Como morar nos Estados Unidos e o programa Au Pair

Um dos posts mais pedidos e longos do blog! Atendendo a pedidos vim contar um pouco mais sobre como vim parar aqui na terra do tio Sam!

Quando me perguntam qual foi a melhor época da minha vida respondo sem pensar duas vezes que foram os dois anos em que fui Au Pair! Nos anos de 2007 e 2008 deixei minha vida confortável no Brasil, minha família e amigos para vir realizar meu sonho de morar no exterior sendo Au Pair de uma família Americana (mais precisamente cuidar de trigêmeos de dois anos e meio, minhas host kids!). Apenas dois anos mas foi como se eu tivesse vivido 30 anos por tantas experiências legais, viagens, amizades e coisas que descobri sobre mim mesma. Dificuldade? MUITAS! Muitas mesmo! Chorei, fiquei com saudades e perdi o meu pai, que era a pessoa que eu mais amava. Fora os desafios do dia a dia de estar fora de casa, longe dos que amamos! Mas as coisas positivas foram sem dúvida muuuito maiores e fizeram tudo valer a pena, faria tudo de novo mil vezes e sei que onde quer que ele esteja ele esta feliz por eu não ter desistido de nada. E tem mais, é na dificuldade que a gente cresce e valoriza mais as coisas! E se depois deste post ainda restar dúvidas sobre embarcar ou não, espero que este video AQUI ou este AQUI inspire vocês, porque foram sem dúvida the best days of my life!

Então eu resolvi fazer um post no blog contando tudo com mais detalhes e postei um video no meu canal do YouTube também  explicando mais algumas coisas. O programa Au Pair,  é um intercâmbio   cultural (e de trabalho) aprovado pelo governo Americano e que permite morar no país legalmente por 1 ou 2 anos com uma família hospedeira, estudando, trabalhando e recebendo salário semanal em dólar.  Ou seja, uma oportunidade única pra quem quer ter verdadeira imersão na cultura americana, aprender inglês e se aventurar sem gastar muito. Fazer parte de uma família americana, compartilhar experiências… isso tudo pra mim era incrível!  Ah! No meu primeiro ano eu morei no estado de Maryland e no meu segundo ano eu estendi o programa com uma família na Virginia! Pro post ficar menos chato desenterrei algumas fotos do meu orkut e decidi postar aqui pra ilustrar essa época tão  especial na minha vida! Vamos começar então ?

Primeira tempestade de neve em que ficamos dias sem poder sair de casa direito! Olha a Karina e a Dani lá no canto fazendo guerra de neve em plena madrugada e saindo “de Robert” na minha foto!

 

Quais são os pré-requisitos para ser Au Pair nos ESTADOS UNIDOS?

– Ter entre 18 e 26 anos (algumas agências aceitam homens também)
– Ser solteira e sem filhos;
– Conhecimento intermediário de inglês;
– Gostar de crianças (muito importante!!)
– Ter 200 horas de experiência comprovada com crianças nos últimos 3 anos; (fácil de conseguir, eu expliquei no vídeo como eu fiz)
– Ter concluído o Ensino Médio;
– Carteira de motorista.

Algumas agências também oferecem o programa de Au Pair em outros países (saiba mais AQUI!e tanto os pré-requisitos como os benefícios são um pouco diferentes. O programa em outras regiões costuma ser menos popular do que nos Estados Unidos. Ah! E para as mais decididas e aventureiras, para ser Au Pair em alguns países da Europa dá pra fazer o processo todo  sem ajuda de agência. Um site legal para conhecer famílias por lá é o Au Pair World. Eu ficava horas viajando por ele.

A pessoa ficou tão animada que ia dirigir uma mini-van que fez em ensaio fotográfico com o carro na hora de folga! E a escada da entrada da casa que fotografou!
 

Gostei! Quero ir pros Estados Unidos! Como eu faço? Onde eu me inscrevo? 

Mesmo que você não tenha todos os pré-requisitos para ser Au Pair ainda,  já pode entrar em contato com uma agência e dar o passo inicial, de preencher o application, fazer o teste de inglês e matar as curiosidades com alguém que entende do assunto e que pode te auxiliar em tudo. Pra quem mora em São Paulo, eu recomendo entrar em contato com a Camila, da Experimento. Ela é minha amiga e pode ajudar vocês em todo o processo. O telefone de lá é (11)3255-2638 ou vocês podem enviar um email pra Camila direto: crsilva@experimento.org.br

