TÁXIS
Relativamente baratos e espalhados por toda parte, os famosos táxis amarelos são a marca registrada da cidade. Porém, algumas regrinhas se aplicam para fazer o transporte o mais agradável possível!
-A dica é sempre dar o sinal pra ele parar e entrar rápido, antes que ele pergunte aonde você quer ir. Por quê? Se você está indo pra um lugar que eles não acham que compense pra eles, eles aceleram e vão embora, o que é ilegal. E você fica a ver navios! A regra então é fazer cara de desentendido e entrar assim que ele parar. Não parar para um passageiro é ILEGAL, mas eles fazem o tempo todo.
-Se conseguiu pegar seu táxi feliz e contente, não se esqueça da gorjeta! Na televisãozinha que tem na sua frente você pode ver o total da sua corrida e tem a opção de 15%, 20% ou 25% de gorjeta já calculado pra facilitar pra você na matemática. Você pode pagar a corrida com dinheiro ou cartão de crédito ( a máquina fica na sua frente também). Se pagar em dinheiro, o motorista vai lhe cobrar o valor sem a gorjeta e vai lhe dar o troco, daí você calcula quanto foi a gorjeta e retorna pra ele o valor separado.
-Os táxis são campeões em encontrar celulares e outros items no final do dia. Dê sempre uma olhadinha antes de sair, para assegurar que não está deixando nada pra trás. O achados e perdidos de NYC pode ser acessado através do site oficial da cidade aqui .
Entenda as luzinhas no topo dos táxis:
-Quando todas estiverem apagadas significa que ele está ocupado.
-Se só a luz do meio estiver acesa, ele está livre, pode dar sinal e torcer para ele não ter frescura de escolher pra onde você vai.
Outra coisa que eu ficava louca é que não entendia porque alguns táxis vazios não paravam quando eu dava sinal. A razão é:
–Todas as luzes acesas significa ‘off duty’ ou fora de serviço. Geralmente por volta de 4-5pm você verá mais táxis com este sinal no topo, que é quando eles estão indo trocar o carro com outro motorista.
Ônibus!
Ônibus, quando não tem trânsito ou em um dia chuvoso, são super eficientes e úteis, especialmente para atravessar a cidade de leste pra oeste, de norte a sul… E o valor é o mesmo preço do ticket de metrô ($2.75). Os famosos “crosstown” são os que atravessam a cidade de ponta a ponta, se você está no meio da rua 23 e precisa ir para o extremo leste ou oeste, pegue um e curta a experiência!
O trânsito em NY pode ser bem movimentado (mas nada que se compare a São Paulo ou Rio de Janeiro na minha opinião), então eles criaram uma faixa preferencial na rua para agilizar o processo de embarque nos ônibus. Se tiver uma maquininha de tickets perto do ponto do ônibus, é provável que a linha tenha um Select Bus Service correndo nela. Estes ônibus foram criados para agilizar o processo de embarque e desembarque de passageiros e por isso você precisa ter seu ticket especial em mãos para embarcar! Não adianta contar moedinhas, se for Select Bus, você tem que comprar seu ticket na máquina antes e embarcar por qualquer porta. Mesmo quem já tem cartão de metrô do tipo ilimitado tem que passar na maquininha antes pra validar o ticket! Eles não irão sempre conferir seu ticket mas existem fiscais do ônibus e se você for pego sem o ticket validado, ganha multa. Outra dica importante por aqui é que os ônibus comuns não dão troco, não tem ‘trocador’ aqui. Ou você tem o dinheiro certo ou você fica sem seu troco! Nos Select Bus Services porém, você não tem nem a opção de pagar com dinheiro no ônibus, tem que ser na máquina mesmo na rua! Fique atento para não perder o ônibus ou levar uma multa por não ter seu bilhete!
Mas se você tiver um smart phone com carteira digital ou um cartão crédito sem contato, é só encostar o cartão ou telefone nos displays OMNY (One Metro New York) que ficam nas catracas e pagar por viagem sem precisar comprar um metro card. Esse sistema não está disponível em todas as estações mas já tenho visto na grande maioria das mais populares e prazo pars estar em todas é até 2023 e englobar também outro tipo de bilhete além do único. Esse sistema já existe nos ônibus também, o que é ótimo para quem não carrega dinheiro.