dica de nova yorkdicas de nova iorquedicas de nova yorkentrevistafotografiainterviewspessoal

Minha Vida de fotógrafa em Nova York !

25 mar, 2014 / por / 38 comentários
Please use the translate button on the right side to translate this post 🙂

Já tem um tempinho que venho recebendo e-mails de leitoras perguntando sobre como me tornei fotógrafa e como é minha vida de fotógrafa aqui em Nova York. Pois é minha gente, eu “não vivo” do blog como muita gente pensa Haha 🙂 Meu blog é meu hobby, meu filho mais novo que me tira o sono, me dá trabalho mas que eu amo incondicionalmente e não consigo largar! Ele é uma maneira de me expressar e realizar um sonho que tenho desde pequena de ter um veículo de comunicação onde eu possa compartilhar o que amo com o mundo e ajudar muitas pessoas de diferentes modos! E ainda estou na faculdade, curso mídia e jornalismo! Esta paixão não é de agora, quando eu era pequena, fazia jornaizinhos impressos e distribuía para as pessoas amigas ou estranhas! Fazia toda a produção sozinha, toda  glamurosa no chão do escritório da minha mãe, imprimia, tirava cópias, grampeava, colocava no plasticozinho, mandava pelo correio e era a criança mais feliz do planeta! Mas com a tecnologia e a correria do dia-a-dia, não deu muito certo ficar indo tirar xerox mais e cá estou, digitalizada! 

Enfim… adoro contar histórias aqui mas confesso que sou meio preguiçosa pra falar de mim! Me acho tão bagunçada, conto tudo sem ordem cronológica, fico sempre com receio de confundir a pessoa ainda mais. Mas aí a Bianca, uma leitora do blog, teve a brilhante ideia e me enviou algumas perguntas prontinhas pra responder que eu acho que vão me ajudar a explicar melhor. #ValeuBianca! Espero que gostem e se tiverem mais dúvidas é só enviar por email ou deixar nos comentários abaixo! Nunca imaginei que euzinha estaria respondendo isso pra alguém (porque nem sempre acreditei que conseguiria viver profissionalmente como fotógrafa) então  que rufem os tambores, o post sobre minha jornada como fotógrafa finalmente saiu!


Meu site de fotografia pra quem quiser conhecer mais do meu trabalho por NY: www.marthasachserphotography.com

1. Porque fotografia na sua vida? 

Já pensei que seria atriz, professora, administradora, cantora (coitada de mim!), diplomata, apresentadora de programa infantil (a pessoa sonha alto gente!)…. Mas sempre tinha no fundo aquela vontade de fazer simplesmente algo criativo, já que eu era péssima com exatas… Fotografia veio naturalmente eu acho, eu sempre amei fotos e máquinas fotográficas! Eu gastava todo meu rico dinheirinho quando era criança pagando pra revelar fotos! E depois comprava mais filme! Meus pais ficavam loucos (naquela época revelar um filme de 36 poses era cerca de R$40! E eu revelava vários, como se fosse a coisa mais comum do mundo de se fazer com dez anos de idade!) Depois quando veio a era das câmeras digitais, perturbei meus pais até conseguirmos comprar uma! Pra mim viver e registrar momentos é uma prioridade! Adoro olhar pra trás e ver o que fizemos, os sorrisos, tudo aquilo 🙂 Sonhava ter a casa cheia de fotos! E sempre fiz isso! Minha parede do quarto não tinha mais espaço naquela época! E é assim até hoje!

2. Como tudo começou? 
Acho que começou comigo revirando as caixas de fotos da minha mãe que ficavam escondidas no armário! Era o que eu fazia quando ela saía de casa pra trabalhar! Eu ficava horas vendo álbum por álbum. Amava o fato de ter tantas memórias “congeladas” pra sempre! Era meu passatempo preferido dos meus 6-12 anos! Depois fui crescendo e pegava as fotos todas pra mim, pra decorar meu quarto, o diário, a agenda…minha mãe ficava louca 🙂 Aí me perguntava porque nunca tínhamos feito um book decente da nossa família, era algo que nunca passou pela cabeça dos meus pais eu acho. Então eu sonhava poder fazer pra outras famílias um dia, que era registrar profissionalmente estes momentos tão preciosos! Parace clichê mas foi meio assim que surgiu a vontade inconsciente de um dia ser fotógrafa! Quando a oportunidade de estudar apareceu, eu não tive dúvidas! Fiz um curso, comprei minha primeira Canon (uma rebel T1i), todos os equipamentos que via pela frente e me joguei! Hoje fotografo com uma Canon 5D Mark 3 e tenho uma Mark 2 como back-up. Mas j
á contei um pouquinho dos equipamentos que uso neste post AQUI!