Minha primeira vez vendo neve no Central Park <3
 
Existem três grandes agências de Au Pair aqui nos Estados Unidos que são representadas em diversos países por outras agências  de intercâmbio (como a World Study, Experimento, STB, etc). Elas são: Au Pair in AmericaCultural Care e Au Pair Care. Essas são as maiores, estão há mais anos no mercado americano e portanto tem mais famílias anfitriãs disponíveis,  o que é muito importante, principalmente quando você precisa trocar de família por motivo de rematch ou extensão. Eu vim por uma agência muito pequena, a CHI (Cultural Homestay International) através da World Study de Belo Horizonte. Nunca tive problema algum com a CHI aqui e até recomendo mas quando precisei trocar de família para o meu segundo ano, eles não tinham muitas opções disponíveis na região que eu queria ficar. Por sorte uma família tinha entrado na agência perto da data que eu precisaria mudar e moravam na região que eu gostaria de ir, que era Washington DC. Deu tudo certo.

O primeiro Au Pair Meeting  e biscoito americano ninguém esquece!
 
Eu não moro perto de uma agência de intercâmbio, como posso receber mais informação?
Você encontra absolutamente tudo pesquisando online nos sites das agências e pode também solicitar o catalogo sobre o programa gratuitamente (eu sempre pedia um pra ficar lendo e sonhando com o dia que seria minha vez :D). Dá pra fazer muita coisa do processo por telefone também! Algumas agências oferecem até palestras informativas  bem legais (saiba mais AQUI!)  que é uma oportunidade bacana de conhecer mais sobre o programa de maneira interativa e ainda levar seus pais para terem uma idéia melhor de onde a filha deles quer se aventurar.

Dispensa comentarios! Bolo que minha host family fez pra mim!
 
Quais são os benefícios do programa?

-Acomodação e refeições por um ano na casa da sua host family
-Salário semanal de USD 195,75 
-Bolsa de Estudos de até US$500
-Duas semanas de férias remuneradas e 1 dia e meio de folga por semana, além de um final de semana inteiro por mês.
-Cobertura de seguro saúde
-Opção de viajar  ou ficar 30 dias pelos EUA ao final do Programa
-Documento DS2019 para obtenção de visto
-Taxa SEVIS para o visto: USD 35
– Treinamento de 3-4 dias com outras Au Pairs antes do encontro com a família
-Segurança garantida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos – visto específico para o programa
-Encontros mensais com a sua coordenadora local e outras Au Pairs que moram na sua região
-Oportunidade de extensão do programa por mais 6, 9 ou 12 meses

Eu e Cami, minha irmã todos estes anos nos Estados Unidos na nossa primeira viagem pra Philadelphia!

Quais as minhas responsabilidades como Au Pair?

Apesar de ser visto como intercâmbio cultural, o programa Au Pair é um intercâmbio de trabalho. Sim, você vai cuidar de crianças! Legal, né? É mais ou menos como ser a irmã mais velha, mas com algumas obrigações estipuladas de maneira profissional!  A escolha da família é feita por você,  então não se preocupe, ninguém vai te mandar pra cuidar de um recém nascido se você não  tem nenhuma experiência ou jeito pra isso. 
As suas responsabilidades são basicamente cuidar das necessidades da criança (OU criançaS, porque a maioria das famílias tem mais de um filho por aqui), garantindo sua segurança, além de  brincar, alimentar, levar para atividades e cuidar da parte de limpeza relacionada somente a criança. Saiba mais  dos seus deveres e limites AQUI!  Você vai trabalhar não  mais do que 45 horas por semana (ou não mais do que 10 horas por dia) em uma rotina que a família estabelece seguindo essa regra. Muitas meninas trabalham de segunda a sexta, 9 horas por dia e tem os finais de semana livres ( *perfeito*). Outras tem horários muito diferentes e seguem uma rotina com horários mais picados ou trabalham também aos finais de semana. Cabe a você ver qual rotina se encaixaria mais as suas necessidades e sentir se a família vai ser uma opção bacana pra você passar um ano da sua vida. 

Amores da minha vida que eu morro de saudade!
 
Como eu escolho a família?
Uma vez que você entrega o application preenchido de volta pra agência com os pré-requisitos, você ficará online no sistema da agência e logo as famílias poderão ter acesso ao seu perfil. Desta maneira verão se você seria um bom match pra eles e entrarão em contato! Essa fase geralmente é de muita ansiedade, porque estamos loucas para embarcar mas ao mesmo tempo queremos escolher a melhor família pro nosso ano! Fale com elas pelo Skype o máximo que puder e faça muitas perguntas  pra ter certeza de que está fazendo a escolha mais certa pra você! Quando ambas as partes decidem “fechar  negocio,”quando o famoso “match” acontece,  a agência auxilia em tudo pra você dar entrada no visto americano de Au Pair (J1). 

Visitando a White House (Casa Branca)!
 

Além de casa e comida, também terei carro so pra mim?

Uma ótima pergunta! Eu jamais fecharia com uma família que não oferecesse carro para meu uso pessoal, a não ser que fosse em Nova York, onde tem transporte público 24horas. Carro nos Estados Unidos não é luxo, é quase uma necessidade básica. A maioria das famílias mora em subúrbios onde é tudo muito longe e carro se faz necessário.  Se você ainda não tem carteira e quer vir, comece a se programar! Eu tive que tirar carteira pro programa mesmo, porque nunca soube dirigir e tinha pânico só  em pensar! Fui muito mal na prova prática e só passei na terceira tentativa!
Mas viu? Se eu consegui você também consegue! Os carros aqui costumam ser automáticos (basicamente só  freiar/acelerar, nem lembro o que é trocar de marcha) então toda aquela chatice de “rampa de frente, rampa de re” que você passou horas e horas aprendendo a fazer com controle de embreagem você pode esquecer, a coisa aqui é bem mais fácil (e plana!!)! 

Outra coisa!! A família é obrigada a garantir de alguma forma sua ida aos cursos que você fará  durante o ano e a gasolina gasta para o curso eles também bancam. Já a gasolina para uso pessoal costuma ser por sua conta!

Um dia típico de inverno e as minhas kids se deliciando na neve!

Mas e se der errado com a familia?

Toda Au Pair tem uma coordenadora local, que vai intermediar na relação da família com a Au Pair. Ou seja, qualquer problema que a Au Pair tenha, pode correr pra coordenadora. Caso seja um problema que não possa ser solucionado, a coordenadora e ambas as partes optam por um rematch, que seria fazer o match com uma outra família/au pair (substituir/fechar com outra família/au pair). É um processo as vezes chato, porque teoricamente você tem apenas duas semanas para fechar com outra família, mas conheço poucas meninas que acabaram voltando pra casa porque não encontraram outra host family disponível.  Por isso é importante vir com uma agência que tenha mais famílias no sistema, faz o processo de rematch mais fácil!

Essa é a host kid da Naty, que é outro presente que Deus me deu aqui e nossa amizade dura até hoje, mesmo ela já tendo voltado pro Brasil há anos! Nesta foto estávamos indo assistir High School Musical on Ice haha Aliás, foi ela quem criou o design anterior do blog! Ela tem um blog também, o Little Joia!  Ela quem  fez este video lindo pra mim há sete anos atrás das nossas aventuras por aqui que eu choro de saudade toda vez que assisto!
 

Quanto custa o programa?

Como as agências em geral seguem a mesma regra de pré-requisitos e benefícios,  eu recomendo pesquisar também em questão de preço, pois elas costumam variar um pouco uma da outra ou ter promoções especiais. Mas em geral, o programa costuma sair por cerca de U$1.000 e algumas ainda parcelam (por isso é bacana procurar agência antes mesmo de ter tudo pronto, assim já pode ir pagando antes de ir)! Você pode saber mais sobre preços AQUI!. No site das agências como este da Experimento vem explicando direitinho!

Encontro com outras Au Pairs amigas em Baltimore, no estado de Maryland, onde eu morei no meu primeiro ano de intercambio! Essa loirinha de azul é a minha amiga Amelie, da Bélgica e do lado dela é a Di, que fez intercâmbio na Bélgica depois de terminar o ano dela aqui (fiz um post no blog contando do meu primeiro mochilão pela Europa –tem video AQUI– e vou fazer outro do segundo mochilão, de quando fui visitá-las também)! Amizades que duram e durarão pra sempre <3
 
Dá pra ficar aqui depois do programa legalmente? 
Uma vez que você está nos Estados Unidos você pode aplicar pra troca de estatus do seu visto, como mudar o seu visto de trabalho de Au Pair (J1) para o de turista ou estudante. Ambos tem suas limitações,  mas são a maneira mais comum de extender sua estadia  na terra do tio Sam legalmente! Eu contei um pouco mais sobre troca para visto de estudante neste vídeo AQUI e neste post AQUI!  
Ainda tenho muuuitas dúvidas!

Ótimo! O programa de Au Pair é bem simples e direto mas vira e mexe brotam perguntas que deixam até as mais experientes confusas. Vários sites tem sessões dedicadas a perguntas assim, clique AQUI para ler mais! Pode também deixar suas perguntas no comentário abaixo que terei o maior prazer em responder pra vocês!  E pesquise, pesquise, pesquise! Assista vídeos no YouTube, entre nos grupos do Facebook, vá nas agencias, use e abuse do nosso amigo Google e se jogue nesta jornada, só você tem a capacidade de fazer deste o melhor ano da sua vida, vai ser incrível! 

Visitando minha amiga Ludimila na California! As host kids dela eram uma graça!