. Ou você simplesmente o recebe de volta se tudo estiver em boas condições no apartamento, que é a real função do depósito de segurança. Se o apartamento não estiver em boas condições, você pode perder o depósito integral ou boa parte dele.

Atualmente eu moro em um apErtamento, menor do que este acima (foto do atual abaixo), com pouca luz natural de qualidade (pra quem grava vídeos pro YouTube como eu isso é sempre uma questão haha), em uma região com bastante barulho, porém, ele é bem mais próximo ao metrô, o que sempre foi uma prioridade. Mas confesso que não amo, apenas nos mudamos porque o proprietário precisava do nosso antigo apartamento então tivemos que sair. O nosso aluguel atual custa U$1800, mais caro e menor do que o anterior. Aliás, me acompanhe lá no instagram (@marthasachser), sempre compartilho nossa rotina aqui em Nova York por lá ou no meu canal no Youtube AQUI! Clique AQUI para assistir o tour pelo meu apartamento!

Qual o melhor bairro para se morar em Nova York?

Vai parecer clichê mas depende muito do seu estilo de vida e orçamento, claro. Eu sou suspeita porque sempre digo que tal, tal e tal bairro são alguns dos meus preferidos e a realidade é que sim, eu me vejo morando em pelo menos 10 lugares de Nova York! Porém se orçamento for um problema pra você como ainda é pra mim mas você não quer abrir mão de qualidade de vida, acho que Astoria no Queens pode ser ideal, principalmente na região da Ditmars Blvd (última parada do metrô N ou W). Astoria é um bairro jovem porém bem familiar e tradicional. Por aqui você encontra boas lojas, muitos restaurantes e comércios (inclusive brasileiros), além de uma infinidade de restaurantes com culinária de todas as partes do mundo! É um bairro bem seguro, com playgrounds para crianças e o belo Astoria Park.  Tem vários prédios de 3-5 andares por aqui também, mas queria compartilhar um pouco das casas, que são bem características dessa região do Queens na minha opinião. A média de apartamentos de um quarto em Astoria é de U$1500 a U$2000 ou até mais se for em um prédio mais novo por exemplo. Já se você for alugar um quarto no apartamento de alguém, a média é de U$650 a U$950 dependendo do que está incluído, como internet, eletricidade, itens de limpeza, etc. Mas já vi até por U$1200 (sim, o valor por UM quarto no apartamento/casa de alguém).

Outra região que eu atualmente SONHO morar, é Long Island City, também no Queens e ainda mais próxima de Manhattan! A região está em constante desenvolvimento e tem uma atmosfera jovem e bem familiar além de bastante espaço ao ar livre para quem tem crianças ou gosta de praticar esportes. Vários restaurantes bacanas, comércios e escolas estão sempre surgindo por lá além de um biblioteca bem moderna. Porém o nosso orçamento ainda não permite por isso por enquanto vamos sonhando e economizando, porque um estúdio em uma das melhores localizações começa na faixa de U$3.000 por mês!

E claro, eu AMO Manhattan! Muito! Mas ainda não me sinto confortável pagando mais para ter menos e não gostaria de abrir mão de conforto para isso também por isso por enquanto continuamos em Astoria no Queens. Mas se eu pudesse escolher uma vizinhança para viver em Manhattan seria o SoHo, West Village, Upper West Side, Upper East Side, TriBeCa. E no Brooklyn DUMBO, Williamsburg e Greenpoint. Abaixo, fotos do West Village.

Minhas dicas (baseadas na minha experiência) para quem quer alugar apartamento em Nova York:

  • Tenha os documentos necessários básicos prontos, a competição é alta e você precisa ter tudo pronto se quiser garantir sua  chance. Proprietários em Manhattan costumam ser mais exigentes do que muitas áreas do Queens e Brooklyn.
  • Separe dinheiro para pagar o application e depósito. Sim, é MUITO comum os corretores cobrarem um valor X (geralmente algo entre U$50-100 por apartamento ou por morador) para quem quer aplicar para o apartamento. Esse valor cobre o background check e basicamente o trabalho deles de verificar se você é o inquilino ideal, se vai ter mesmo condições de pagar o aluguel baseado em tudo que apresentou de documentos e até no seu estilo de vida. Se eles tem por exemplo duas pessoas competindo pelo mesmo imóvel e um deles tem cachorro que late muito, é freelancer, ganha o mínimo necessário e toca bateria nas horas vagas e eles tem outro possível inquilino que ganha muito mais, tem um emprego fixo, trabalha fora o dia todo e não tem cachorros, pode ser que eles optem por esse segundo cenário. Não é sempre o caso, mas pode sim acontecer. Então tente passar a imagem de um inquilino que “não vai dar trabalho” algum, pelo menos nesse momento inicial. Já um depósito muitas vezes é cobrado antes mesmo de você fechar  o negócio, para garantir que você realmente está considerando aquele imóvel. Não costuma ser tão alto quanto o valor do aluguel, mas geralmente algo por volta de U$500 foi bem comum em alguns apartamentos que vi. Se você for aprovado, o depósito já é aplicado no valor que você pagaria. Se você NÃO for aprovado, eles devolvem. E se você desistir do negócio e for aprovado, você perde o depósito. Sim.
  • Comece a procurar antes  de pensar em se mudar: pesquise o preço médio em diferentes regiões, assim você tem uma noção de valores e do que caberia no seu orçamento e vai expandindo os horizontes para outras possibilidades que as vezes nem passavam pela sua cabeça.
  • Use aplicativos para procurar imóveis como Trullia, Zillow e Streeteasy, mas se possível tenha um corretor de confiança que entenda sua necessidades e tenha boas referências. O que parece fácil demais pode ser duvidoso. Um corretor experiente pode ter também uma relação de confiança e abertura maior com o proprietário para falar a seu favor e facilitar o processo. Eu recomendo a Ebe Becker, que trabalha na área há muitos anos e já conseguiu imóveis bons com preços bacanas para amigos meus.