3. O olhar fotográfico veio de onde? 

Eu me inspiro muito em filmes, cenários e relacionamentos. Sem contar que NY me faz querer fotografar o tempo todo! Tudo nesta cidade me inspira! Vejo filme e fico analisando a luz, os ângulos… a louca, né?

4. O que tem de ‘Martha” em cada foto?
Sentimento, eu acho. Amo fotografar o amor em suas variadas formas! Pra mim aqueles momentos genuínos são os mais incríveis! Sempre falo para meus clientes que eu não tenho experiência em fotografar modelos profissionais, então podem relaxar e serem eles mesmo, porque é isso que eu gosto de capturar no meu trabalho!

5. As 3 coisas que mais gosta na sua carreira de fotografo…
A diversidade de cenários e pessoas, poder me expressar através da minha arte e a flexibilidade! Um dia estou fotografando um recém-nascido, no outro a estréia de um filme! Não tem uma rotina, cada dia é algo diferente! Sempre exciting!! E Nova York contribui muito, acho que se eu morasse em outro lugar não seria tão legal e desafiador!
6. As dificuldades na carreira do fotografo…
Falta de tempo e dor nas costas Haha! Fotógrafo se bobear nem dorme! Ele é o dono da própria empresa só que geralmente a empresa só tem ele mesmo como funcionário pra fazer tudo 🙂 Antes eu passava meus finais de semana sempre com a família e amigas curtindo. Agora, constantemente passo atrás do computador porque precisa fotografar, selecionar fotos, editar, postar, compartilhar, responder email, atualizar blogs, atualizar sites, fazer o marketing, ligar para clientes, organizar calendários, asssistir workshops, estudar, revisar contratos, organizar tabelas e fichas de clientes, pagar contas, responder inbox, whatsapp e por aí vai! É uma loucura, mas não troco por nada! Quando a gente ama o que faz, não sente tanto e em toda profissão tem seus sacrifícios!


7. Como é o Investimento, a atualização constante, os estudos…
Nunca páro de estudar! Estou sempre assistindo videos informativos, indo a workshops, comprando livros, etc… Se a gente acha que sabe tudo, aí tá perdido, né? Sempre tem algo novo pra aprender! Se você quer aprender mais e gosta de vídeos, indico MUITO os workshops do Creative Live! São todos em inglês mas recomendo mesmo assim se você não fala, dá sempre pra aprender alguma coisa! 


8. A melhor foto sua, no seu ponto de vista…
Não tenho uma foto favorita. Selecionei algumas pra ilustrar este post que representam o meu estilo. Mas acho que todas as fotos do slideshow inicial do meu site de fotografia são as minhas favoritas, contam várias histórias diferentes e eu adoro voltar e ficar vendo tantos sorrisos e emoções que tive a sorte de registrar!

9. O dia a dia…

Não tem muito uma rotina certa! Precisa de muita organização, ainda mais porque eu ainda estou na faculdade e tenho o blog, então tempo é algo precioso! Eu faço tudo o que citei na pergunta 6 sem muita organização, porque vivo indo de um local para outro! Quando páro por alguns minutos no metrô aproveito para atualizar as redes sociais e dar uma olhada no que está contecendo com o resto do mundo 🙂
10. O conselho para quem quer se tornar fotografo!?
Praticar, praticar, praticar! Como fotógrafa precisei abrir mão de muitas coisas, desde pequenas a outras como viagens, festas com a família e amigos e mesmo lazer de um modo geral, principalmente no começo da carreira! Não  é legal e hoje vejo que eu deveria ter balanceado mais, mas acredito que faz parte quando você está começando e querendo absorver tudo para aprender! Meu conselho é praticar, compartilhar os trabalhos, se jogar mesmo e nunca, nunca desistir! Quando eu comecei a levar a sério, há quase 5 anos atrás, eu não tinha idéia de que um dia teria clientes e que eles iriam me contratar para fotografar momentos tão importantes pra eles! Sério! No começo a nossa auto-confianca costuma ser baixa, já que estamos aprendendo do zero! Então eu suava  frio com cada ensaio que pintava, ficava muito nervosa sem saber direito o que fazer! Então mesmo que dê aquela vontade louca de desistir, não desista! Pegue amigos e famílias de modelo e pratique! Quando se faz algo com amor e se trabalha por isso, só tem a dar certo 🙂 E a jornada para alcançar seus sonhos é tão linda quanto o destino final! Eu ainda não  cheguei lá, mas já digo que valeu a pena imensamente 🙂

