diario de viagemdica de viagemdicasdicas de parisedinburgoescociaeuropalondonlondresmochilaomochilao pela europaromaroteiro de viagemRoteirosSem categoriaviagemviagens

Roteiro – Mochilão pela Europa

11 mar, 2015 / por / 13 comentários

Hoje vim reviver  um dos meus posts favoritos do blog desde sempre, o do meu primeiro mochilão pela Europa. Sim, mochilão. Daqueles que você dorme em Paris e amanhece em Bruxelas. E leva aquelas mochilas gigantes de acampar, sabe? Pois foi com ela (e mais algumas malinhas que fomos adquirindo com o decorrer das compras na viagem) que  eu e minha Camila desbravamos 7 cidades européias que me encantaram e me fizeram querer abandonar na época  a idéia de viver nos Estados Unidos pra sempre!

14463_175086806011_7426754_n

Essa viagem foi muito especial porque foi sem dúvida a realização de um sonho e teve um gostinho especial por ter sido feita com muito esforço. Sabe aquela velha história de que superando as dificuldades é ainda mais gostoso? Pois foi bem isso! Como na época eu passei horas e horas em claro pesquisando, pegando dicas e tudo mais que pudesse facilitar nossa aventura, decidi compartilhar com vocês o roteiro que fizemos em quase 2 semanas pelo velho continente. Sim, foi pouquíssimo tempo em cada lugar mas não me arrependo! Eu amo “ver”!! Ver como as pessoas vivem, ver lugares, ver prédios históricos, ver paisagens bonitas… e eu vi tudo que queria, nem que fosse só por fora haha! A única coisa que me arrependo foi não ter levado uma câmera fotográfica legal, na época eu só viajava com a cyber shot e o celular! Eu sei, aprendi a lição! Então que este post sirva pra você ver que fazer um mochilão não é um bicho de sete cabeças e que mesmo com pouca grana, dá pra se divertir muito por lá! Então chega de papo e vamos lá! Vou dividir este post em duas partes, a primeira com a viagem de 2009 (bem mochilão mesmo) e outra de 2011 (rolou hostel e até couch surfing!).Levem em consideração que a viagem não é muito recente, então algumas coisas podem ter mudado.  O foco deste post é dar opniões e dicas de hospedagem e uma seqüência de roteiro que funciona, já que por experiência eu sei que pode demorar  para fechar o quebra-cabeça de onde ir primeiro e de qual país para qual, já que nem todas as companhias aéreas voam para todas as cidades. Espero que gostem e se aventura é com você mesmo, boa viagem! Ah! E não se esqueça de se inscrever aqui no blog no lado direito da tela para receber todos os posts direto no seu email e assim não perder nenhuma dica! 

40792_420297756011_2337796_n

 

Dicas pré-viagem:

 

Foram meses de preparação. Eu joguei fora depois dezenas de listas com nomes de países e cidades, trajetos que faria, nomes de aeroporto,  dias de aula na faculdade que eu podia perder, trabalhos que eu tinha que entregar, ver distancias entre cidades, cálculos financeiros sem fim, tipos de transporte, nomes de albergues, o que tinha em um que não tinha no outro, quais os pontos turísticos, lendo reviews de tudo…ENFIM! Foi uma jornada longa para que tudo desse certo. E sabe qual a minha conclusão?  Que muitas vezes o que sai fora do script pode ser mil vezes melhor do que a gente esperava!

 

Coisas importantes pré-viagem:

 

-Checar validade do passaporte e algum outro documento que precise levar

-Checar visto (se você planeja viajar com alguém cujo país precise de visto pra Europa)

-Cartão Visa Travel Money, salvou nossa vida várias vezes quando não tínhamos como converter moedas de países cujo Euro não era muito aceito.

-Baixe aplicativos para conversor de moedas, para saber quanto precisa levar pra cada país (eu usava até clipe de papel pra separar as notas com o valor certo pra cada um e não sair do orçamento)

-Viajar com menos roupa possível porque mesmo não sendo o objetivo comprar, a gente sempre volta com coisas a mais na mala.

