dicas de fotografiaensaio fotográfico em nova iorqueEnsaios Fotográficosfotografa em nova yorkfotografiafotografo brasileiro em nova yorkfotografo em nova yorkSem categoria

5 dicas para crescer seu business de fotografia

26 mar, 2015 / por / 8 comentários

 

F64A0700

 

Hoje vim falar um pouco sobre fotografia, porque faz tempo que o tema não aparece aqui e como é algo que eu vivo praticamente 24horas do meu dia, achei que já estava passando da hora! Para quem não sabe eu sou fotógrafa aqui em Nova York há cerca de 5 anos e pra mim poder estar contribuindo de alguma forma contando um pouco da minha experiência é prova de que se você pode sonhar, você pode concretizar. Quando eu comecei como fotógrafa eu não sabia nada. NADA. Só sabia que gostava de fotografar. Mas o lado business da coisa, eu não tinha nem noção de por onde começar. Mas a gente vai aprendendo e hoje venho aqui compartilhar com vocês o que eu fiz lááá atrás para hoje poder viver de fotografia, algo que parecia pra mim impossível quando via fotógrafos viajando o mundo a trabalho e eu lá, sem saber a diferença de ISO pra abertura! Isso de se comparar não é bom, você pode sim admirar e se inspirar em trabalhos de profissionais bem sucedidos mas tente usar isso como um foco de onde você quer chegar e pontos que pode melhorar e não algo que te faça pensar que é impossível alcançar. Todo mundo começou do começo e a jornada não é fácil, mas a parte mais legal disso tudo é olhar pra trás e ver a sua evolução depois! Não tenha nunca vergonha dela, em algum ponto, ela era o seu melhor. Já contei um pouco da minha trajetória no meu canal do blog no YouTube, neste vídeo AQUI, e neste post AQUI, então se você tem dúvidas sobre como é ser fotógrafa em NY, não deixe de conferir! E quem quiser saber mais do meu trabalho de fotografia, basta clicar AQUI! Ah, não se esqueça de me contar se você gosta de posts assim aqui no blog, criei algumas perguntinhas para conhecer melhor quem passa por aqui e se puder responder, ficarei super feliz, demora 2 minutinhos! O link é: http://nyandabout.com/quero-te-conhecer MUUUUITO obrigada <3 Um beijo e até a próxima

 

F64A1254

 

Existem  vários temas que eu gostaria de abordar aqui no blog sabre fotografia e adoraria receber as sugestões de vocês, então não deixem de me contar o que gostariam de ver em posts futuros por favor! Para hoje reuni 5 dicas que contribuíram para meu hobby de registrar momentos virar  minha carreira. Espero que possa ajudar vocês a crescerem nesta profissão linda que é fotografar!

 

F64A0103

 

1-Ame sua profissão

Parece a coisa mais clichê do mundo, mas para ser fotógrafa profissional é preciso muitas vezes abrir mão de algo que é muito valioso pra gente: tempo. Claro, é legal tirar fotos? É! Mas o verdadeiro trabalho vem antes e depois disso e ocupam muuuito mais tempo do que as pessoas imaginam. Então se você entrar no business só pelo fator financeiro, nas primeiras dificuldade e frustrações, pode não querer seguir a diante. Ame, ame muito e se valorize, porque isso vai passar para as pessoas nas suas fotografias e ter seu trabalho reconhecido será mesmo só uma questão de tempo.

 

F64A2017

 

 

2- Estude e mostre o que aprendeu

Tá, suponhamos que você não saiba nada e queira mostrar pro mundo que você é fotógrafo. Sem portifólio não rola, né? Então existem várias opções para construí-lo e vou dar duas. Hoje em dia é possível aprender muita coisa pela internet, existem inúmeros cursos gratuitos e pagos por aí e a variedade de livros ensinando a arte de fotografar é imensa. Leia, asssista, pratique e compartilhe com o mundo. Uma outra maneira ainda melhor é se inscrever em algum curso ou workshop de fotografia que ofereça além da parte teórica,  a parte prática, com possibilidade de criar ou aumentar seu portifólio! Por exemplo, vários fotógrafos já estabelecidos oferecem workshops bem específicos, de bebês, de noivas, de crianças… Geralmente nesses casos eles organizam para que tenham pessoas como modelos para cada tipo de workshop e vão dando dicas para melhorar enquanto você fotografa. Eu fiz vários assim e tirei muitas dúvidas que tinha sobre como um fotógrafo “profissional” trabalha e as fotos que tirei nos meus primeiros workshops de fotografia para casamentos por exemplo, foram fotos que mudaram minha vida e foram o carro chefe do meu business por um bom tempo!! Então mesmo que você não esteja onde quer estar ainda, aprenda sempre e compartilhe seu trabalho com as pessoas, uma hora vai ter alguém que vai entrar em contato ou te indicar.

 

F64A6676

 

3-Tenha presença nas redes sociais

Sim, ter um site é essencial e deve ser a primeira coisa para seu business ser visto com mais seriedade. Então procure empresas de sites específicos de  fotografia, esses geralmente oferecem opções de galerias para clientes, venda de fotos, formulário de contato, etc. Eu utilizo o serviço do Zenfolio há anos e adoro! Os layouts já vem prontos e você pode customizar como quiser. Tem vários tipos de contas (use o código CPZ-N3D-RAV para receber 10% de desconto quando abrir a sua), da mais básica a premium business. O site tem versões apenas em inglês, espanhol, francês e alemão mas oferece suporte ao cliente em português. Em quase três anos nunca precisei entrar em contato, é tudo bem simples e economizei bastante pois não precisei contratar um designer gráfico na época. Se não quiser investir em site, crie pelo menos um blog que te dê a liberdade de compartilhar seu trabalho com profissionalismo. Mas não deixe nunca de ter a sua presença nas mídias sociais!  As que eu acredito serem essenciais para divulgar seu trabalho são o Facebook, (crie logo uma fanpage com o nome da sua empresa), Pinterest e Instagram. Administrar tudo isso dá trabalho, mas o resultado vale a pena! Outra dica é marcar sempre seus clientes nas fotos e manter sua logomarca, assim você evita uso indevido de imagem e tem seu trabalho divulgado. Tenha uma presença que inspire as pessoas e as incentive a querer registrar momentos de forma profissional! E não polua a timeline de ninguém, mas crie imagens com conteúdo bacana, que as pessoas sintam o desejo de compartilhar elas mesmas! Que tal postar apenas uma favorita e com ela um link para seu blog onde as pessoas podem conferir mais? Não se esqueça de pedir permissão aos clientes para postar nas redes sociais ou tenha um contrato assinado mesmo que simples, para uso de imagem.

 

F64A2845

 

 

4- Faça sorteios e concursos

Uma dica que me ajudou muuuuito! Ajudou em dois sentidos: aumentar a popularidade das minhas redes sociais e consequentemente a divulgar meu trabalho. Principalmente no começo, quando você não tem quem fotografar além de toooodos os seus amigos e familiares, é uma idéia bacana criar um sorteio que as pessoas possam compartilhar a imagem dele, seu contato e assim automaticamente dividir seu  trabalho com os outros. O sorteio pode ser por exemplo de um ensaio fotográfico, uma mini sessão, etc. Algumas redes sociais não permitem mais sorteios, então você pode também realizar no seu site/blog e usar as redes para compartilhar, ou usar aplicativos para sorteios no Facebook, como o Yes!Ganhei. Já usei e recomendo!

 

F64A3861

 

 

5- Network

Dependendo do tipo de fotografia que você queira fazer, networking pode ser uma dica muito valiosa! Por exemplo, eu fotografo bastante festas de aniversários e casamentos. Sempre que vou trabalhar  conheço  outros profissionais que fazem parte de toda essa produção do evento como boleiras, buffet, DJs, cerimonial, floristas, etc. Nisso rola naturalmente uma troca de informações para trabalhos futuros se eles gostarem de você e vice-versa. Então não deixe de tirar fotos dos serviços de cada um para enviar como cortesia depois! Não apenas pensando que isso poderá dar em algo, mas eles são praticamente seus colegas de profissão, então se você pode ajudar alguém, por que não? Tire detalhes das flores para as floristas, do DJ animando a festa, da mesa do bolo e por aí vai. Isso me ajudou não somente a conseguir clientes mas me deu amigos que levo pra toda vida. Agora se você ainda não fotografou nenhum evento para conhecer esses profissionais, assim que tiver um portifólio bacana, procure quem trabalha nas especificas áreas na sua cidade e se apresente, colocando-se  a disposição. Não esqueça seu cartão de visitas! Uma outra idéia bacana é reunir alguns deles para fotografar projetos criativos.  Eu já fiz isso e foi bem legal. Se você conhece alguém que faça bolos, flores e decoração, encontre um local bacana para fotografar e cada um se encarrega de levar a sua parte. Nisso você saíra com fotos de detalhes bem feitos que fazem o maior sucesso na internet (quem não ama ver fotos de mesa de detalhes de casamentos!??) e  eles estarão compartilhando seu trabalho nas redes sociais deles também. Ambas as partes saem ganhando.

 

F64A0196

 

 

Então é isso! Alguém já usa alguma dessas idéias e gostou? Me contem nos comentários!! Foi o que funcionou pra mim  e espero que ajude vocês! Um beijo e nos vemos no próximo post!

 

F64A2041

 

E se desejar, fale comigo também nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

Para saber mais informações sobre workshops e aulas particulares aqui em Nova York comigo, basta entrar em contato através do meu site www.marthasachserphotography.com

 

 

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

8 Comentários

  • Adriana
    23 abr 2015

    Olá Martha!
    Primeiramente curti muito as fotos publicadas no facebook. Estão lindas!!
    Adoro NYC e na verdade USA como um todo. As paisagens, lugares, pessoas, diversidade ….mágico. Sem falar que NYC para o fotógrafo é por si só uma inspiração.
    Muito Obrigada por compartilhar conosco as dicas e experiencias com fotografia e como fotografa.
    Estou estudando fotografia por paixão e espero aliar assim como você, paixão e profissão.
    Obrigadão e muito sucesso para você.

    • Martha Sachser
      23 abr 2015

      AAh, muito obrigada Adriana!!
      Fico muito muito feliz mesmo com sua mensagem!!! E desejo toda sorte na profissao!!
      Um beijao!

  • Alessandra Sawick
    23 abr 2015

    Otima dicas! Obrigada.
    Adoraria conhecer voce um dia. Beijo!

  • thais
    29 mar 2015

    Amei as dicas
    vou usar muitos
    bjos

  • Thalyta Eloah
    26 mar 2015

    O fator redes sociais realmente é muitoooo importante para crescer com seu negócio, ainda mais quando se trata de fotografia… Hoje em dia os trabalhos são todos digitais e estar nas redes sociais é mega importante!

    PS: Adorei conhecer seu blog!

    Beijos e Pausa pra TPM
    http://www.pausapratpm.com

    • Martha Sachser
      26 mar 2015

      Sim THalyta! Imagina antigamente como eram as coisas, na base de panfletos, listas telefonicas…somente boca a boca, etc..Enfim! Obrigada facebook!!!