Onde estudar fotografia em NY?
Algumas das escolas mais recomendadas por quem estuda fotografia 🙂
New York Institute of Photography
Photo Manhattan 
Photo Uno Photography School
School of Visual Arts
International Center of Photography
New York Film Academy
Curso com Alex Borghi (Professor Brasileiro)


Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

38 Comentários

  • Taiz
    26 jun 2015

    Olá.

    Irei para NYC em abril para minha lua de mel.
    Gostaria de estar contratando um fotografo(a), poderia estar me passando condições e valores?

  • Wagner Alessandro Serra
    12 maio 2015

    Martha boa tarde, gostei muito do seu site, estarei indo a NY em outubro e gostaria de fazer um curso intensivo, devo ficar de 4 a 5 dias, qual me indica?

    Desde ja agradeço e parabéns pelo site.

    Wagner Alessandro

  • Marina
    26 abr 2015

    Oi Martha, tudo bem?

    Olha, poucas coisas me motivaram a ir atrás da fotografia como este seu post, afinal você conseguiu resumir dois dos maiores amores da minha vida: Fotografia e Nova York. Sou formada em Direito, tenho 25 anos e já faz um tempo que essa carreira não está fazendo sentido para mim, sinto que estou “dando murro em ponta de faca”. Meu sonho é fazer um curso de fotografia e morar em NYC e trabalhar e viver aí. Quero fazer algo criativo, que inspire e que não fique contando os minutos para ir embora do trabalho, mas sempre achei que esse sonho era uma viagem da minha cabeça e que eu estava assistindo muitos filmes rs… Vc acha que ainda dá tempo para mim? Estou pensando em juntar uma grana, passar uns meses em NY e fazer uns cursos nessas universidades… eu já fotografo, já até fiz uns trabalhos profissionais mas por “pressão familiar” levo tudo como um hobbie (mas todas as pessoas que fotografei gostaram muito das minhas fotos, pois é bem isso que vc falou gosto de fotografar momentos genuínos, somos até que bem parecidas no gosto das fotos!) e também tenho mais um amor das “artes” que é a maquiagem, talvez junte essas duas coisas, talvez não, mas antes de virar essa febre esses blogs e vlogs de maquiagem eu já era a “blogueira” das amigas rs. Tem algum conselho pra mim?? É tão impossível assim quanto dizem se dar “bem” em fotografia ainda mais em NYC? Grande beijo e muito obrigada por essa história maravilhosa que nos contou! By the way, me chamo Marina e sou de Jundiaí-SP

    • Martha Sachser
      26 abr 2015

      OI Marina! Tudo bem? Obrigada pela mensagem e por compartilhar comigo sua historia 🙂 Acredito que especialmente em fotografia sempre tem tempo! Eh uma profissao independendte, que idade em si nao conta, mas sim o talento e experiencia! Sendo realista, NY eh uma cidade de muuuuuita competicao neste ramo. Eu dei muito duro mesmo para poder hj viver disso, mas acredito fielmente que se vc acredita e corre atras, vc consegue sim! Do mesmo jeito que tem muita comepticao tem tambem muita demanda 🙂 Entao eh soh se jogar :))) Boa sorte pra vc e quando chegar aqui me avise <33

  • […] um pouco da minha trajetória no meu canal do blog no YouTube, neste vídeo AQUI, e neste post AQUI, então se você tem dúvidas sobre como é ser fotógrafa em NY, não deixe de conferir! E quem […]

  • Evelin Mendonça
    19 mar 2015

    Olá MArtha!Meu esposo e eu somos fotógrafos, eu estudei em dois cursos aqui no Rio! (Tô escrevendo do Brasil). O meu esposo aprendeu a amar a fotografia através de mim e hoje trabalhamos juntos, ele ainda tem um primeiro emprego que é como cabo enfermeiro na marinha. Eu gostaria de saber,caso você possa me responder, se a área de fotografia é vasta nos Estados Unidos! Desde já muito obrigada!

    • Martha Sachser
      19 mar 2015

      Oi Evelin! Tudo bem?
      Que bacana, obrigada por compartilhar comigo sua historia!
      A area de fotografia aqui e’ vasta sim, principalmente fora de NY onde as familias tem muita tradicao de fotografar todas as epocas do ano. Ja em NY nao eh taaaaanto assim, e a concorrencia e’ maior, mas nada e’ impossivel!
      Um beijo!
      martha

  • Maldy Augusto
    19 mar 2015

    parabens gostei do blog

  • Apa Fagundes
    04 set 2014

    Adorando seu blog… amando as fotos!!!

    Acho massa o gente que vc escreve… parece que tá batendo papo… kkkk =D

  • Bárbara Medeiros
    01 jul 2014

    Oi Martha! Muito prazer, acabei de conhecer seu blog e to encantada!
    Estudo Arquitetura e Urbanismo e tenho estado em crise de profissão. Sempre gostei da Fotografia como sendo algo bem mais que um hobby, tenho um amor muito grande por ela e uma vontade de aprender cada vez maior. Há dois anos atrás, comprei minha primeira Nikon D40 usada pra meter a cara e aprender de verdade. Depois de ler, assistir vídeos e praticar muito, consegui nunca mais precisar fotografar no automático, e cada dia aprendo um pouco mais. Tô cada vez mais apaixonada. Recentemente comprei uma Nikon D5100 e to mais apaixonada ainda. Nunca usei Canon, mas gosto muito da Nikon, pra aprender ela tá sendo ótima e gosto bastante do resultado também. A Canon também é ótima em qualidade!
    Tenho comprado muitos livros, estudado muito, porém a faculdade ainda não me permite ter tempo pra fazer cursos de fotografia. To estagiando e juntando dinheiro pra assim que me formar investir pesado nisso. O equipamento vou comprando aos poucos, a câmera comprei com para-sol e polarizador. A intenção é me formar e fazer quantos cursos eu puder hehe Me especializar em alguma área quem sabe, e seguir carreira de fotógrafa mesmo. A arquitetura se der eu junto, mas acredito que não quero mais exercer a profissão. To decepcionada, infelizmente.
    Adorei ler sua história, e fiquei muito curiosa em saber da questão financeira. Muitos tem me dito que sou maluca de fazer isso, que não dá dinheiro e que vou me ferrar. Eu respondo o que você disse aqui: quando você ama o que faz, não sente tanto e fica feliz. É o que penso e tenho a certeza de que é o que quero 🙂
    Mas voltando, mais uma perguntinha pra você, se puder responder: você tá satisfeita com o retorno financeiro como fotógrafa? dá pra se sustentar? ahahhaa
    um beijo, e obrigada por compartilhar sua história com o mundo <3

    Tá Tudo Caro

  • Anonymous
    23 jun 2014

    Maaaartha, faz um post ou video sobre o programa Au Pair? vi você citando esse programa no video da Bruna.

  • Nutri Bobagens
    22 jun 2014

    Muito bom poder saber um pouco e como vc foi parar em Ny? Tem algum post contando? Fiquei curiosa!!

    BjoS

    • Martha Sachser
      01 mar 2015

      Oie!! Tem varios, mas ta meio msiturado! haha vou fazer um video contanto mas no blog da Laura Peruchi tem um video que fizemos onde eu conto pra ela um pouquinho 🙂
      Obrigada por comentar!

  • Cynthia Campello
    22 jun 2014

    Linda a sua história, Martha! Eu amo tirar fotografias dos locais pra onde viajo. É uma verdadeira terapia =)

    Um beijo!

  • Fernanda
    20 jun 2014

    Olá Martha, a sua história é incrível , e eu gostaria muito de saber aonde você estudou fotografia ? , se foi no brasil ou em NY ? , você poderia me dar uma dica , eu estou querendo começar a estudar fotografia e queria saber aonde estudar aqui no brasil. Obrigada !