-Decidir qual mala levar: mochila ou rodinhas? Ainda não cheguei a conclusão. Tinha hora que minha coluna parecia que ia rachar de tão pesada que estava a mochila. E tinha horas que eu não aguentava mais puxar aquele carrinho.Sim, eu me descontrolei e acabei comprando muuuita coisa e a mochila de acampamento não coube, porque eu não segui a dica anterior e viajei com muita roupa.

– Saiba que as companhias aéreas mega baratas por lá (a famosa ryanair, easyjet…) só permitem a mala de mão que caiba dentro do medidor de bagagens. Cheque  no site as medidas permitidas antes de ir porque eu tive que retirar metade das coisas e vestir tudo pra mala caber. Se não couber, você tem que despachar e pagar por ela. Eu detesto despachar mala, então fica a dica.

-Baixe todos os aplicativos de mapas de transporte publico no seu celular, facilita muito  a vida quando não se tem um mapa físico em mãos.

-Leve sempre aqueles saquinhos plásticos com zíper, pois foi bem rigoroso na época viajar levando líquidos na mala de mão sem ele.

-Monte seu roteiro e se possível inclua todos os free walking tour disponíveis, o site oficial é http://www.neweuropetours.eu. Fizemos em quase todas as cidades que visitamos! Você passeia pela cidade, ouvindo importantes detalhes da história que passamos anos estudando na escola e no final dá uma gratificação pro seu guia, algo em torno de 3-10 euros. Outros davam mais, sinta-se livre. Eles não cobram pelo tour mas a maioria dos guias vivem deles, então use o bom senso.

-Albergues (hostels) na Europa são geralmente muito bons e não tive problema com nenhum. Mas se dividir quarto não é com você, veja quais oferecem alojamentos individuais com preço bacana. Dá pra achar vários pelo site www.hostels.com

154454_458561101011_5564153_n

Quais as cidades conheci na primeira vez(2009):

Fizemos o “clássico” e adicionei cidades que eu queria muito conhecer:

Berlin, Copenhagen, Roma, Barcelona, Paris, Londres e Edimburgo.

 

Cidades que fui na Segunda vez (2011):

Bruxelas, Amsterdam, Luxemburgo, Genebra, Estocolmo, Liege.

 

Como começou a jornada:

Compramos a passagem 5 meses antes, custou cerca de $700 ida e volta. Depois de muita pesquisa, decidi ir por Berlin e voltar por Londres. O que levar em consideração na hora de escolher isso?? Eu considerei o  trajeto interno. Eu sabia as cidades que queria fazer, então foi só uma questão de ver transporte, saber qual tinha ônibus ou avião pra qual cidade, até fechar o quebra-cabeça. E o resultado está aqui pra vocês haha!

154594_458561216011_5351292_n

 

Lista de Transportes aéreos e terrestres que usamos:

www.ryanair.comwww.easyjet.com, www.eurolines.comwww.eurostar.comwww.vueling.com

 

Custo total:
 

Fui bem mão de vaca com comida na primeira (comi muito McDonalds e fazia sanduíche pro dia todo) vez e gastei em média $200 dólares para cada cidade, inluindo comida e alguns hospedagem. Levei dinheiro vivo mas também fiz o VTM (Visa Travel Money)  para cidades que não valiam a pena trocar dinheiro, como em Copenhagen e Edinburgh, porque íamos ficar bem pouco tempo (1 dia), saquei coisa mínima só para comprar comida e lembrancinhas em locais que não aceitavam cartão.
 E fiz as compras aéreas e de trem/bus internos online com  antecedência pra economizar. As viagens de avião internas não saíram por mais de 80 dólares (de um país pro outro). O megabus, de Londres pra Edinburgo, paguei 5 libras (!!!) e acho que o trem de Paris pra Londres, ficou em $86.Esse eu lembro porque foi o mais caro. Arredondando tuuuudo, a viagem completa ficou em cerca de U$2.300.

 

 

            Primeira parada: Berlin

IMG_1838

 

Como fomos? 

De Washington DC pra Berlin (voamos de KLM, recomendo!)

