imigraçãoVida nos EUA

Green Card através de casamento com cidadão americano: documentos, processo e entrevista!

25 ago, 2017 / por / 0 comentários
Oi pessoal! Se vocês acompanham o blog e minhas redes sociais (me siga no instagram @marthasachser), devem saber que eu e o Ryu nos casamos em 2016 e em Julho de 2017 foi nossa entrevista para o greencard provisório! Por isso gravei este vídeo abaixo explicando como foi o processo e a nossa entrevista! Teremos mais vídeos sobre o assunto então não deixe de se inscrever no canal AQUI!O green card é um cartão que é expedido pelo governo onde consta seus dados de identificação gerais e identidade na imigração e lhe permite viver aqui nos Estados Unidos como um residente normal. E com o green card em mãos você passa  a ter direitos de um cidadão, como morar e trabalhar legalmente, porém isso não o torna um cidadão americano.  Após 2 anos da sua entrevista, você precisa aplicar para o seu green card permanente e após mais alguns anos, aplicar para sua cidadania americana. Você pode adquirir o green card de várias maneiras e uma das mais comuns é se casando com um cidadão americano, que é o meu caso, já que o Ryu nasceu aqui.
E como a lista de documentos para providenciar pode ser um pouco chatinha, aproveitei para compartilhar com vocês tudo que enviei para a imigração para vocês terem uma base, mas sugiro SEMPRE conferir no site oficial da imigração, para ver os formulários atualizados e detalhes sobre como aplicar para não ter perigo de fazer nada errado. Clique AQUI para saber mais sobre o processo!

Tive ajuda de advogado?

Como eu nunca fiquei nos EUA fora de status e não tinha nada negativo sobre mim, eu fiz todo o processo sem advogado, tirando dúvidas com amigas que tinham se casado recentemente e outras em um grupo fechado no Facebook. Se você tiver dúvidas ou seu caso for diferente do padrão ou tiver ficado fora de status antes, recomendo procurar ajuda de um advogado.
Mesmo economizando bastante, ainda sim gastei uma graninha boa com as taxas de cada formulário e cópias, fotos, etc. Mas TODAS as informações necessárias estão no site da imigração e nas instruções de preenchimento de cada formulário, eu confesso que não as instruções porque nem vi que existiam, baixei os formulários e pronto. Só quando já estava a ponto de mandar que descobri que tinham as instruções no site também. Independente da sua situação imigratória você pode ligar e tirar dúvidas relacionadas ao seu processo, caso não encontre resposta no site. Também falei mais dos valores no vídeo e espero que seja útil pra vocês! Para conferir tudo, é só dar o play!

Quanto tempo demorou?

Nos casamos em no final de Junho de 2016, enviei os documentos na primeira semana de Julho, recebi minha permissão de trabalho em Outubro e nossa entrevista foi no começo de Julho de 2017, mais de um ano depois, o que resultou em $300 a mais para fazer o exame medico que tem validade de apenas 12 meses. Expliquei melhor no vídeo também!

Para facilitar pra vocês estou deixando aqui a lista de documentos para vocês terem uma base do que vão precisar enviar junto com os formulários para o ajuste de status e permissão de trabalho!Eu enviei tudo separado em três envelopes por sugestão de amigas de um grupo no Facebook (valeu meninas!):

 

Primeiro envelope: solicitação de ajuste de estatus

Cheque da taxa de preenchimento do fomulário I-485 e biometrics
Formulário I-485
Formulário G 1145
Duas fotos 3×4 (2×2 em inglês)
Cópia da certidão de nascimento em português e em inglês
Cópia da certidão do nosso casamento
Cópia do meu I-94
Cópia de todos os meus passaportes
Formulário I-864
Cópia do federal income tax (imposto de renda) e W2 do meu marido
Carta do empregador do marido comprovando sua renda e tempo de trabalho
Formulário I-131
Formulário I-693 ( um documento que vai selado do seu médico credenciado pelo site para fazer os exames pré entrevista)

Segundo envelope – Pedido de imigração para parente (meu marido “pedindo meu ajuste”)

Cheque para preenchimento do formulário I-130
Formulário I-130
Uma foto 2×2 (3×4) minha
Uma foto 2×2 do meu marido
Fomulário G-325 A do meu marido
Fomrulário G-325 A meu
Cópia do passaporte do meu marido
Cópia da certidão de nascimento do meu marido
Cópia do cartão do social security do meu marido
Cópia da carteira de motorista do meu marido
Cópia da nossa certidão de casamento
Cópia de todas as passagens aéreas, cartões enviados um pro outro, reservas em hotéis e outras coisas que provem nossa relação
Nosso extrato bancário juntos
O nosso contrato de aluguel juntos
Carta de recomendação de pessoas que nos conhecem fora do convívio familiar ou de familiares dele
Fotos juntos (mandei muuuuuitas, mas não precisa. E mande apenas fotos que você tenha cópia, porque eles ficam com as fotos pra eles)!

Terceiro envelope

Requerimento de autorização de trabalho e advance parole (permissão pra sair do país para emergências enquanto seu processo está rolando!)
Formulário I-765
Duas fotos minhas 3×4
Cópia do meu I-94
Cópia do meu passaporte
Cópia da nossa certidão de casamento.
Para acompanhar mais da minha vida por aqui e receber dicas em tempo real, me siga no instagram (@marthasachser ou @blognyandabout) e claro, pelo YouTube também, clicando AQUI!

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário