5 coisas pra se fazer em Honolulu!
Comer Loco Moco e outras delícias dos food trucks
Quem segue o blog já viu tuuudo que eu fiz nas minhas férias pra Honolulu! Se ainda não viu o roteiro prontinho, clique AQUI! Mas hoje venho contar 5 coisas que não podem ficar de fora! As duas primeiras eu vou ser meio ruim para dar minha opinião verdadeira porque eu sou vegetariana e ambos envolvem coisas que não como. Mas é sem dúvida algo que você não pode deixar de fora quando o assunto for experimentar comida local! Food trucks estão espalhados em várias partes da cidade mas com certeza os mais populares ficam em North Shore. Simplesmente coloque no GPS o nome Haleiwa, uma cidade bem surfista, com uma vibe totalmente diferente da urbana Waikiki. De cara já vai encontrar vários trucks! Tem um centrinho super fofo com restaurantes legais e lojas de acessórios pra nadar, mergulhar e surfar. De lá é só ir parando de truck em truck nas praias e nas cidades e experimentar pratos com camarão e outras delícias locais. O mais famoso é o Giovannis, que tem dois trucks. Se a fila estiver muito grande, ouvi dizer que todos são bem gostosos mas que este por ser o pioneiro, é o mais badalado até hoje.Loco Moco… ficou curioso pra saber do que se trata? Pois nada mais é do que arroz, um hambúrguer, ovo frito e um gravy marrom por cima. Alguns capricham nas variações e usam chili, cebola frita, bacon, lingüiça e outras carnes. Eu não procurei saber qual era o melhor Loco Moco de Honolulu porque imaginei que estaria sempre cheio, então fui em um no restaurante que tinha perto do nosso hostel. De acordo com o que li, o prato foi criado em um restaurante havaiano em 1949 quando alguns jovens esportistas queriam uma opção diferente, rápida e barata. Pediram pra que a dona do restaurante colocasse arroz em uma vasilha, um hambúrguer por cima e um pouco de gravy, tipo um molho daqui. O nome parece ter sido criado por conta do apelido de um dos integrantes da turma de jovens que era chamado de “Crazy”, que em espanhol significa “loco” (louco). “Moco” rimava com “loco” e assim o prato mais famoso do Havaí foi criado!
Fazer snorkeling em Hanauma Bay
Hanauma Bay é sinônimo de snorkeling. Simplesmente uma das coisas mais legais que fiz por lá. Desejei muuuuuito ter ganho uma câmera gopro de Natal ou ter comprado uma capinha a prova dágua pro celular só para registrar os peixes lindos que vi de pertinho. Dá pra ir e voltar de Hanauma Bay de ônibus, mas se você for de carro, fica mais livre, óbvio. Só chegue bem cedo porque o estacionamento lotava rápido. Depois das 3pm costuma ter mais vaga. Para entrar na baía é $7.50 por pessoa e para estacionar, $1 por carro se não me engano. Dava pra alugar acessórios de mergulho (óculos e pé-de-pato) no local por cerca de $10-$15 cada ou alguns sets por cerca de $20. Mas se você vai usar mais de uma vez óculos de mergulho por exemplo, recomendo comprar um em uma das muitas ABC Stores ou outras lojas em Waikiki mesmo, porque sai mais barato do que alugar. Paguei $7.99 no meu e não era lá tão profissional, mas funcionou direitinho e usei todos os dias. Ao chegar em Hanauma Bay todos são obrigados a assistir um vídeo de mais ou menos 8 minutos explicando um pouco da história e regras do local. Se você planeja voltar, dá pra clocar seu nome na lista após assistir ao filme e da próxima vez nao precisa assistir novamente (e esperar na fila pra isso). Lá você também encontra loja de lembrancinhas e um snack bar antes de descer pra baía. Lá embaixo tem os stands pra alugar equipamento de snorkeling, banheiro e balcão de informações e ajuda, além de salva-vidas. Enfim, leve uma canga/toalha/esteira e esqueça da vida curtindo um dia por lá, vale a pena. Se você for de carro, recomendo parar em Koko Marina para almoçar ou fazer um lanche bacana, tem vários restaurantes simples mas gostosinhos, tipo fast food e uma vista bacana da marina. Lá também você encontra jet-skis, banana boats e outras atividades do tipo pra fazer. Não é muito barato (ceca de $90 para 3 atividades aquáticas) mas fica a dica, é muito divertido!
Fazer hiking, várias vezes e em todas as trilhas possíveis!
Não sou a pessoa mais em forma por aí mas confesso que quando escuto a palavra hike já fico surtada e louca pra chegar a hora. Tem algo incrível pra mim nessa mistura de caminhar, fazer trilha, fotografar lugares lindos e a diversificação dos cenários, uma é sempre diferente da outra. E em Honolulu, apesar de ser uma cidade urbana, não falta opções! As 4 que fui e recomendo são Makapu lighthouse (Kaiwi State Scenic Shoreline), Diamond Head, Coco Head Trail e Kaena Point. As mais leves e divertidas são a Makapu lighthouse (Kaiwi State Scenic Shoreline) e Diamond Head Trail.
Dançar e assistir a um show de Hula
Ir ao Havaí e não assistir a uma apresentação de Hula ou fazer parte de um luau é quase como não ir, né? Dá pra sentir um pouco de como é a alegria do povo havaiano e a simplicidade e delicadeza desta tradição. Existem várias opções mas as duas gratuitas que eu vi e recomendo são as Terças, Quintas e Sábados de 6:30 as 7:30 da noite na altura de onde fica a estátua do Duke em Waikiki. E o outro fica no Ala Moana Center, o maior shopping da cidade com lojas que todo mundo ama e muitos restaurantes bacanas! O show de Hula acontece todos os dias a 1pm no palco principal.
Assistir ao por-do-sol
Cada dia era sem dúvida um show a parte. Eu confesso que meu lugar favorito para ver o sol se despedir é ainda na California. Mas tinha algo especial em todas as vezes que tive o privilégio de assistir este presente de Deus em Honolulu. Sem dúvida alguma era um espetáculo que fazia todo mundo parar e fotografar. E não apenas turistas! Mas a quantidade de pessoas que vivem lá e apreciam este momento era algo lindo de se ver! Já estou com muitas saudades! Assisti várias vezes na praia de Waikiki, na Pipeline e no Ala Moana Park. Todas as vezes amei, claro!
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SEU GUIA PARA OAHU/HONOLULU!