Onde ficamos:

BaxPax Kreuzberg Hostel

Recomendo? Quando eu fui em 2009, alguns quartos eram meio bagunçados em um dos prédios do hostel (haviam dois, um bom e um ruinzinho, óbvio que ficamos no pior haha), haviam poucos banheiros e os que tinham pra gente não tinha nem box no chuveiro direito. O outro prédio era beeem melhor e moderno. Levamos tudo no bom humor, mas eu também recomendaria o Hostel Circus ou outro do mesmo nível e aparentemente mais bem localizado.

Dicas de Berlin:

O metrô lá era bem complicado em questão de ticket. Tinha que validar antes de entrar, mas era bem confuso, não sei se ainda é assim. Se você não validasse antes e te pegassem sem ele, você pagava uma multa de  uns quarenta euros!

Quando penso em Alemanha, lembro de chocolate. Era muito barato por lá! Mas não deixe de provar a gastronomia local!

O que não pode deixar de ver: Reichstag Building, Memorial of the Berlin Wall, Brandenburg Gate (Brandenburger Tor), Memorial e Museu do Holocausto, Potsdam’s Gardens, Checkpoint Charlie, Fernsehturm  (TV Tower), Museumsinsel, Spreepark Berlin, East Side Gallery. Ah e Berlin tem museus incríveis, vale a pena!

 

 

Segunda Parada: Copenhagen

IMG_1836

 

Como Fomos?

Eurolines (Ônibus), saindo de Berlin.

Onde ficamos:

Hostelling International (Haviam dois na cidade! Quando pedir informação, mostre o endereço para não parar no HI errado). MUITO bom, super limpo e tranquilo.

Visão geral:

Essa foi a cidade que não estava no script e que surpreendeu. A idéia era ir para Praga, mas estava chovendo muito, então sugeriram que fossemos pra Copenhagem. Só o passeio pra chegar na Dinamarca já valeu muito a pena! Para atravessar, o ônibus pega um navio (pequeno) e todos podem descer, comer no restaurante da embarcação, fazer compras em algumas lojinhas e aproveitar a vista linda da travessia.

Quando chegamos, não tínhamos programação montada, porque não estava no roteiro, né? Fomos explorar sem preocupação, fazer  compras, comer pouco, porque gastamos muito com compras e relaxar pelos parques no outono da Dinamarca. Amamos! Me encantei por essa cidade e a energia das pessoas! Passamos apenas um dia inteiro por lá e voltamos pra Berlin, mas foi o suficiente para querer voltar muitas vezes!

O que fazer em Copenhagen:

A troca da guarda no palácio, NyhavnChurch of Our SaviourTivoli GardensThe National Museum of DenmarkRosenborg CastleChristiansborg PalaceFrederiksberg HaveOresund BridgeGrundtvig Church (Grundtvigs Kirke)National Gallery of DenmarkCopenhagen Opera HouseThorvaldsens MuseumCopenhagen City HallGefion FountainChurch of Our Lady – Copenhagen Cathedral.

 

 

 

Terceira Parada: Roma

IMG_1835

 

Como fomos?

De Ryanair (avião) de Berlin pra lá.

Onde ficamos:

M&J Place Hotel Rome  

Recomendo?

SIM, perto da movimentação (da estação Termini, principalmente). Não era o mais limpo e organizado, mas pelo preço e localização eu acho que valeu muito a pena.

Dicas:

Oh, Roma, Roma, Roma…Que lugar!!! Acho que foi um dos lugares mais divertidos e esperados da viagem! Me lembrou um pouco o Brasil (comida, pessoas alegres, cheias de papo, ruas movimentadas…) e adorei conhecer a cidade. Nos perdemos MUITO, nos achamos, rimos e nos aventuramos mil vezes! Nem todo mundo falava ingles, então passamos aperto algumas vezes pra encontrar direções. Amei e faria tudo de novo!

Do aeroporto pra Roma, pegamos um ônibus chamado Terravision, que custou uns 8 euros. O ticket compramos do lado de fora do aeroporto, no ponto de ônibus deles mesmo.

Coisas para fazer:   

Colosseum, Piazza Navona,Roman ForumArcibasilica di San Giovanni in LateranoPantheonCentro StoricoChurch of Sant’Ignazio di LoyolaPalatine HillFountain of the Four RiversVilla BorgheseTrastevereSpanish Steps, Fontana di Trevi.

 

 

Quarta Parada: Barcelona

IMG_1926

 

Como fomos?

De avião, de Roma pra lá (cia aerea www.vueling.com)

Onde Ficamos:

Na casa de amigos da Camila

Curti?

AMEI Barcelona! A comida, as compras, a energia da cidade, a arquitetura…Moraria lá tranquilamente! Tivemos a sorte de passar dias com amigos da Camila e foi priceless! MUITAS aventuras e risadas! Notei que em algumas áreas tinham mais mendigos ou “pivetes”, nos avisaram para não dar bobeira.

O que fazer?

Basilica of the Sagrada FamiliaCasa BatlloGothic Quarter (Barri Gotic)Mercat de Sant Josep de la BoqueriaThe Basilica of Santa Maria del MarCamp NouMuseu Nacional d’Art de CatalunyaPalau GuellCiutat Vella (Old City)La Pedrera – Mila House (Casa Mila)Tibidabo MountainPlaca EspanyaLas RamblasBarceloneta BeachPark Guell Tour, Fonte Magica (minha favorita).

 

 

Quinta Parada: Paris

IMG_1834

 

Como fomos?

Easyjet (aviao), saindo de Barcelona.

Onde ficamos?

St. Christopher’s Paris

Recomendo?

SIM! Ótimo preco, café da manhã, localização e super limpo.

Dicas da cidade: 

Adorei conhecer Paris. Me apaixonei pela Torre tanto de dia quanto de noite. Fizemos o walking tour e foi muito útil para conhecermos mais da história também. Fomos a EuroDisney mas não fomos ao Louvre! Mas foi porque não sabíamos que ele fechava no dia seguinte, o nosso último dia por lá!

Algumas atrações que não podem deixar de ver:

Notre Dame , Mulan Rouge, Museu do Louvre, Jardin du Luxembourg, Eiffel Tower, Champs -Elysees, Arc de Triomphe, Disney Resort Paris, Jardim de Versailles. O Free Walking Tour que fizemos lá foi super informativo e nos levou em praticamente todos esses lugares, valeu muito a pena mesmo, já que tínhamos apenas dois dias!

 

 

Sexta Parada: Londres

IMG_1833

 

Como fomos:

De Eurostar (trem), saindo de Paris

 Onde ficamos: 

Generator Hostel

Recomendo?

SIM! Muito! Ótima vibe, tem baladinha super legal dentro do hostel, café da manhã e os quartos eram bem limpos. Recepção super atenciosa também.

O que fazer:

Westminster Bridge/Pier, king’s Cross Station ( a plataforma do Harry Potter é a 9 3/4) London Eye, Blackfriars Bridge, Piccadilly Station, Burlington Arcade, Royal academy, St. James Church, Piccadilly, Circus, National Gallery, Chinatown, Tower of London, Houses do Parliament (conseguimos passe para entrar e assistir eles trabalhando), Greenwhich.

 

 

Sétima Parada: Edinburgo

IMG_1832

 

Como fomos: 

De ônibus (www.megabus.com – paguei 5 libras!!)

Onde ficamos: 

Viajamos de madrugada e passamos só o dia por lá, voltamos pra Londres depois a noite.

 O que fazer: 

Bobby’s Bar, The Elephant House (onde o começo de Harry Potter foi escrito!!), FREE Walking Tour, Highland tours

Amei Edinburgh! Parecia estar dentro de um livro. Queria ter tido tempo para aproveitar mais, mas valeu a pena o dia na cidade! O free walking tour foi sem dúvida bem legal e nos salvou tempo que iríamos gastar tentando aprender sozinhas sobre os locais famosos por lá. Da próxima vez quero ir a Glasgow. O ônibus passou por ela mas não parou, mas deu pra sentir que é outra cidade bacana.

Arthur’s SeatNational Museum of ScotlandEdinburgh CastleEdinburgh Old TownRoyal Botanic GardenHolyrood ParkRoyal MilePalace of HolyroodhouseGilmerton Cove, também fizemos o free walking tour, muuuuuito bom.

 

Oitava parada: Washington DC

Bom gente, é isso aí!! Apesar de corrido valeu  muito a pena se aventurar assim, foi um sonho realizado e tive várias noites de depressão quando voltei, daquelas de abrir um pote de sorvete e ligar pra Camila pra relembrarmos os momentos maravilhosos que tivemos por lá! Me arrependi de ficar pouco tempo? Não, de maneira alguma, pois meu objetivo era ver tudo que podia para numa próxima vez, voltar com calma e explorar minhas cidades favoritas! Fizemos uma verdadeira maratona, saíamos cedo e voltávamos exaustas a noite, mas foi simplesmente incrível!

Gostaram do roteiro? Alguém mais já foi? Qual a cidade favorita de vocês e quais sonham conhecer? Na minha próxima viagem quero muuuuuito ir para a Polônia, Grécia, Irlanda, Austria, Turquia e finalmente conhecer Praga! Dicas??!!

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

13 Comentários

  • […] estados americanos (faltam 9!) antes dos 30 anos, fiz  um mochilão pela Europa duas vezes (Clique AQUI para conferir) e dei uma passadinha pela América Central, visitando o Panamá e a Costa Rica, […]

  • Thainá S.
    08 nov 2015

    Adorei o post Martinha, lendo, parecia que estava viajando junto com vc

  • Dieniffer
    26 jun 2015

    Nossa!! Que experiência incrivél, meu sonho é poder fazer a mesma coisa. Me inspirou!!! Beijos!

  • Raquel
    22 abr 2015

    Oi Martha

    Adoro teus posts de NY. Acho que vc já me viu comentar lá pelo FB! Mas agora queria muito saber tua experiência na Bélgica! Vou fazer uma viagem vapt-vupt a trabalho, talvez um único fim-de-semana disponível mas como não conheço nadinha da Europa queria pedir tua opnião do que fazer considerando que vou partir de Bruxelas. Obrigada!! E parabéns pelo blog!

    • Martha Sachser
      22 abr 2015

      Eu fiquei alguns dias em bruxelas, nao muitos, e vi tudo de principal em um ou dois dias. De la peguei trem pra Luxemburgo 🙂 Acho que vc deveria fazer, vale muito a pena 🙂

  • Angélica
    30 mar 2015

    Olá Martinha.

    Guria sem querer querendo achei seu site, amei amei sua informações adorei reportagem ela e bem explicativa e objetiva e dificil encontrar blog que passa estas informações completas. Muito obrigadu por compartilhar suas experiencias e seus conhecimentos conosco.Eu este ano comecei a estudar inglês e francês, pois gostaria de fazer nem que seja uma pequena viagem de 2 semanas ano que vem.se for possivel e se puder posso te fazzer algumas perguntas.

    Desde ja agradeço bjsss e abraços

    • Martha Sachser
      01 abr 2015

      Oi Angelica! Tudo bem??! QUe legal que me encontrou sem querer querendo! Europa so traz coisas boas hahaha 🙂 Pode sim me fazer perguntas, pode deixar aqui nos comentarios ou enviar pelo email do blog que eu respondo assim que puder 😀 Beijao e me leva na mala!!!

  • Natalia
    21 mar 2015

    OI Matha!
    Tenho algumas dúvidas sobre o mochilão.
    Podemos trocar alguns emails.

    Obrigada.

  • […] Oktoberfest! Sou neta de alemã e estive em Berlin em 2009 fazendo um mochilão pela Europa (clique AQUI para conferir o roteiro) mas devido a agenda apertada não tive tempo de sentar e experimentar a culinária local.  Então […]

  • Karina
    17 mar 2015

    CARAMBA! Esse foi o post de viagem mais maravilhoso e completo que já vi na minha vida!
    Parabéns! Amei as fotos e não quero perder o seu blog nunca mais hahah

    • Martha Sachser
      17 mar 2015

      Aaaah que bom!!! Muito obrigada Karina, fiquei super feliz que tneha gostado!!<33 Morro de saudades desses dias T.T