Como encontrar quartos para alugar em Nova York?

Se você não tem condições ou intenção de alugar um apartamento completo, você pode fazer algo que é MUITO comum aqui em Nova York justamente pelos altos valores de aluguel: conseguir um roommate ou em português, um colega de quarto ou apartamento. Existem sites e grupos específicos para isso mas se você não mora aqui ainda recomendo procurar na comunidade brasileira no Facebook e mesmo no grupo do blog no Facebook. Mas se já está familiarizado com o sistema, existem ótimos sites e aplicativos como: Roomi, RoomZoom, RoomieMatch, Diggz, mas existem outros também.

Aluguei, e agora?

É muito comum os apartamentos virem com geladeira e fogão, mas não costumam vir com móveis. Então depois de alugar é hora de fazer a mudança e se não tem móveis, começar a comprar. A maioria dos nossos móveis foram comprados online e não são honestamente da melhor qualidade, mas quando comprei eu achei que ficaria naquele apartamento por pouco tempo até encontrar um maior mais permanente e acabei optando por móveis que eu mesma pudesse montar e chegassem pelo correio. Porém acabei ficando por muito tempo e eles existem até hoje e sobreviveram as mudanças! A maioria comprei no Amazon.com, Walmart.com, Overstock.com e Ikea.com Acho que a Ikea tem um ótimo custo benefício e você encontra lojas dela em New Jersey e aqui em Nova York no Brooklyn por exemplo.

E a mudança?

Para  mudar, nós geralmente utilizamos UHaul, onde você  aluga a van ou caminhão do tamanho que você precisa e você mesmo carrega, dirige e descarrega as suas coisas no novo apartamento ou contrata pessoas para ajudar. Como geralmente tudo cabe em um caminhão menor, nós mesmos costumamos fazer a mudança com a ajuda de uma ou duas pessoas a mais. Família, eu te amo! O aluguel é super em conta e costuma ficar beeeem mais barato do que alugar uma empresa completa de mudança.

As caixas você pode comprar no próprio UHaul ou Home Depot ou em sites especializados.

Você pode acompanhar mais da minha rotina em Nova York pelo meu instagram que é @marthasachser e meu Youtube, que é este aqui! Para comprar meu guia de Nova York, clique AQUI! E se você tem viagem marcada para Nova York não deixe de entrar no grupo de dicas de NY do blog no Facebook AQUI!

Passes de desconto em Nova York:

Adquira o CityPASS AQUI! (se não tem muito tempo em Nova York, este é bacana e cobre alguns dos lugares mais clássicos)

Adquira o CityPASS parcelado AQUI!

Adquira o The New York Sightseeing Pass AQUI! (meu favorito, várias atrações bacanas. Falei mais sobre ele e os outros passes AQUI)

Adquira o The New York Sightseeing Pass parcelado AQUI!

Adquira o The New York Sightseeing FLEX Pass parcelado AQUI!

Adquira o The New York Pass AQUI!

RESERVE HOTÉIS EM NOVA YORK PELOS MELHORES PREÇOS:

Pelo Booking AQUI!

Pelo Hotels.com AQUI!

Recaba até R$320 de desconto na sua primeira estadia e experiência pelo AirBnB: AQUI!

ADQUIRA O MEU GUIA DE NOVA YORK:

Em E-book pelo Hotmart: AQUI!   

Em E-book pelo Selz: AQUI!

Impresso pelo AMAZON (entrega no Brasil):

Livro colorido: AQUI!

Livro em preto e branco: AQUI!

ENTRE PARA O GRUPO DE DICAS DE NOVA YORK DO BLOG NO FACEBOOK  AQUI!