  • marcelle
    02 maio 2014

    Amei a sua historia e suas dicas de ouro, suas fotografias são maravilhosas Martha!! Também sou Fotografa aqui no Brasil ainda com uma 60D rs, faco cursinho pra tentar veterinária mas fico muito indecisa e insegura de seguir como fotografa e do que fazer. Morro de vontade de morar no EUA e atuar como fotografa, você sabe qual a duração do curso ai? e caro? Se quiser dar uma olhadinha esse e meu link (https://www.facebook.com/profile.php?id=100008155570691&fref=ts) com meus trabalhos, Beijos

  • Esther
    13 abr 2014

    Olá, Martha. Como você foi parar em NY? Procurei algum post parecido com esse assunto, porém não encontrei nada :/ Beijos, suas fotos são incríveis.

  • Nathalia Hilario
    03 abr 2014

    Adorei o post Martha será que poderia me dizer se fez algum curso de fotografia aqui no brasil e qual foi? estou pensando em fazer e queria umas dicas. Muito obrigado, seu Blog é ótimo! bjos

    • Martha Sachser
      19 abr 2014

      Oie! Eu fiz cursos aqui mesmo! No Brasil eu via videos online mas nao cheguei a me formar em nenhuma escola aih nem nada. Aqui ja estudei em varias, deixei links 🙂

  • Elisama Rodrigues
    02 abr 2014

    Amo fotografia, mas infelizmente não estou podendo investir agora. Queria muito fazer um curso bom aqui em PE, tem um ótimo. Fico feliz que você trabalhe com o que gosta.

  • marília sant'ana
    25 mar 2014

    Mal posso esperar para ser fotografada por você 🙂

    • Martha Sachser
      26 mar 2014

      Ta quase chegando Marilia!! 🙂 Traga o calorzinho do Brasil pra ca, hein??!

  • Cleyton Lima
    25 mar 2014

    Que legal.. me fez refletir bastante o que foi escrito por último. Desistir é o que logo vem na cabeça. Por falta de equipamento, por falta de oportunidade.. por vários motivos. Mas vamos lá.. as coisas não acontecem apenas com você, embora pareça que sim, apenas acontece com você e nada dará certo, pois faltam oportunidades. Blog Perfeito de uma peelista e fotografa de sucesso.

    • Martha Sachser
      26 mar 2014

      Extamente Cleyton! A profissao de fotografo eh meio “solitaria” as vezes, entao desistir passa pela cabeca varias vezes, ne? Mas com perseveranca e dedicacao da certo 🙂 Te desejo muuuito sucesso e perseveranc a sempre!!! Beijao e quando vir a NY vamos fotografar!!

  • Elaine
    25 mar 2014

    Martha, Marthinha… Adorei!! Te acompanho sempre! Nem tenho tanto contato assim contigo, mas nao sei, parece q nos conhecemos ha anos e sinto um carinho por ti tao grande, deve ser coisa de outros mundos!! Beijo sucesso sempre!! Vc é maravilhosa … TOP!

    • Martha Sachser
      25 mar 2014

      Elaine, que fofaaaa!!! Muito obrigadaaa <3 Fiquei feliz em saber que o blog me trouxe tantas pessoas queridas assim! Amei! Se precisar de algo, tiver sugestao, e so falar! Beijao!!

  • do sofa
    25 mar 2014

    Amando o blog!!! MUITO! =D
    vou add no bloglovin para acompanhar…
    Eu, quando tinha 15 ganhei uma câmra e meu pai disse… faça dinheiro ahaiuhauihaha
    Zueira… não foram essas palavras, mas quase isso! Fotografei por uns 5 a 6 anos… e parei =( Pensei em fazer faculdade de fotografia, mas acabei ficando com moda, mais perto da cidade e acabei distanciando do meu foco (fotografia). Hoje tenho muita vontade de voltar a fotografar profissionalmente… tenho equipamentos e tudo, é o empurrãozinho aiuhaiuha

    Apaixonada pela sua história!

    Blog do Sofá

    • Martha Sachser
      25 mar 2014

      Adoreii! Com 15 anos eu ainda estava viajando na maionese, achando que seria diplomata ou algo assim!! Ainda bem que voce tem nocao disso e pode correr atras dos seus sonhos, ne? A svezes a vida da voltas e voltas e acaba voltando pro ponto de origem! hahaha Ainda mais que vc ja teve o gostinho da coisa! E tendo um pe’ no mundo da moda ja ajuda muuuuito, nao precisa nem de empurraozinho 🙂 Vou adorar ler sua historia, seja ela na moda ou na fotografia! Sucesso :))